
Coordenadora do movimento [MST] elogia políticas públicas de Lula, mesmo após Stédile dizer que 2023 foi “pior ano” para assentados; Confira o vídeo abaixo
O MST (Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra) divulgou neste domingo (31.dez.2023) um vídeo com um balanço do movimento em 2023. Ao falar sobre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do Planalto, a Coordenadora Nacional do movimento, Ceres Hadich, chamou a gestão do petista de “nosso governo ”.
Em sua fala, Hadich exalta a retomada de “sinalizações” de algumas políticas públicas caras ao MST, como o Plano Safra e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Ela também fala da reforma agrária.
“Elas [as políticas públicas] são fundamentais para que as pessoas entendam que o Brasil está voltando para os eixos. Mas mais que isso, para a gente entender que o nosso país segue em disputas permanentes que vão precisar ser determinadas pela luta social” , afirma.
Hadich também diz que a militância do MST continua “desperta e organizada” para realizar um acúmulo de forças com o objetivo de “ajudar nosso país a superar a crise para retomar o boato de uma democracia plena” .
O balanço do movimento vem dias depois da publicação de um vídeo de João Pedro Stédile, líder do MST, em que afirma que 2023 foi o “pior ano” para famílias assentadas.
No entanto, em tom de conciliação, ele diz “compreender” a demora do governo Lula com a reforma agrária. Ele faz críticas às gestões dos ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB) para desencadear a falta de avanços de assentamentos em 2023.
“Faltaram recursos, porque o orçamento era do governo passado, e de certa forma o Estado brasileiro, com a crise e com o desmonte que houve nos 6 anos de governos fascistas, impediu que agora a máquina se voltasse para as necessidades dos trabalhadores” , afirmou Stédile.
No vídeo, um representante do movimento também menciona a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do MST , instalada na Câmara dos Deputados em maio deste ano. Ela disse que a Comissão tentou “mentir e desmerecer mais uma vez” o processo de “luta e resistência” do movimento.
Assista (8min46s):
Fonte: Poder 360
Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Para um dos maiores pecuaristas do Brasil, investir no Nelore e respeitar a natureza do gado garante eficiência, lucro e menos trabalho no manejo de corte
Continue Reading Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
A taxa básica de juros da economia (Selic) vale para os próximos 45 dias, quando o Copom volta a se reunir.
Continue Reading Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Ex-deputado TH Joias é um dos investigados por intermediação de primatas e ligação com o Comando Vermelho.
Continue Reading Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Pelo segundo ano consecutivo, GTF conquista Selo Ouro ODS da ONU e consolida sua liderança em sustentabilidade
Reconhecimento reforça compromisso da companhia com a Agenda 2030 da ONU e práticas ESG que geram impacto positivo em comunidades e no meio ambiente.
Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
O projeto que define o Estatuto do Produtor Rural, prevê concessão de assistência técnica e jurídica gratuita, proteção do patrimônio, revisão de contratos e fundo de crédito para pequenos agricultores.
Continue Reading Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
Demora na concretização de medidas de apoio contra o tarifaço geram insegurança junto a exportadores de mel do Piauí
O Grupo Sama, líder brasileiro e sul-americano de produção de mel orgânico, observa que a situação é semelhante à registrada no início de agosto.