Novo teste detecta mastite em tempo real, confira!

Quando a mastite está circulando em seu rebanho, o tempo pode fazer uma grande diferença. Os testes de PCR em tempo real fornecem resultados rápidos de mastite em 2,5 a 3 horas

Os testes de PCR em tempo real fornecem resultados rápidos de mastite em 2,5 a 3 horas e podem ser transmitidos ao agricultor no mesmo dia, enquanto os resultados da cultura bacteriana podem levar até 10 dias no caso de infecções por micoplasmas. Ao considerar a propagação da doença para outras vacas durante os 10 ou mais dias necessários para os resultados da cultura, o tempo para testar pode ter um impacto severo na saúde do rebanho e um impacto econômico significativo no produtor, uma vez que as vacas doentes podem precisar ser abatido.

Embora a PCR em tempo real geralmente custe mais inicialmente, os benefícios podem facilmente superar o preço. Os veterinários dizem que os agricultores muitas vezes não se importam de pagar um pouco mais adiantado porque estão obtendo mais informações sobre a saúde do rebanho e um resultado confirmado com um teste de PCR em tempo real.

Esperando pelo teste de cultura?

Mesmo após os até 10 dias que um agricultor pode ter que esperar com o teste de cultura, cerca de 40-50% das amostras de leite clinicamente anormais testadas com cultura tradicional retornam com um resultado de “ausência de crescimento” . 

Isso significa que a cultura cultivada não identificou o patógeno ou patógenos causadores de mastite no rebanho. Em última análise, são necessários testes adicionais, o que requer ainda mais tempo para obter um resultado conclusivo. Durante esse período prolongado, você pode ter a doença da mastite se espalhando para outras vacas do rebanho, causando consequências econômicas negativas.

Para reduzir o número de resultados de não crescimento, os agricultores devem rever suas técnicas de amostragem. Mas para vacas de alto valor, é hora de considerar a mudança para testes de PCR em tempo real. Com a PCR, não é necessário confiar em organismos viáveis ​​porque a PCR detecta o DNA do patógeno. A PCR minimiza os problemas que você pode ter com o teste de cultura.

Vantagens de resultados mais rápidos

Diagnóstico de mastite mais rápido significa ação informada mais cedo

Como qualquer doença, quanto mais rápido o diagnóstico de mastite for determinado, mais rápido o veterinário e o agricultor poderão desenvolver um plano de ação.

Uma vez que os patógenos causadores da mastite são identificados, os agricultores podem trabalhar com seus veterinários para determinar os próximos passos, que podem ser protocolo de tratamento, nenhum tratamento ou descarte, dependendo do patógeno ou patógenos encontrados. Com o foco global na redução antimicrobiana, esta é uma etapa crítica no processo de diagnóstico. Não é mais suficiente adivinhar qual(is) patógeno(s) da mastite você está tratando.

O diagnóstico de PCR pode fornecer essas informações em apenas algumas horas. Por exemplo, infecções por Escherichia coli podem ter protocolos de tratamento reduzidos ou interrompidos após a confirmação de um diagnóstico. Por outro lado, uma infecção crônica por Staphylococcus aureus pode ter o protocolo de tratamento estendido ou a vaca infectada pode ser descartada dependendo de seu histórico de sucesso no tratamento.

Protocolos de tratamento determinados pelos resultados dos testes de diagnóstico

Globalmente, os protocolos de tratamento variam de acordo com o país. Geralmente, existem protocolos de antibióticos de primeira linha (amplo espectro) e de segunda e terceira linha (mais adaptados), que são determinados pelos resultados dos testes diagnósticos. Os objetivos desta abordagem são aumentar a eficácia da terapia antimicrobiana, reduzir a ocorrência de cepas resistentes e reduzir os resíduos de antibióticos no leite.

Nos países nórdicos, como Finlândia, Noruega, Suécia e Dinamarca, existem protocolos claramente definidos que definem quais antibióticos podem ser usados. Os antibióticos só podem ser usados ​​após a confirmação do diagnóstico, por isso a rapidez é essencial. Embora a cultura bacteriológica seja o método mais comum de teste na maioria desses países, houve uma mudança na Finlândia para longe da cultura. Agora, a maioria das amostras de leite na Finlândia são analisadas usando PCR 2 .

Melhores decisões de protocolo de mastite com diagnóstico de PCR

O diagnóstico de PCR pode ajudar a fornecer mais informações mais rapidamente aos produtores e veterinários, para que possam tomar melhores decisões para impedir a propagação de doenças em suas fazendas. A PCR em tempo real oferece resultados altamente precisos com baixos níveis de resultados falso-positivos ou falso-negativos. O rápido tempo de resposta da PCR em tempo real ajuda a mitigar a propagação de doenças e potenciais perdas econômicas, especialmente ao testar patógenos de mastite altamente contagiosos que podem exigir o descarte de vacas do rebanho.

Fonte: The Cattle Site

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM