
Iniciativa marca o primeiro passo para reduzir a dependência de fertilizantes importados e fortalecer a autonomia tecnológica do Brasil.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou, nesta segunda-feira (13), da Assembleia de Constituição para a criação do Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CEFENP). Este é o primeiro passo de uma iniciativa que marca o início da jornada para estabelecer uma instituição estratégica, que tem como objetivo reduzir a alta dependência brasileira de fertilizantes importados e posicionar o país como líder em tecnologias sustentáveis para a agricultura.
Apesar de ser uma potência agrícola mundial, o Brasil importa cerca de 85% dos fertilizantes que utiliza, gerando uma forte vulnerabilidade a crises geopolíticas e flutuações de preços no mercado internacional. Este cenário é agravado por uma dependência tecnológica, em que mais de 90% das tecnologias aplicadas são desenvolvidas para condições de solo e clima diferentes das encontradas nas regiões tropicais, resultando em menor eficiência agronômica e maior impacto ambiental.
O Brasil enfrenta, atualmente, um dos maiores desafios estruturais do agronegócio: a dependência externa e tecnológica no setor de fertilizantes. Embora seja uma potência agrícola, a importação de insumos ainda representa uma barreira significativa. O CEFENP nasce com a missão de contribuir para a construção de uma agropecuária mais competitiva, sustentável e inclusiva, democratizando o acesso a tecnologias modernas para todos os produtores rurais.
Para alcançar esse objetivo, o Centro atuará como um catalisador para a transformação, fomentando a autonomia tecnológica do Brasil. Além disso, promoverá a integração entre governo, mercado e academia para acelerar o desenvolvimento de uma nova geração de fertilizantes e tecnologias de nutrição de plantas, de baixo carbono, alta eficiência e adaptadas à realidade tropical.
A condução do processo foi um ponto de destaque, liderada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado do RJ, em cumprimento a uma resolução do Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CONFERT). O Ministério conduziu o processo por meio da Câmara Técnica de Assuntos Agrícolas do Conselho, orientando os entes públicos e privados para a criação do Centro de Excelência.
Essa atuação reforça o papel central do Mapa na articulação e execução do Plano Nacional de Fertilizantes, garantindo que a criação do CEFENP seja uma iniciativa com foco nas diretrizes e metas desta política pública setorial, voltada à conquista da autonomia tecnológica do Brasil na cadeia de fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas.
A partir deste encontro, o Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas avançará, nos próximos meses, na estruturação de sua personalidade jurídica e organizacional. O objetivo é preparar o Centro para seu lançamento internacional durante a COP 30, que será realizada em Belém, em novembro de 2025, onde apresentará ao mundo suas soluções de governança e tecnologias para uma agricultura mais resiliente e produtiva.
A assembleia consolidou uma aliança inédita na história do setor no Brasil, unindo pilares essenciais de forma robusta e diversificada. O setor industrial também marcou presença.
O engajamento público e acadêmico foi representado pelos governos do Rio de Janeiro e de Mato Grosso, com destaque para a Pesagro/RJ e o INEA/RJ, e por um grupo de universidades, incluindo a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A representação setorial foi garantida por associações como o Sinprifert e a Abisolo, enquanto a dimensão internacional da aliança foi reforçada pela presença do International Fertilizer Development Center (IFDC), do DEFRA (Reino Unido) e da UNIDO (ONU).
O encontro também contou com a participação estratégica de representantes da Petrobras, Embrapa, Serviço Geológico do Brasil (SGB) e do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), que se juntarão formalmente à iniciativa em 2025, fortalecendo ainda mais a coalizão.
Prêmio Soberania Alimentar 2025
Ainda durante o evento, que ocorreu no Dia Mundial de Fertilizantes, foi entregue o Prêmio Embaixadores da Soberania Alimentar 2025, concedido pelo Sindicato Nacional da Indústria de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert). No Governo Federal, foi homenageado o CONFERT, representado pelo Mapa e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Fonte: MAPA
VEJA TAMBÉM:
- Comissão da Câmara debate práticas abusivas no crédito rural e defende transparência para produtores
- Lula diz que EUA e Brasil terão conversa de negociação na quinta-feira
- Aprosoja MT destaca histórias de força, superação e protagonismo feminino no campo no Dia da Mulher Rural
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.