Novo índice é capaz de avaliar potencial de touros na IATF

Novo índice é capaz de avaliar potencial de touros na IATF

iatf-no-curral-inseminando-vaca
Foto: Embrapa

A Inseminação artificial por tempo fixo (IATF) está cada vez mais no cotidiano da pecuária brasileira, tendo isso como base a CRV Lagoa criou o Índice de Fertilidade na IATF, O IFert™ que traz mais segurança para os programas de IATF!

O que é o IFert™?

O IFert™ é um índice determinado através de avaliação estatística, disponibilizado pela CRV Lagoa, capaz de predizer o potencial de fertilidade de reprodutores de corte dentro de programas de inseminação artificial em tempo fixo (IATF).

Como é gerado o IFert™?

Dentro de uma base de dados com mais de 143.000 IATFs, contemplando 462 reprodutores, é realizado um filtro onde fatores ligados aos “lotes” são isolados, a fim de avaliar apenas o “fator touro” dentro do resultado da IATF. Todos os reprodutores pertencentes à base de dados são comparados entre si (conectabilidade), com critérios estatísticos robustos, capazes de ajustar o potencial de fertilidade de todos os reprodutores dentro de uma única base de dados (contemporaneidade).

O que significa o número IFERT™?

O índice IFert™ mostra a diferença, em pontos percentuais, na taxa de concepção do reprodutor frente a taxa de concepção média da base de dados avaliada. Através dele, é possível predizer a diferença esperada na taxa de concepção entre reprodutores dentro de programas de IATF (considerando fêmeas com mesmo potencial reprodutivo) ou, simplesmente, escolher touros que possuem resultados próximos/superiores à média.

IFERT índice de fertilidade
Foto: Reprodução

Qual a vantagem em utilizar o IFert™ como ferramenta de escolha dos reprodutores?

As principais vantagens em utilizar o IFert™ como ferramenta na escolha dos reprodutores são:

  1. Aumentar a segurança na escolha de reprodutores para programas de IATF;
  2. Comparar animais, provados para IATF, entre si;
  3. Aumentar a taxa de concepção;
  4. Incrementar o número de animais nascidos de IA;
  5. Diminuir o número de fêmeas ressincronizadas;
  6. Diminuir custo por prenhez de IATF;
  7. Distribuir a utilização de touros dentro dos lotes, considerando DEPs, pedigree, acasalamentos, assegurando resultados de concepção aceitáveis.

Técnicos e clientes da CRV Lagoa podem esperar um incremento nas taxas de concepção quando utilizarem touros que apresentam IFert™.

Touros provados

Vários touros são apontados nesse índice como os melhores, entre os maiores destaques da raça Angus estão Growsafe, Campeiro, Black Dotty, Gunslinger e S2 Integrity. No Nelore temos o Backup, Jamanta, PAINT Phanton e PAINT Código.

Growsafe
Touro Growsafe
Foto: CRV Lagoa
Black Doty
Touro Black Doty
Foto: CRV Lagoa
S2 Integrity
Touro S2 Integrity
Foto: CRV Lagoa
JAMANTA
Touro JAMANTA
Foto: CRV Lagoa
PAINT Phanton
Touro Paint Phanton
Foto: CRV Lagoa
PAINT Código
Touro PAINT Código
Foto: CRV Lagoa

Fonte Zebu Fertil, CRV Lagoa