A Polícia Federal confirmou a ocorrência de crime por meio de nota e afirmou que forças de segurança pública federais, estaduais e municipais estiveram no local para evitar a ocorrência de novos episódios de violência.
O povo avá-guarani da Terra Indígena (TI) Tekoha Guasu Guavirá, localizada entre Guaíra e Terra Roxa, no oeste do Paraná, voltou a sofrer ataques durante a noite dessa sexta-feira (3). Quatro indígenas ficaram feridos e precisaram ser encaminhados ao hospital Bom Jesus de Toledo, a cerca de 100 quilômetros de distância do local.
A Polícia Federal confirmou a ocorrência de crime por meio de nota e afirmou que forças de segurança pública federais, estaduais e municipais estiveram no local para evitar a ocorrência de novos episódios de violência. “Por volta das 21 horas, foram realizados disparos em direção à comunidade indígena instalada próximo ao bairro Eletrosul”, informou.
De acordo com o comunicado, as investigações para apurar autoria e responsabilidade criminal dos envolvidos tiveram início ainda na sexta-feira e, na manhã deste sábado (4), peritos criminais federais colheram provas no local.
Durante os ataques a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) publicou um pedido de ajuda urgente em que solicitava às autoridades medidas cabíveis e punição dos criminosos. A nota também relatava as mensagens enviadas pelas lideranças avá-guarani à organização: “estamos cercados nesse momento” “está havendo tiros por todos os lados”, descreveu.
O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) condenou os atos de violência que têm ocorrido de forma reiterada na região, desde o fim de dezembro de 2024.
“O MPI acompanha a situação junto aos indígenas por meio do seu Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Fundiários Indígenas e está em diálogo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para a investigação imediata dos grupos armados que atuam na região”, informou.
Segundo denúncias do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), desde o dia 29 de dezembro de 2024, o local tem sido alvo de ações violentas que resultaram em um indígena baleado no braço, no dia 31, e outra indígena queimada no pescoço, no dia 30.
Reforço
De acordo com o MPI foi solicitado o aumento de efetivo da Força Nacional na região dos conflitos, com base na portaria 812/2024 que já havia autorizado a presença dos agentes na região. Segundo a Apib, os ataques demonstram que o efetivo presente não é suficiente. “Mesmo com a presença da Força Nacional da Região os ataques continuam!”, reforça o pedido de ajuda.
A reportagem da Agência Brasil questionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre o reforço da Força Nacional no local e aguarda posicionamento
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Interrupção em Ormuz eleva risco para setor de fertilizantes, avalia Unctad
“A escalada militar na região interrompeu o fluxo de navios, aumentando as preocupações sobre os efeitos em cascata nos mercados globais”, diz, em relatório divulgado nesta terça-feira, 10.
Continue Reading Interrupção em Ormuz eleva risco para setor de fertilizantes, avalia Unctad
Para Abrava, governo deveria intervir para evitar abusos no preço do diesel
Segundo a ANP, até o momento o único registro sobre dificuldades pontuais de aquisição de diesel por produtores rurais ocorreu no Rio Grande do Sul.
Continue Reading Para Abrava, governo deveria intervir para evitar abusos no preço do diesel
Ciclo contínuo da cigarrinha-do-milho aumenta risco de contaminação entre safras
Como a cigarrinha sobrevive exclusivamente no milho, ela migra de áreas com plantas adultas para lavouras recém-emergidas, disseminando a doença de forma silenciosa e difícil de detectar.
Continue Reading Ciclo contínuo da cigarrinha-do-milho aumenta risco de contaminação entre safras
Ana Castela mostra lado “raiz” na fazenda do ex-sogro e reafirma título de Boiadeira
Entre lidas com o gado e partidas de futevôlei, a presença de Ana Castela na fazenda do ex sogro Leonardo reforça a identidade rural da “Boiadeira” e agita as redes sociais com registros inéditos de manejo animal e descontração em Goiás
Estoques de suco de laranja registram recomposição em 2025
Após registrar o menor patamar da história em 2024, estoques fecharam em dezembro de 2025 com alta de 75,4%.
Continue Reading Estoques de suco de laranja registram recomposição em 2025
Tocantins receberá encontro de mulheres para debater governança e sucessão familiar na pecuária brasileira
Realizado pela Beckhauser em parceria com a Terra Boa, o evento ocorrerá em Gurupi e marca a primeira edição itinerante, após três encontros em Campo Grande (MS).





