
Aproveitamento integral da carcaça gera novos produtos como o Bacon ovino – ‘o oveicon’ – e outros produtos inovadores valorizam ovinocultura no Brasil, e ajuda a impulsionar a atividade.
A carne ovina, reconhecida por sua alta qualidade nutricional e versatilidade, está ganhando destaque no Brasil graças a inovações no processamento que visam agregar valor e ampliar o consumo. Produtos como o ‘oveicon’, um bacon produzido a partir de carne ovina, estão entre as novidades que estão ajudando a transformar a ovinocultura em uma atividade mais rentável e sustentável.
Carne ovina: uma alternativa saudável e versátil
Composta por cerca de 25% de proteínas em 100 gramas, a carne ovina supera outras carnes vermelhas em teor proteico, além de ser rica em vitaminas, ácidos graxos e minerais. A nutricionista Luciana Fujiwara, da Universidade Federal do Ceará (UFC), destaca que o baixo teor de colesterol torna a carne uma opção saudável para grupos específicos, como pessoas com problemas cardíacos ou diabéticos.
“É uma carne segura para consumo, com excelente qualidade nutricional”, enfatiza a especialista.
Além disso, o consumo da carne ovina está presente em todas as regiões do Brasil, com pratos e preparações que refletem a cultura local. No Nordeste, por exemplo, são comuns receitas como o cozido e a carne de sol, utilizados em pratos como o tradicional Maria Isabel. No Sul, o churrasco é a forma mais popular de preparo.
Inovações no aproveitamento da carcaça
A ovinocultura brasileira tem se beneficiado de avanços tecnológicos que permitem o aproveitamento integral da carcaça, uma estratégia que agrega valor à carne e amplia sua competitividade no mercado. Pesquisas realizadas pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) têm desenvolvido uma série de produtos inovadores, como mortadelas, linguiças light e o próprio bacon ovino, apelidado de ‘oveicon’.

Essas iniciativas são especialmente importantes para dar destino a carnes de categorias menos valorizadas, como ovelhas de descarte. Segundo a pesquisadora Elen, da Embrapa, a produção de embutidos e outros processados ajuda a mudar a percepção do consumidor urbano e estimula o consumo. “Criamos tecnologias que promovem um novo olhar sobre a carne ovina, aproveitando ao máximo a carcaça e desenvolvendo produtos que agradam ao mercado”, explica.

Produtos inovadores para o mercado urbano
Entre os destaques, o ‘oveicon’ tem chamado a atenção como uma alternativa ao bacon tradicional. O produto combina o sabor marcante da carne ovina com os benefícios nutricionais que a diferenciam de outras carnes. Além disso, itens como hambúrgueres, salames e copas feitos a partir de carne ovina têm potencial para conquistar consumidores que buscam novidades e qualidade.
Esses produtos não só ampliam o portfólio da ovinocultura, mas também aumentam a rentabilidade dos criadores. “O desenvolvimento de novos produtos cárneos diversifica as possibilidades de comercialização, beneficiando toda a cadeia produtiva”, ressalta a pesquisadora Lisiane Lima, da Embrapa.
O futuro da ovinocultura no Brasil
Combinando tradição e inovação, a ovinocultura brasileira está se posicionando como uma atividade promissora no agronegócio. As pesquisas em andamento e o lançamento de produtos diferenciados, como o ‘oveicon’, reforçam o potencial da carne ovina para atender a demandas de consumo cada vez mais diversificadas.
Ao apostar na valorização da carne ovina e no aproveitamento integral da carcaça, o setor mostra que é possível aliar sustentabilidade, saúde e inovação, beneficiando produtores, consumidores e o mercado nacional como um todo. A carne ovina, antes limitada a nichos específicos, se consolida como uma opção moderna e versátil, com espaço para crescer no gosto dos brasileiros.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Morre Mateus Paranhos, cientista que humanizou a pecuária brasileira
Referência internacional em bem-estar animal, o zootecnista Mateus Paranhos deixa legado técnico, ético e científico que transformou o modo como o Brasil trata seus animais de produção
Continue Reading Morre Mateus Paranhos, cientista que humanizou a pecuária brasileira
Brics terá declarações de IA, doenças socialmente determinadas e clima
As resoluções dos sherpas (negociadores dos países) serão encaminhadas para as lideranças políticas e devem resultar em declarações específicas sobre essas pautas.
Continue Reading Brics terá declarações de IA, doenças socialmente determinadas e clima
Conheça o Greyman, um cruzamento que virou ouro na pecuária de corte tropical
Resultado do cruzamento entre Murray Grey e Brahman, o gado Greyman é reconhecido por sua adaptabilidade, eficiência alimentar e carcaça premium.
Continue Reading Conheça o Greyman, um cruzamento que virou ouro na pecuária de corte tropical
Conheça as melhores raças de búfalos seja para produzir leite e ou carne
Rusticidade, eficiência alimentar, longevidade produtiva e resistência a doenças tropicais são apenas alguns dos atributos que fazem do búfalo um animal cada vez mais presente em propriedades de pequeno, médio e grande porte
Continue Reading Conheça as melhores raças de búfalos seja para produzir leite e ou carne
Safrinha histórica: milho bate recorde e impõe novo desafio ao agro brasileiro
Produção da safrinha de milho deve chegar a 123 milhões de toneladas em 2024/25, impulsionada por clima favorável e alta produtividade. Setor comemora, mas se preocupa com escoamento e demanda internacional
Continue Reading Safrinha histórica: milho bate recorde e impõe novo desafio ao agro brasileiro
Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado
Segundo governo federal, o benefício da tarifa social de energia elétrica concederá a gratuidade total da conta de luz a 4,5 milhões de famílias.
Continue Reading Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado