A operação resultou na apreensão de uma carga de 240 sacas de café conilon em grãos crus, por estar acompanhada de documento fiscal inadequado.
A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou, neste mês de agosto, uma operação especial de fiscalização no mercado cafeeiro do Estado. Com o objetivo de verificar a regularidade fiscal, combater a sonegação de impostos e a concorrência desleal, auditores fiscais visitaram um total de 38 empresas de comércio atacadista de café em grão, localizadas nas regiões noroeste, nordeste, sul e Metropolitana.
A operação resultou na apreensão de uma carga de 240 sacas de café conilon em grãos crus, por estar acompanhada de documento fiscal inadequado. O caminhão seguia para Linhares, mas a NFA-e que o acompanhava indicava que a entrega ocorreria no endereço de uma das empresas bloqueadas na operação, em Alto Rio Novo. Diante da irregularidade, foi lavrado auto de infração no valor de R$ 80.151,17.
Entre as empresas visitadas, 12 apresentaram inconsistências por não se encontrarem exercendo suas atividades no endereço cadastrado na Sefaz e tiveram as inscrições bloqueadas para emissão de documentos fiscais até que solucionem as pendências.
A auditora fiscal e supervisora da Subgerência Fiscal da Região Noroeste, Herculina Alencar Silva, ressaltou que as demais 26 empresas fiscalizadas foram localizadas atuando regularmente em seus endereços cadastrais. “Essas empresas serão auditadas por meio de desdobramentos futuros da operação”, esclareceu.
“O objetivo da Sefaz com ações como essa é o de promover a regularidade fiscal, o que se faz ainda mais necessário quando se trata de alimentos. A Receita Estadual busca assegurar a procedência dos produtos, trazendo mais segurança para o consumidor final”, destacou o auditor fiscal e gerente de Fiscalização da Sefaz, Lucas Calvi.
Tereza Cristina classifica a oferta de fertilizantes como tema de segurança nacional
Ex-ministra alerta para vulnerabilidade do agronegócio diante do conflito no Irã, critica atrasos no Plano Nacional e defende soberania na oferta de fertilizantes para o país
Nelore Cascão: a estratégia financeira por trás de quem quer lucrar com gado de elite
Criatório de Brasília, Nelore Cascão, mostra como gestão financeira e controle de recebíveis são decisivos para transformar boas vendas em resultados concretos no competitivo mercado de leilões de gado PO
FecoAgro/RS elege nova diretoria para o triênio 2026–2029
Adriano Borghetti assume a entidade destacando fortalecimento da representatividade das cooperativas agropecuárias gaúchas.
Continue Reading FecoAgro/RS elege nova diretoria para o triênio 2026–2029
Preços da tilápia registram alta moderada nas principais regiões produtoras
Os preços da tilápia registram alta moderada nas principais regiões produtores, impulsionados pela demanda interna aquecida.
Continue Reading Preços da tilápia registram alta moderada nas principais regiões produtoras
Aberturas de mercado para o Brasil em Ruanda
Com este anúncio, o agronegócio brasileiro alcançou um total de 552 aberturas de mercado desde o início de 2023.
Continue Reading Aberturas de mercado para o Brasil em Ruanda
Senado aprova projeto de lei que criminaliza a misoginia
A autora do projeto senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) denunciou as agressões e ameaças que recebeu na internet por defender a proposta.
Continue Reading Senado aprova projeto de lei que criminaliza a misoginia





