País da pecuária, como o Uruguai tornou-se um grande polo pecuarista

País da pecuária, como o Uruguai tornou-se um grande polo pecuarista

O Uruguai é um dos líderes na produção de carne no mundo. Seu gado são criadas ao ar livre, em condições naturais, com um clima temperado, terra fértil e água abundante gerado em seus rios e córregos, garantindo o bem-estar dos animais. Uruguai é o primeiro país do mundo em consumo de carne bovina por pessoa, com 61 quilos por pessoa por ano.

Mais de 80% da área agropecuária do Uruguai está destinada ao gado

Mais de 13 milhões de hectares estão destinados à produção de gado no Uruguai segundo o censo publicado nesta segunda-feira o Ministério de Pecuária Agricultura e Pesca do país, o que representa 81% da área agropecuária total.

O material divulgado pelo ministério contém informação sobre o uso do solo agropecuário e a distribuição geográfica dos setores no país, segundo os últimos censos agropecuários de 1990, 2000 e 2011.

Segundo o último registro estatístico, a quantidade de hectares destinada ao desenvolvimento do gado foi de 13,4 milhões de hectares, com uma queda de 9% em relação ao período entre 2000 e 2011.

O relatório também explica a situação do campo natural, principal componente dentro da atividade criadora de gado, que teve seu ponto máximo de produção em 1990 com um índice de 86%.

Nas duas décadas seguintes houve um descenso de 8% e se estima que a causa seja o aumento da agricultura de sequeiro e a florestação.

Além disso, foi detalhado que uma das principais mudanças geradas na indústria agrícola foi a quantidade de cabeças de gado bovino e ovino, principais consumidores do pasto e que também são utilizados com outros fins além do consumo de carne, como a produção de lã e o consumo de leite.

A quantidade de cabeças de bovino aumentou de 8,3 milhões de exemplares a 11,1 milhões e quanto aos ovinos, sua quantidade diminuiu notoriamente, de 25,2 milhões de cabeças a 7,5 milhões nos 20 anos transcorridos entre os três diferentes censos.

O relatório finaliza desenvolvendo informação relativa às mudanças nas áreas de granjas, que aumentou 1,6 milhão de hectares durante a última década e também dos terrenos dedicados à florestação, que aumentaram em 62% nos últimos dez anos.

pecuaria uruguai - ganaderia_uruguaya

Uruguai firmou-se como um grande polo de pecuária.

Suas terras planas e as pastagens naturais fizeram com que a pecuária evoluísse para se consolidar como uma das mais avançadas e rentáveis do mundo.

Dois diferenciais distinguem a pecuária no Uruguai:

  • Os negócios pecuários são realizados em USD
  • O gado é rastreado e registrado em nome do proprietário

O Uruguai é um dos poucos países que têm o rastreamento de todo o rebanho bovino e assim tem conseguido colocação de sua carne nos mercados mais exigentes do mundo, o que tem proporcionado exportações a valores agregados mais altos para os mercados norte americano, alemão e europeu, israelense, etc.

Além deste aspecto comercial do rastreamento há uma grande segurança jurídica para o investidor em pecuária no Uruguai porquanto, uma vez comprado o rebanho, este é registrado no SIG (Sistema Nacional de Informacion Ganadeira). Este órgão público reúne todo o registro do rebanho uruguaio e somente através deste sistema é que se pode transacionar as reses.

Assim, para um investidor, uma vez que compre gado e faça o registro no SIG, terá absoluto controle sobre seu rebanho que, mesmo se empastado em sistema de parceria (em campo de outro proprietário), não poderá ser “movimentado” senão pelo investidor.

Para que você participe do mercado de gado no Uruguai não é necessário ter uma hacienda (fazenda), nem tampouco conhecimentos do ramo pecuário.

pecuaria uruguai - hereford-banner-1

Intermediação e busca de proprietários rurais que tenham fazendas disponíveis para receber um rebanho em parceria de produção
Acompanhamento e redação de um contrato (no Uruguai chamado de capitalizacion) onde o investidor compra o gado em seu nome (com o registro no órgão federal) e entrega este rebanho para o proprietário da fazenda para empaste, sendo responsabilidade deste parceiro cuidar da sanidade dos animais, o zelo do rebanho e toda administração concernente à atividade.

Ao final do contrato tem-se o ganho da atividade e divide-se este ganho na proporção do contrato, variando conforme o investimento – de criação de vacas para produção de bezerros, de recria de bezerros ou de engorda.

Em linhas gerais e preambulares são estes os contornos do investimento pecuário no Uruguai.Em média alcança-se a rentabilidade líquida de 10% sobre o valor investido em dólar. Um ponto a se destacar é que o investimento em pecuária é totalmente líquido e de curto prazo.Ao final do negócio (em média 15 meses) pode-se simplesmente vender todo o rebanho, obtendo o retorno líquido do capital investido.

Também oferecemos a intermediação imobiliária para compra de fazendas, com toda experiência e segurança de uma tradicional empresa uruguaia especialista em negócios rurais. (negociosnouruguai.com)