Novo cultivar: Azevém-anual é lançado em Santa Catarina

Novo cultivar: Azevém-anual é lançado em Santa Catarina

PARTILHAR
azevem_lancamento_miolo
Foto: Divulgação

Epagri e a Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil) lançam nesta quinta-feira, 15 de outubro, o cultivar de azevém-anual SCS 316 CR Altovale

O lançamento acontece em evento virtual, a partir das 14h. O material foi desenvolvido pelas Estações Experimentais da Epagri em Ituporanga, Canoinhas e Lages, em parceria com a Cravil.

O novo cultivar de azevém-anual tem vantagens importantes sobre os similares disponíveis no mercado. Destaca-se pela produtividade, precocidade ao primeiro pastejo, ciclo intermediário, rapidez de rebrote e também por sua adaptação ao clima Cfa, onde as temperaturas no inverno são mais elevadas. Também apresenta tolerância a estiagens e é altamente tolerante a geadas. Possui porte mais ereto em relação aos azevéns-anuais da variedade westerwoldicum, sem perder a capacidade de produzir perfilhos.

O azevém-anual SCS 316 CR Altovale tem três indicações de uso recomendadas pelos pesquisadores. Pode ser usado em pastagem anual de clima temperado, com formação precoce. Também pode ser empregado na integração lavoura-pecuária, com produção de massa verde (cobertura do solo) até novembro, além de servir para silagem pré-secada de alta qualidade.

A época do plantio se dá entre abril e junho e a indicação de cultivo é de 25kg de sementes por hectare. A altura de pastejo recomendada é de 25 a 30cm e os animais devem ser retirados do piquete deixando resíduo entre 12 e 15cm de altura.

azevem_lancamento
Foto: Divulgação

Ana Lucia Hanisch, pesquisadora da Epagri em Canoinhas, conta que o azevém-anual SCS 316 CR Altovale é resultado de quase uma década de trabalho. Os estudos iniciaram em 2007, em visitas de prospecção de materiais, realizadas em conjunto pela Estação Experimental da Epagri em Ituporanga (EEItu) e a Cravil. Nestas visitas, os técnicos conheceram uma propriedade em Lontras, no Alto Vale do Itajaí, onde o azevém era cultivado há mais de 60 anos, o que chamou a atenção dos profissionais.

A partir daí, teve início a avaliação em unidades de observação da Cravil, onde o material continuou se destacando por vários anos. Em função disso, em 2012 foi realizado um acordo entre a Cravil e a Epagri e esse material entrou no processo de seleção da Empresa. Em 2014 começaram os ensaios de avaliação de Valor de Cultivo e Uso, implantados em Ituporanga, Lages e Papanduva, regiões que se diferenciam por suas condições de clima e de solo. Apesar das diferenças entre as regiões, o cultivar apresentou resultados promissores em todas elas, sobretudo em relação à produtividade, precocidade e ciclo, explica Ana Lúcia.

Ulisses de Arruda Córdova, gerente da Estação Experimental da Epagri em Lages, conta que, como trata-se de uma pastagem de inverno, as sementes estarão disponíveis para os agricultores a partir de março de 2021. Os pecuaristas interessados poderão adquiri-las nas lojas da Cravil, que pretende produzir entre 80 e 100 toneladas da semente para comercialização no ano que vem.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com