A Remad tem por objetivo desenvolver ações de gestão de risco nas esferas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação para minimizar o impacto dos desastres sobre os animais.
O Governo do Paraná publicou nesta sexta-feira (06) um o decreto que cria a Rede Estadual de Manejo de Animais em Desastres (Remad) , uma iniciativa que visa garantir o atendimento adequado aos animais da fauna doméstica e silvestre em situações de desastre. A Remad é fruto de uma articulação entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR).
A rede tem por objetivo desenvolver ações de gestão de risco nas esferas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação para minimizar o impacto dos desastres sobre os animais. Para isso, serão estabelecidos protocolos e diretrizes para atuação integrada dos órgãos envolvidos, bem como para o recrutamento, capacitação e mobilização de voluntários especializados no manejo de animais em desastres.
Compõem a rede, além de Sedest, Defesa Civil e CRMV, o Instituto Água e Terra; a Secretaria de Segurança Pública, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e da Delegacia de Meio Ambiente; a Adapar, e o Conselho Regional de Biologia.
A coordenação estadual da Remad será formada por representantes dessas instituições, que se reunirão periodicamente para planejar, monitorar e avaliar as atividades. A rede também contará com um sistema de comunicação e informação que permitirá o compartilhamento de dados e experiências entre os participantes.
O secretário Valdemar Bernardo Jorge, de Desenvolvimento Sustentável, ressaltou que a Remad é uma rede colaborativa que conta com a participação de diversos setores da sociedade. “É uma iniciativa inovadora que mostra o compromisso do Paraná com a sustentabilidade e com a vida. A Remad vai fortalecer as capacidades de proteção aos animais. Além disso, as comunidades serão beneficiadas com um atendimento mais organizado e estruturado, com profissionais qualificados para o atendimento dos animais”, disse.
O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, afirmou que a rede se soma aos esforços de prevenção e mitigação dos danos em desastres, que contam com orientações às prefeituras e apoio com treinamentos e equipamentos.
“Essa rede vai somar à estrutura de atendimento aos desastres, ampliando o cuidado já existente. Ela reforça também a essência da Defesa Civil, que é a participação integrada entre órgãos públicos e sociedade civil em prol do bem maior que é a vida. O Paraná está mostrando mais uma vez sua capacidade de inovação, com uma estrutura que vai garantir o atendimento técnico e de qualidade no manejo de animais em desastres”, afirmou.
A Remad foi inspirada na Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER), que é uma rede de voluntários especializada em comunicação via rádio ligada à Defesa Civil que auxilia em situações de emergência. A REER existe desde 2002 e tem se mostrado eficiente e atuante ao longo dos anos, auxiliando no apoio específico aos desastres.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Por que os EUA “perdem” para o Brasil na quantidade de safras anuais?
Descubra por que a geografia e a tecnologia permitem ao Brasil superar os EUA na quantidade de safras anuais, mudando a economia do agronegócio global
Continue Reading Por que os EUA “perdem” para o Brasil na quantidade de safras anuais?
Mais da metade do café analisado em compras públicas apresenta fraude
Fiscalização identifica excesso de impurezas e matérias estranhas acima do limite legal em mais da metade do café adquiridos por órgãos públicos; apreensões já somam cerca de 40 toneladas em 2025
Continue Reading Mais da metade do café analisado em compras públicas apresenta fraude
Ladrões roubam mais de 120 búfalos em fazenda usando embarcação e rendem funcionários
Crime ocorreu às margens de um rio, no município de Porto de Moz (PA), e reforça a escalada de furtos e roubos de rebanhos na região amazônica; Ladrões roubam mais de 120 búfalos em fazenda usando embarcação
DL Mining launches Christmas Carnival Event: Double Earnings + Extra Cash Rewards, Helping Users Earn $2K Stable Daily Returns
Amid ETH/BTC’s market volatility, DL Mining today officially launched its ETH/BTC/USDT Contract Participation Platform, offering users a simple and efficient way to engage with the ETH/BTC market while enjoying predictable daily returns—without the risks and complexities of direct trading.
Aplicativo gratuito da Embrapa ajuda a planejar barragens no semiárido, o GuardeÁgua
O aplicativo GuardeÁgua está disponível gratuitamente para celulares com sistema Android, na Play Store, e também conta com versão web.
Gado evita área contaminada com plantas daninhas em 72% do tempo, diz estudo dos EUA
Pesquisa realizada no Missouri revela que a presença de invasoras altera o comportamento de pastejo dos bovinos, reduz o aproveitamento da forragem e gera perdas produtivas que vão muito além da queda na taxa de lotação





