Operação visa apreender 6 mil cabeças de gado com destino à doação de carne ao RS

Autoridades informaram que a carne do gado apreendido poderá ser destinada à população afetada pelas recentes enchentes.

Na próxima semana, está previsto o início de uma operação de emergência para remover o gado criado ilegalmente na Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, localizada em Novo Progresso (PA).

Esta iniciativa é uma resposta a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e será conduzida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em colaboração com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).

Raças de cavalo que você não conhecia

Autoridades informaram que a carne do gado apreendido poderá ser destinada à população afetada pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul, com a devida autorização da Adepará.

O gado

De acordo com informações do Ministério Público Federal (MPF), a Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim é uma das áreas de conservação mais desmatadas do Brasil. Desde sua criação em 2006, aproximadamente uma área equivalente a 115 mil campos de futebol foi transformada em pastagens ilegais, conforme dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Nas Flonas do Jamanxim, Crepori e Itaituba II, estima-se que haja cerca de 100 mil cabeças de gado, sendo que aproximadamente 85% dos animais comercializados foram criados ilegalmente na Flona do Jamanxim.

O MPF destacou a importância de autuar e multar em casos de fraude sanitária.

Além da recomendação da operação, o MPF solicitou a demolição de estruturas ilegais e a implementação de uma base de fiscalização permanente na região.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM