
Contratação de fiscais e assistentes é o último passo no processo do reconhecimento internacional do Estado como área livre de febre aftosa sem vacinação.
O governo do Paraná publicou nesta sexta-feira (7) o edital do concurso público por meio do qual irá contratar 30 fiscais de defesa agropecuária e 50 assistentes de defesa agropecuária para o quadro da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). A contratação desses profissionais é considerada mais um passo no processo do reconhecimento internacional do Estado como área livre de febre aftosa sem vacinação.
Conforme o edital, os candidatos a fiscal de defesa agropecuária deverão comprovar formação em medicina veterinária (nível superior) e para os candidatos a assistente de defesa agropecuária o pré-requisito é ser formado em técnico agrícola ou técnico agropecuário (nível médio).
As inscrições poderão ser feitas entre 2 de março a 2 de abril, exclusivamente pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pelo concurso. A prova será aplicada em 10 de maio, nas cidades de Curitiba, Londrina e Cascavel.
A contratação desses profissionais era uma das duas últimas exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que o Paraná pleiteasse o reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação. Outra linha de ação foi a construção de três postos de fiscalização agropecuária, que reforçam a fronteira sanitária do Estado, por meio do controle de entradas e saídas de animais e produtos.
Todo esse processo contou com forte atuação do Sistema FAEP/SENAR-PR, do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná (Fundepec-PR) e das cooperativas representadas pelo Sistema Ocepar, que aportaram recursos em ações de defesa sanitária, inclusive para o custeio das obras de construção dos postos de fiscalização.
- Grupo Mira Transportes e Logística pede recuperação judicial após trajetória de 46 anos
- Frete rodoviário cai 0,54% em agosto, mostra IFR
- Nota da Afagro sobre a contratação de temporários
- Imposto Territorial Rural: prazo de declaração vence em 30 de Setembro; Veja as novidades
- Ação conjunta reduz em 95% infestação da podridão da uva madura em polo produtor paulista
Confira alguns detalhes do concurso público
Ambos os cargos têm carga-horária prevista de 40 horas semanais. O salário para os servidores de nível superior será de R$ 6.679,93 e, para os de nível médio, a remuneração prevista é de R$ 2.671,97.
Para o cargo de fiscal de defesa agropecuária, são 25 vagas destinadas à ampla concorrência, duas para pessoas com deficiência e três para afrodescendentes. Para os assistentes de defesa agropecuária, são 42 vagas para ampla concorrência, três para deficientes e cinco para afrodescendentes. O edital está disponível aqui.