No dia 01 abril listamos as 7 maiores mentiras sobre a carne

No seu dia a dia quais são as mentiras sobre a carne que você costuma ouvir por aí; hoje é o dia da mentira, veja quais são as mentiras contadas sobre a carne

Divertido para alguns, insuportável para os outros e um terror para os jornalistas, é assim o 1º de abril, Dia da Mentira, que neste sábado traz mais uma rodada de pegadinhas, causos e histórias falsas. Tanto quanto qualquer lorota que você ouvirá na data, a origem desta “celebração” não tem comprovação.

Nós, do CompreRural, aproveitamos para falar sobre as mentiras que são contadas todos os dias sobre os malefícios causados pelo consumo da carne vermelha de origem animal. A carne muitas vezes é evitada, mas diferentemente do que o senso comum supõe, ela é benéfica à saúde! Sendo considerada uma opção saudável que possui cortes com menos gordura, como patinho, maminha, filé ou coxão mole, por exemplo.

Confira nossa lista de mitos:

1 – Causa câncer

Estudos de baixa evidência e com muitos outros fatores envolvidos, ou seja, não é possível acreditar nisso. Não há evidências de alto nível que comprovem essa afirmação. Uma das principais causas do câncer é a obesidade e uma dieta rica em carne te ajuda a controlar o seu peso.

2 – Faz mal pro coração

Também não há evidências de alto nível para isso. Comemos carne há pelo menos 2 milhões de anos e as doenças cardíacas têm sido um problema desde os últimos 50 anos. Ninguém fala dos fatores de risco que realmente causam danos (p.ex., aterosclerose) que é o sedentarismo e alto consumo de carboidratos (que vai se tornar açúcar no sangue) levando ao processo inflamatório crônico.

“A revisão de 21 estudos, nos quais se analisaram 350 mil pessoas, conclui que não há relação alguma entre gordura saturada, colesterol e doença cardiovascular”, falou o médico Wilson Rondó. De acordo com o médico, todos precisam comer proteína animal. Além da carne vermelha é preciso acrescentar também alimentos de outras origens para proporcionar, portanto, uma alimentação saudável.

3 – É difícil de digerir

Na verdade, a carne é bastante fácil de digerir, já que possui baixo teor de fibras e que a digestão de proteínas ocorre principalmente no estômago, onde é quebrada em aminoácidos. Faça o teste você mesmo, vá em uma churrascaria, coma o máximo possível de carnes acompanhadas de folhas, mas retire desse prato qualquer tipo de carboidrato (pães, arroz, feijão, batata, polentinha frita, etc), apenas um pedaço pequeno de mandioca, e obviamente não ingerir cerveja (carboidrato líquido) e nenhuma outra bebida em excesso (atrapalha a digestão), você perceberá que além de ”não passar mal de tanto comer”, tardará muito para sentir fome novamente!! A carne não gera picos de insulina, por isso a sensação de fome é retardada!

4 – É ruim para o cérebro

Pelo contrário, alguns nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e creatina presentes na carne vermelha são muito importantes para a saúde cerebral.

5 – É ruim para os rins 

A proteína presente na carne não é prejudicial para os rins em pessoas saudáveis. Nos pacientes renais, é preciso individualizar o consumo de proteína.

6 – É ruim para o intestino

Pelo contrário, já que os alimentos de origem animal são ricos em nutrientes biodisponíveis que são essenciais para otimizar a saúde intestinal

7 – Não tem boas proteínas 

A carne é uma fonte de proteína completa, sendo uma excelente escolha para quem quer aumentar a ingestão de proteínas e aminoácidos essenciais em sua dieta.

É importante que você saiba que não há evidências científicas de alto nível que comprovem os tantos mitos propagados sobre a carne vermelha. A carne, assim como todos os alimentos de origem animal, deve sim fazer parte de uma dieta saudável e inclusive sendo consumidos como a base da dieta! Alimentos de origem animal são fontes ricas em nutrientes, como proteínas completas, ferro, zinco, vitaminas do complexo B. Todas desempenham um papel importante na manutenção da nossa saúde.

Muitos mitos costumam ser ditos a respeito da carne, um alimento injustamente demonizado. Mas o que queremos que fique claro é que, quando feito corretamente, não há risco nenhum em consumir carne.

E aí, bora comer uma proteína de qualidade?

Com informações de Jade Soller, nutricionista e influenciadora

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM