Suplementação barata para o gado, veja como fazer!

Suplementação barata para o gado, veja como fazer!

PARTILHAR
Suplementação barata para o gado pode ser preparada a base de cana-de-açúcar! Foto Divulgação

O custo com nutrição dentro de uma propriedade pode representar quase 70%, buscar alternativas é importante. Por isso, veja uma forma de fazer uma suplementação barata para o gado!

A crise econômica enfrentada pelo país tem afetado diversos segmentos, até mesmo a agropecuária. Muitos produtores estão com dificuldades para manter seu negócio em operação. Um dos maiores conflitos encontrado pelos produtores é a nutrição. Essa pode representar quase 70% dos custos totais no caixa da fazenda. Qual estratégia podemos utilizar para fazer uma suplementação barata para o gado?

De acordo com o vídeo na matéria, criado pelo Canal Boi Saúde, ele apresenta uma forma de produzir uma suplementação barata para o gado. Uma fonte de energia muito utilizada no Brasil, mas que ainda geram dúvidas quanto ao seu uso, a cana-de-açúcar.

Diante disso, a dica é utilizar alternativas mais baratas para que a atividade não pare, independentemente da dificuldade financeira que esteja enfrentando. Vamos ver como preparar uma nutrição adequada utilizando um alimento barato e com alto rendimento de produção por hectare?

Uma solução é a suplementação barata para o gado que pode ser preparada pelo próprio produtor com recursos mais acessíveis. É uma alternativa muito boa para economizar na nutrição e servir um alimento de boa qualidade. Afinal,  sabe-se que a nutrição demanda um alto custo na propriedade.

É importante você servir ao seu animal cana de açúcar, ureia mais sulfato de amônia, que são os componentes que forma essa suplementação barata para o gado. Lembrando que o fornecimento deve passar por adaptação!

A cana é utilizada por ter uma quantidade de açúcar muito boa, o que dá energia para o gado, é um alimento que dá em qualquer solo brasileiro e você consegue plantar e colher 120 toneladas por hectares. Já a ureia tem fonte de nitrogênio não proteico muito boa que corrige a ausência de proteína que existe na cana.

Confira o vídeo com todos os detalhes preparados pelo Boi Saúde:

Receita para suplementação barata para o gado

A receita para a suplementação barata para o gado é preparar uma mistura de ureia com o sulfato de amônia. A quantidade é nove partes por uma, ou seja, nove partes de ureia para uma de sulfato de amônia.

Um exemplo é para cada quilo dessa mistura, 900 gramas de ureia e 100 de sulfato de amônia. Após a mistura, você focará na cana que deve ser cortada a cada três dias, o estoque pode ser feito, mas em um local protegido do sol e fresco, e picá-la em pedaços de 30 centímetros para oferecê-la ao gado no cocho.

Com a cana no cocho, você irá diluir a mistura de ureia e sulfato de amônia em água.

Na primeira semana, coloque 100 quilos de cana picada para meio quilo da mistura de ureia + sulfato. Segunda semana, 100 quilos de cana para um quilo da mistura. Essa é uma estratégia para servir e também adaptar o animal para essa suplementação barata para o gado.

Lembre-se, mantenha o cocho com sal mineral de preferência com algum aditivo como virginiamicina ou monensina sódica para ajudar na absorção na matéria seca dessa suplementação.

Compre Rural com informações do Boi Saúde.

Não esqueça de ver essa matéria e se planejar para não faltar volumoso para o gado:

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com