Onça é tudo igual? Especialista explica a diferença entre pintada, parda e preta

O médico veterinário e pesquisador Joares May explicou as principais diferenças entre as onças-pintadas, pardas e pretas.

O médico veterinário e pesquisador Joares May explicou as principais diferenças entre onças-pintadas, pardas e pretas. Um mal-entendido que ocorre frequentemente, diz respeito as onças-pintadas e as onças-pretas. Embora visivelmente sejam diferentes, elas são da mesma espécie.

“Onça-pintada e onça-preta são a mesma coisa! Muitas vezes, a gente vê um casal, um preto e outro pintado, e nascem filhotes dos dois jeitos. Então, é tudo igual, não tem diferença nenhuma”, conta Joares.

ILPF: a revolução verde que une lavoura, pecuária e floresta

No entanto, quando o assunto são onças-pardas a espécie é diferente, e há sim chances de uma invadir o território da outra e isso terminar em confusão.

Segundo o veterinário, as questões comportamentais, e de hábito são mais complexas, uma vez que a onça-pintada, por ser maior e ocupar uma área mais extensa, pode entrar em conflito com a onça-parda em caso de encontro. Nessas situações, a onça-pintada pode, inclusive, agredir ou expulsar a onça-parda.

As onças-pintadas surpreenderam pesquisadores no Pantanal ao apresentar um comportamento quase inédito. Foto: Instagram/Octavio Campos Salles

“A presença da onça-pintada em uma área pode limitar a distribuição da onça-parda devido à competição por recursos. Dessa forma, a coexistência das espécies é difícil e, quando ocorre, frequentemente resulta em conflitos”, afirma.

E a reprodução pode ocorrer entre as duas espécies?

A reprodução entre onça-pintada e onça-parda é altamente improvável, pois pertencem a gêneros distintos (Panthera e Puma, respectivamente) e, portanto, a espécies diferentes.

Puma (Foto: Reprodução)

“Um aspecto interessante do comportamento social da onça pintada é a formação de grupos familiares, onde um macho pode se relacionar com duas ou mais fêmeas em uma mesma área. Esse padrão também é comum em populações de onças-pardas em muitos locais.” finaliza o médico veterinário.

Onça-preta. (Foto: Reprodução)

Autora: Joice Gonçalves

Fonte: Primeira Página

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM