Nitro inaugura fábrica de bioinsumos à base de bactérias com soluções  para os produtores rurais no manejo de pragas e doenças

Com produção nacional, a unidade amplia acesso a soluções para o controle de nematoides e doenças foliares, contribuindo para a defesa das plantas e elevando o rendimento das culturas.

Em um cenário onde o produtor rural enfrenta desafios cada vez mais complexos no controle de pragas e doenças, a Nitro — empresa brasileira especialista em insumos agrícolas de nutrição e biológicos — inaugura sua nova fábrica de insumos à base de bactérias, a Bacplant, instalada em Várzea Paulista, no interior de São Paulo. A planta já está em operação e amplia em dez vezes a capacidade produtiva da empresa nesse segmento, com foco em soluções para o manejo integrado e sustentável das lavouras.

A Bacplant chega em um momento estratégico: o mercado brasileiro de biológicos, cresce a taxas de 28% ao ano, conforme dados recentes da Kynetec FarmTrak. Ainda de acordo com essa pesquisa, atualmente, o País já conta com mais de 133 milhões de hectares potencialmente tratados com soluções biológicas, sendo 24,5 milhões com bionematicidas e 11,5 milhões com biofungicidas.

O mapa do sucesso: vazio sanitário pode turbinar sua próxima safra

Nessa fase, a Nitro traz o Égide Max, biofungicida foliar formulado com cepas de Bacillus de alta performance. Com eficácia comprovada em ensaios realizados na safra 2023/24 contra doenças foliares de difícil controle, o novo produto foi desenvolvido para atender às diversas realidades de cada região produtora do Brasil. O lançamento representa uma nova etapa na expansão do portfólio da Nitro, que reforça sua presença no mercado de biológicos, que cresce rapidamente incentivado pela demanda por alternativas eficazes ao controle químico tradicional.

O produtor rural tem buscado alternativas mais eficientes, sustentáveis e adaptadas às realidades do campo. A Bacplant nasce com esse propósito: entregar soluções baseadas em biotecnologia, com respaldo técnico e produção nacional, para melhorar o desempenho das lavouras e a qualidade da produção agrícola, afirma Tiago Mota, agrônomo e diretor comercial de agro da Nitro.

A nova fábrica complementa o parque fabril da empresa, que já contava com plantas voltadas para biodefensivos à base de fungos e biofertilizantes. Com a Bacplant, a Nitro fortalece sua plataforma de especialidades agrícolas, que inclui nutrição, fisiologia vegetal, biodefensivos e biofertilizantes. O investimento na planta foi de aproximadamente R$ 50 milhões, como parte de um plano anual de aportes industriais da ordem de R$ 130 milhões só no agro.

Além da estrutura física, o diferencial da Bacplant está na capacidade de desenvolvimento tecnológico e a autonomia em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D):Com o investimento em biotecnologia e estrutura de P&D própria, conseguimos lançar produtos exclusivos e com mecanismos de ação diversos, ampliando o leque de opções para diferentes culturas e condições de solo, explica Mota.

O avanço da produção nacional de bioinsumos também contribui para reduzir a dependência de importações, ampliar o acesso dos agricultores às tecnologias e acelerar a adoção dos biológicos como parte do manejo moderno. Hoje, apenas 7% dos agricultores brasileiros utilizam biofungicidas, o que evidencia o enorme potencial de expansão do segmento.

A Nitro projeta que sua nova planta seja um pilar para sustentar um crescimento de até 30% ao ano no segmento de biológios e, mais do que isso, consolidar a confiança do produtor rural em soluções que aliam produtividade, saúde do solo e sustentabilidade.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM