O que é a permacultura e como ela pode ajudar a preservar o Cerrado

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Novo modo de pensar relação homem e natureza pode salvar segundo maior bioma brasileiro.

No mês de setembro, mais precisamente no dia 11, comemora-se o Dia do Cerrado, uma das maiores riquezas naturais do Brasil. Constantemente ameaçado de incêndios (naturais ou causados pelo homem), a região do Cerrado é sem dúvidas uma das que mais lutaram para sobreviver em meio à pandemia, devido aos diversos desmatamentos que o acometeram, e esses desastres nos ajudam a lembrar que é necessário preservar e cuidar da natureza para muito além dos seres humanos. Por isso, algumas técnicas e estudos são realizados, para que a preservação da natureza seja feita da maneira mais correta e sustentável possível.

Uma delas é a permacultura, um conceito que foi criado na década de 70, com o intuito de preservar o meio ambiente, por meio de ações sustentáveis. Permacultura significa “cultura permanente”, o que significa que se trata de um movimento a favor, e não contra, a natureza. Os criadores do conceito, Bill Mollison e David Holmgren, levaram isso muito a sério, e não à toa foi esta ferramenta que pesquisadores e especialistas brasileiros escolheram para a preservação do segundo maior bioma brasileiro – notadamente, o Cerrado. Cláudio Jacinto, brasiliense e adepto da permacultura, é um entusiasta da ferramenta e já a utiliza há mais de 20 anos em seus cuidados com o Cerrado, cuidando da terra e das populações ao redor, honrando sua formação de engenheiro florestal.

Como funciona a permacultura?

De um modo geral, a permacultura entende que o ser humano é parte integrante do ecossistema, e por isso ele não deve desmatar ou secar todas as riquezas da natureza em prol de produção ou de consumo em grande escala. De acordo com Cláudio Jacinto, a permacultura ajuda a “(…) construir um modo de vida que seja sustentável”, levando em consideração desde a construção de moradias, produção de comida, geração de energia e até água potável.

Dentre os grandes benefícios da permacultura, estão a preservação da natureza, o que consequentemente reduz a poluição, a escassez de alimentos e de água, e ainda possibilita um ambiente mais propício para estudos nas áreas da saúde, biologia, biomedicina e farmácia, por exemplo. Além disso, há também mudanças nos maquinários da produção agrícola, trocando-se o transformador de solda pela máquina de solda inversora, que é feita com uma tecnologia mais moderna e mais prática para o serviço de montagem e manutenção de máquinas.

Os três princípios norteadores da permacultura são:

  • 1) cuida da terra para que os ecossistemas continuem vivos e se multiplicando;
  • 2) cuidar das pessoas, o que faz com que todos tenham acesso aos recursos necessários para a existência de maneira harmônica;
  • 3) compartilhar tudo o que estiver em excesso, incluindo o conhecimento. Com isso, essa filosofia rege um novo modo de vida, capaz de revitalizar o Cerrado e revolucionar o mundo.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com