Novo caso de vaca louca é registrado nos EUA

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos comunicou o caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE), chamado de mal da vaca louca

A agência de notícias Reuters divulgou nesta sexta-feira (19) que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE), comumente chamada de doença da vaca louca, em uma vaca de corte mais velha em um matadouro na Carolina do Sul.

O USDA disse que o animal nunca entrou nos canais de abate e a agência não esperava nenhum impacto comercial como resultado.

Foi a sétima detecção de BSE nos Estados Unidos desde 2003 e todas, exceto uma, foram atípicas. “Esta descoberta de um caso atípico não mudará o status de risco insignificante dos Estados Unidos e não deve levar a nenhum problema comercial”, disse o Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal do USDA em um comunicado. Reportagem de Caroline Stauffer; Edição de David Gregorio.

A vaca louca deles foi atípica e o animal não entrou na cadeia de produção da carne americana, exatamente como a nossa de 2023. Mas diferente do nosso caso, eles consideram que o deles “não deve levar a nenhum problema comercial”.

Enquanto isso, tivemos quase um mês de suspensão e desde o retorno da normalização de mercado com a China, ainda não se tem a definição final sobre um bom volume de carne bovina que ainda não havia sido internalizada na China e que tinha data de produção anterior ao problema, fato esse que está deixando bastante desconfortável a indústria exportadora nacional. Tudo isso é consequência de um acordo bilateral Brasil/China, que foi assinado e tem sérios problemas em desfavor do Brasil.

Ao todo os EUA tiveram 7 casos de vaca louca (incluindo um caso clássico, problema de saúde pública sério). Tivemos 6 casos, sendo todos atípicos e sem nenhuma consequência de saúde pública, mas sofremos muito em todos eles… O acordo bilateral precisa ser revisto, trabalho para a diplomacia e para os técnicos do MAPA.

por do sol com gado no pasto - fotao lida da pecuaria
Foto: Fazenda Maracaípe

Resumo do caso da vaca louca no Brasil

Em 19 de fevereiro de 2023 informações de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina EEB (popularmente conhecida como “doença da vaca louca”) começaram a rodar no mercado pecuário brasileiro. A confirmação do MAPA para o caso positivo e suspeito de atipicidade para EEB aconteceu no dia 22/02/2023, caso foi detectado em um animal macho de 9 anos em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA), não alimentado com ração.

Em 02/03/2023, um laboratório de referência no Canadá confirmou que se trata de uma infecção atípica. À partir dessa data o governo brasileiro adotou providências para que as exportações da carne bovina brasileira fossem restabelecidas.

Praticamente um mês depois, dia 23/03/2023 os agentes de comércio da carne chineses consideraram a questão resolvida, de imediato. Em nota divulgada no site da Administração Geral das Alfândegas da China, o governo chinês decidiu autorizar a retomada da produção e exportação de carne bovina brasileira de animais com menos de 30 meses.

Com informações de Rodrigo Albuquerque do Notícias do Front

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM