A Casul é hoje a terceira maior empresa na produção de amendoim e na exportação de óleo de amendoim para 14 países.
As obras de terraplanagem da primeira indústria de beneficiamento de amendoim de Mato Grosso do Sul tiveram início. O anúncio oficial da fábrica aconteceu em julho, após intermediação do Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). Na ocasião, a diretoria da Casul anunciou oficialmente o investimento de R$ 117,52 milhões para a instalação de uma unidade industrial de secagem e beneficiamento de amendoim no município de Bataguassu.
A indústria teve a construção antecipada e será erguida em uma área de 60 mil metros quadrados doada pela prefeitura. A previsão é que entre em operação até 2028, com geração de ao menos 200 empregos no município. O titular da Semadesc, Jaime Verruck salienta que atualmente a Casul tem dois postos de revenda no Estado, uma em Bataguassu e outra em Paranaíba. “Agora a cooperativa está construindo a indústria de processamento de amendoim e também de soja. A ideia é que até janeiro 2024 eles já tenham uma parte de recepção de soja, que eles vão fazer, que é um insumo que eles precisam. A partir daí, começa a construção da fábrica de beneficiamento e, consequentemente, já fazer o recebimento de amendoim”, ressaltou Verruck.
Atualmente o Estado hoje tem em torno de 10 mil hectares de amendoim plantados. “A Semadesc está fechando parceria com a Casul para estimular os produtores, fazer pesquisa das variedades mais adequadas, para que a gente consiga fazer essa diversificação da base produtiva de Mato Grosso do Sul”, acrescentou o secretário.
A Casul é hoje a terceira maior empresa na produção de amendoim e na exportação de óleo de amendoim para 14 países. “Eles informaram que devem faturar esse ano, cerca de R$ 1 bilhão no complexo como um todo. Então é uma cooperativa sólida, importante, trazendo diversificação e trazendo a industrialização para o Estado de Mato Grosso do Sul com geração de emprego, sendo mais um resultado do Procoop, que é o nosso Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo de Mato Grosso do Sul”, finalizou o secretário Jaime Verruck.
De acordo com dados do IBGE, a produção de amendoim em Mato Grosso do Sul está atualmente presente nos municípios de Cassilândia, Nova Andradina, Ivinhema, Angélica, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Santa Rita do Pardo, Taquarussu e Terenos.
Fonte: O Correio News
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Cavalo “preguiçoso”? Exercícios simples ajudam a ativar resposta, energia e foco
Falta de condicionamento, tédio ou falhas na comunicação entre cavalo e cavaleiro estão entre as principais causas da lentidão nas respostas; especialistas apontam que estímulos mentais e transições bem executadas fazem toda a diferença.
Continue Reading Cavalo “preguiçoso”? Exercícios simples ajudam a ativar resposta, energia e foco
Fiscalização ambiental transforma rotinas históricas da fazenda em infrações a partir de 2026
Alerta ao produtor rural! O problema não é a multa, alertam os especialistas: Nova fiscalização ambiental pode transformar rotinas históricas da fazenda em infrações a partir de 2026
Juros do crédito pessoal e cartão rotativo avançam para as famílias
Juros bancários sobem para famílias e caem para empresas em novembro. Selic a 15% pressiona crédito, endividamento e inadimplência.
Continue Reading Juros do crédito pessoal e cartão rotativo avançam para as famílias
Zelenskiy diz que se reunirá com Trump no domingo para discutir território e garantias
Zelenskiy diz que vai se reunir com Donald Trump para discutir território e garantias de segurança em meio às negociações para encerrar a guerra na Ucrânia.
Exportações da UE batem recorde em outubro
Exportações agroalimentares da UE batem recorde em outubro, impulsionadas por café e cacau, com superávit comercial apesar dos altos custos de importação.
Continue Reading Exportações da UE batem recorde em outubro
SOJA/CEPEA: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Oferta global recorde derruba preços da soja em 2025. Brasil colhe safra histórica, exporta volumes recordes e responde por 40% da produção mundial.
Continue Reading SOJA/CEPEA: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025





