Nova espécie, ainda maior, de sucuri é encontrada na Amazônia

Conhecido cientista e apresentador de TV apresenta nova espécie gigante de sucuri – Anaconda para os norte-americanos – com 8 metros é encontrada na Amazônia; veja o vídeo

O famoso cientista e apresentador de TV, Freek Vonk, entrou em um rio da Amazônia e nadou lado a lado com uma cobra gigante. Segundo informações divulgadas pelo apresentador a cobra tinha 8 metros de comprimento e peso superior a 200 quilos, caso as informações se confirmem podemos estar diante da maior sucuri do mundo, já que há registros de sucuris de até sete metros no Brasil. O cientista estava na região norte da América do Sul.

A nova espécie de sucuri-verde (também chamada de anaconda para os norte-americanos) foi demonstrada pelo apresentador de TV professor Freek Vonk, que estava acompanhado de um grupo de cientistas, para uma nova série sobre vida selvagem.

O relato sobre a descoberta inusitada foi divulgado na revista científica Diversity na sexta-feira(16/2). Até o momento, somente uma espécie de anaconda-verde-do-norte (Eunectes akayima) era conhecida na vasta Amazônia.

“Hoje, junto de mais14 cientistas de nove países, descrevemos uma nova espécie de cobra da Amazônia que pode ser a maior do mundo. E não qualquer uma, estamos falando de uma serpente gigante!”

Confira o vídeo:

Ainda segundo o cientista, eles descobriram que a maior espécie de cobra do mundo, a anaconda verde – como todos a conhecem pelos filmes e por todas as histórias sobre cobras gigantes – é na verdade duas espécies diferentes!

famoso cientista e apresentador de TV, Freek Vonk 1
Foto: Divulgação

Embora pareçam quase idênticos à primeira vista, a diferença genética entre os dois é de 5,5%, e isso é enorme. Para colocar isso em perspectiva, humanos e chimpanzés são geneticamente diferentes entre si apenas em cerca de 2%.” – destacou ele.

A cobra é tão grossa quanto um pneu de um carro e tem uma cabeça do tamanho da de um ser humano, informaram os pesquisadores. “Ela é como um monstro, parece um ser mitológico”, afirmou o professor, que também é cientista.

A nova espécie foi batizada com o nome latino Eunectes akayima, a “anaconda verde do norte”. A palavra “akayima” vem de diversas línguas indígenas do norte da América do Sul e significa “grande cobra”.

Ainda segundo o professor as sucuris-verdes que ocorrem ao norte de sua distribuição na América do Sul parecem pertencer a uma espécie completamente diferente. Ou seja, a população de anacondas verdes do norte na bacia do Orinoco (Equador, Colômbia, Venezuela, Trinidad, Guiana, Suriname) – é uma espécie separada, distinta da encontrada no Sul (Peru, Colômbia, Bolivia e Brasil). Apenas na Guiana Francesa as duas espécies parecem coexistir. A localização da cobra gigante catalogada no estudo não foi especificada.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM