Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Operação: Javalis ilegais são abatidos em criação proibida

Em comunicado, a Polícia Militar Ambiental de Caçador, Santa Catarina, destacou que a legislação proíbe a criação de javalis e suas cruzas, conhecidas como javaporcos.

A equipe da Polícia Militar Ambiental em Caçador, Santa Catarina, identificou e penalizou um proprietário por manter ilegalmente uma criação de javalis no interior do município de Calmon. A ação foi realizada em colaboração com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), após receberem uma denúncia anônima.

Os agentes confirmaram a denúncia com o responsável pelo confinamento, que indicou a localização dos animais. Um total de cinco javalis foi apreendido e encaminhado para abate sanitário.

A Polícia Militar Ambiental enfatizou, por meio de comunicado, que a legislação proíbe a criação de javalis e suas cruzas (javaporcos). O proprietário, não identificado, não possuía as licenças necessárias para a criação desses animais exóticos invasores, representando riscos para a agricultura e saúde pública.

A corporação destacou que, conforme a Lei nº 18.817, de 26 de dezembro de 2023, que aborda o controle populacional e manejo sustentável do javali-europeu (Sus scrofa) em todas as suas formas, linhagens, raças e diferentes graus de cruzamento, é permitido o controle populacional de javalis mediante métodos aprovados pelo órgão ambiental competente, incluindo caça e armadilhas. Essa informação foi compartilhada nas redes sociais.

Escrito por Compre Rural

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM