
Ordenhar vacas é cansativo? Sim. Por isso o novo sistema de ordenha traz uma tecnologia automatiza para fazendas de pequeno a médio porte, reduzindo a dependência de mão de obra e otimizando a produção na pecuária leiteira.
A ordenha de vacas passou por transformações radicais desde o final do século XIX, quando os primeiros dispositivos mecânicos começaram a substituir a ordenha manual. Agora, a tecnologia avança mais uma vez com o Afimilk Synergy, um sistema de ordenha robótica projetado para atender fazendas leiteiras de médio porte, com rebanhos entre 500 e 5.000 vacas.
A solução foi desenvolvida pela Afimilk, empresa israelense pioneira no setor, que em 1979 lançou o primeiro medidor de leite, capaz de monitorar a produção individual das vacas, detectar problemas de saúde e coletar dados essenciais para a gestão das fazendas leiteiras. Agora, a companhia revoluciona novamente ao criar uma alternativa escalável para grandes rebanhos que não se beneficiam dos robôs usados em pequenas propriedades nem das salas de ordenha rotativas das megafazendas.
O Afimilk Synergy levou cinco anos de desenvolvimento e um investimento de US$ 30 milhões antes de ser lançado. Diferente das soluções tradicionais, que exigem intensa mão de obra humana, este sistema permite que as vacas decidam quando querem ser ordenhadas, aproximando-se espontaneamente dos robôs, que realizam todo o processo de forma automatizada.

O funcionamento ocorre da seguinte forma:
- Os robôs se alinham em uma pista no nível do solo, aguardando as vacas para a ordenha;
- O sistema identifica cada vaca, higieniza os úberes e posiciona os copos de ordenha de forma precisa;
- O leite é extraído automaticamente e os copos são removidos assim que o processo é concluído;
- No final, um spray de iodo é aplicado para garantir a higiene dos tetos das vacas;
- Durante todo o processo, imagens 3D e dados de saúde são coletados, permitindo um monitoramento completo do bem-estar dos animais.
Com essa inovação, a ordenha pode ocorrer sem necessidade de operadores humanos dedicados, reduzindo custos com mão de obra e aumentando a eficiência da produção leiteira.
A escassez de mão de obra na pecuária leiteira é um problema global. Ordenhar vacas é um trabalho cansativo e poucos estão dispostos a realizá-lo, destaca Oren Drori, VP de produtos da Afimilk. Com a nova tecnologia, essa dificuldade é minimizada, já que todo o processo é gerenciado por uma equipe reduzida, composta basicamente por um supervisor.

Embora o setor agropecuário tenda a ser conservador na adoção de novas tecnologias, o Afimilk Synergy já está sendo implantado em fazendas na República Tcheca, na Itália e em Israel. A expectativa da empresa é instalar entre 10 e 20 sistemas em 2025 na Europa e no Oriente Médio, consolidando a nova tecnologia como um padrão para a ordenha em fazendas de médio porte.
Combinando inteligência artificial, sensores avançados e automação, o sistema não apenas reduz custos e melhora a produtividade, mas também garante maior bem-estar para as vacas, tornando a ordenha um processo menos estressante e mais eficiente.
A chegada dessa tecnologia marca uma nova era para a pecuária leiteira, onde a robótica se torna uma aliada essencial para um setor mais eficiente, competitivo e preparado para os desafios do futuro.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Na fábrica da NITRO, 1,6 mL de bactéria vira 10.000 litros de solução para agricultura regenerativa
Tecnologia de ponta e precisão industrial marcam produção de bioinsumos na nova BacPlant, que inaugura nova fase da empresa no agro Em um espaço de altíssima tecnologia, onde ciência e agro se encontram, a NITRO inaugurou recentemente a BacPlant, sua mais nova unidade fabril voltada exclusivamente à produção de bioinsumos à base de bactérias. E…
Trump x Lula: o produtor rural brasileiro no centro de uma crise anunciada
A recente decisão do presidente Donald Trump é mais do que um gesto político: é um ataque direto à espinha dorsal da economia brasileira — o agronegócio
Continue Reading Trump x Lula: o produtor rural brasileiro no centro de uma crise anunciada
Ministro Carlos Fávaro se pronuncia sobre tarifas de Trump
Ele ressaltou que irá intensificar iniciativas de abertura de novos mercados, focando especialmente em regiões com grande potencial consumidor.
Continue Reading Ministro Carlos Fávaro se pronuncia sobre tarifas de Trump
Produtor rural deve ficar atento às taxas de juros e encargos de inadimplência do Crédito Rural
Segundo especialista, essa recomendação vale também para contratações realizadas fora do sistema financeiro.
Brasil tem medidas de retaliação que não impactam inflação, diz Haddad
A Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Congresso em abril, estabelece ações não tarifárias e até algumas elevações de tarifas que não provocam o aumento de preços no país.
Continue Reading Brasil tem medidas de retaliação que não impactam inflação, diz Haddad
Homem é Engolido por Cobra Gigante de 8 Metros na Indonésia
Agricultor de 61 anos desapareceu ao sair para trabalhar e foi encontrado dentro de uma píton-reticulada; moradores mataram o animal e registraram tudo em vídeo.
Continue Reading Homem é Engolido por Cobra Gigante de 8 Metros na Indonésia