
Em relação ao mesmo período de 2022, o aumento de queimadas ultrapassa 1.400%, conforme monitoramento do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Há mais de um mês, o fogo consome o Pantanal, e não há previsão de trégua. Em 16 dias de novembro deste ano, foram registrados 3.098 focos de incêndio no bioma, um recorde histórico para o mês desde 2002, quando foram contabilizados 2.328 focos.
Em relação ao mesmo período de 2022, o aumento de queimadas ultrapassa 1.400%, conforme monitoramento do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O tempo seco e a onda de calor favorecem o grande número de incêndios, que destroem a vegetação e a fauna.
Na última quarta-feira (15), o fogo chegou a invadir a rodovia Transpantaneira. As chamas foram controladas pelas equipes de brigadistas e não alcançaram as casas.
Os incêndios levaram os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estados que abrigam o bioma, a decretar situação de emergência na região norte do Pantanal.
Causa dos incêndios
A causa dos incêndios ainda está sob investigação. Os especialistas avaliam se começaram por causa da queda de raios ou por ação humana.
“Não foi possível esclarecer se todos os incêndios no Pantanal se iniciaram com um raio, uma descarga elétrica, ou não, como em 2020, quando muitos foram por crime ambiental, alguém botando fogo para destruir a vegetação”, disse o climatologista Carlos Nobre, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.
Em 2020, o fogo queimou mais de 30% do território do Pantanal, na porção brasileira, o equivalente a 44.998 quilômetros quadrados.
No dia 21 de outubro deste ano, três raios atingiram o Parna do Pantanal, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Dorochê e uma propriedade particular.
Para tentar controlar as chamas, as equipes de brigadistas foram reforçadas.
Atualmente, há mais de 300 servidores no combate aos incêndios no Pantanal, com o apoio de quatro aeronaves e veículos especiais de combate a incêndios.
O contingente foi reforçado recentemente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Fonte: Agência Brasil
Bem-estar animal no confinamento: tendência de mercado ou necessidade econômica?
O bem-estar animal no confinamento não é custo, é investimento com retorno direto
Continue Reading Bem-estar animal no confinamento: tendência de mercado ou necessidade econômica?
Como os incas criaram uma revolução agrícola séculos antes da tecnologia moderna
Construídos em encostas íngremes da Cordilheira dos Andes, essas estruturas permitiram o cultivo em altitudes superiores a 3.500 metros, enfrentando desafios como erosão, variação extrema de temperatura e escassez de água
Continue Reading Como os incas criaram uma revolução agrícola séculos antes da tecnologia moderna
Embrapa participa da elaboração e entrega da carta da comunidade científica da Amazônia ao presidente da COP 30
A comunidade científica amazônica reforça a importância de reconhecer o potencial da região como parte da solução para a crise climática, cobrando compromissos concretos na COP30.
Segredos de como produzir leite de cabra de forma eficiente e lucrativa
Os segredos da produção eficiente de leite de cabra estão na soma de fatores: genética, nutrição, manejo, tecnologia e visão de mercado
Continue Reading Segredos de como produzir leite de cabra de forma eficiente e lucrativa
Temperos, ervas frescas e hortaliças podem ser cultivados em alto-mar?
A horta hidropônica permite uma produção eficiente mesmo em ambientes com espaço e condições limitadas, fornecendo hortaliças frescas e nutritivas
Continue Reading Temperos, ervas frescas e hortaliças podem ser cultivados em alto-mar?
Tradição em risco: especialista alerta para cuidados essenciais com cavalos nas cavalgadas após caso de maus-tratos no Vale do Paraíba
Para o médico-veterinário Dr. Leonardo Garbois, especialista em terapias integrativas para cavalos, a resposta está no equilíbrio entre respeito à tradição e responsabilidade com o bem-estar animal