A Polícia Federal confirmou a ocorrência de crime por meio de nota e afirmou que forças de segurança pública federais, estaduais e municipais estiveram no local para evitar a ocorrência de novos episódios de violência.
O povo avá-guarani da Terra Indígena (TI) Tekoha Guasu Guavirá, localizada entre Guaíra e Terra Roxa, no oeste do Paraná, voltou a sofrer ataques durante a noite dessa sexta-feira (3). Quatro indígenas ficaram feridos e precisaram ser encaminhados ao hospital Bom Jesus de Toledo, a cerca de 100 quilômetros de distância do local.
A Polícia Federal confirmou a ocorrência de crime por meio de nota e afirmou que forças de segurança pública federais, estaduais e municipais estiveram no local para evitar a ocorrência de novos episódios de violência. “Por volta das 21 horas, foram realizados disparos em direção à comunidade indígena instalada próximo ao bairro Eletrosul”, informou.
De acordo com o comunicado, as investigações para apurar autoria e responsabilidade criminal dos envolvidos tiveram início ainda na sexta-feira e, na manhã deste sábado (4), peritos criminais federais colheram provas no local.
Durante os ataques a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) publicou um pedido de ajuda urgente em que solicitava às autoridades medidas cabíveis e punição dos criminosos. A nota também relatava as mensagens enviadas pelas lideranças avá-guarani à organização: “estamos cercados nesse momento” “está havendo tiros por todos os lados”, descreveu.
O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) condenou os atos de violência que têm ocorrido de forma reiterada na região, desde o fim de dezembro de 2024.
“O MPI acompanha a situação junto aos indígenas por meio do seu Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Fundiários Indígenas e está em diálogo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para a investigação imediata dos grupos armados que atuam na região”, informou.
Segundo denúncias do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), desde o dia 29 de dezembro de 2024, o local tem sido alvo de ações violentas que resultaram em um indígena baleado no braço, no dia 31, e outra indígena queimada no pescoço, no dia 30.
Reforço
De acordo com o MPI foi solicitado o aumento de efetivo da Força Nacional na região dos conflitos, com base na portaria 812/2024 que já havia autorizado a presença dos agentes na região. Segundo a Apib, os ataques demonstram que o efetivo presente não é suficiente. “Mesmo com a presença da Força Nacional da Região os ataques continuam!”, reforça o pedido de ajuda.
A reportagem da Agência Brasil questionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre o reforço da Força Nacional no local e aguarda posicionamento
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
El Niño aumenta atenção sobre contratos do agronegócio na safra 2026/27
Fenômeno se fortaleceu nos últimos meses e pode afetar prazos de entrega, logística, armazenagem e seguros; previsibilidade do risco climático ganha peso na análise contratual.
Continue Reading El Niño aumenta atenção sobre contratos do agronegócio na safra 2026/27
Mercado para todos: Pequeno, regional, produtivo e muito lucrativo
Para se diferenciar mesmo com um porte menor, é preciso reduzir custos e aumentar produtividade, mantendo foco na excelência de processos e qualidade.
Continue Reading Mercado para todos: Pequeno, regional, produtivo e muito lucrativo
TCP bate recorde de exportação de carnes e congelados
O avanço foi puxado principalmente pelas carnes de frango e suína, enquanto o movimento de contêineres refrigerados também cresceu e registrou recorde no período.
Continue Reading TCP bate recorde de exportação de carnes e congelados
CNJ determina devolução de R$ 4,7 bi à União em ações do setor sucroalcooleiro
Os valores foram depositados em contas judiciais em 2023 após determinação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
Continue Reading CNJ determina devolução de R$ 4,7 bi à União em ações do setor sucroalcooleiro
Novo método de cultura barateia diagnóstico da tuberculose e beneficia saúde humana e animal
O método, batizado de RRTB, recebeu carta-patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e pode descentralizar e baratear o diagnóstico da doença em seres humanos, rebanhos e alimentos.
Consórcio internacional aponta estratégias para aliar conservação e renda no Cerrado mineiro
Os estudos avaliaram aspectos como biodiversidade, armazenamento de carbono e qualidade da água e também apontaram possibilidades de geração de renda associadas à conservação.





