
O Brasil tem colocado à disposição da AIM4C sua experiência no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a agricultura, baseada em pesquisa científica, tecnologia e inovação.
São Paulo, 22 – O secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Fernando Camargo, participou nesta segunda-feira (21) da primeira reunião de alto nível de governo da Agriculture Innovation Mission for Climate (AIM4C), reunida em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Em nota, a pasta diz que a AIM4C é uma iniciativa voluntária, criada em 2021 e capitaneada pelos Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos, que tem como objetivo promover investimentos públicos e privados voltados à inovação e ao fortalecimento da sustentabilidade dos sistemas produtivos de alimentos em face dos desafios ambientais. Com vigência para o período de 2021-2025, atualmente a iniciativa conta com a adesão de 40 países.
Segundo Camargo, o Brasil tem colocado à disposição da AIM4C sua experiência no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a agricultura, baseada em pesquisa científica, tecnologia e inovação, cujas bases foram semeadas há 10 anos com criação do Plano de Agricultura de Baixo Carbono, cujas tecnologias, cientificamente mensuradas, se mostraram altamente eficientes do ponto de vista ambiental, social e econômico.
- Cavalo de R$ 12 milhões morre com suspeita de intoxicação por ração e expõe crise sem precedentes na equinocultura
- PBR Team Series: Brasileiros são maioria na nova temporada da liga PBR
- ABIPESCA emite nota sobre impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos ao pescado brasileiro
- DATAGRO: Trump anuncia tarifa de 50% sobre todas as exportações do Brasil aos EUA
- BC só publicará nova carta em abril, caso IPCA continue acima do teto
“As diversas políticas públicas em implementação no país nos possibilitam contribuir com o mundo tanto na garantia da segurança alimentar da população crescente, quanto no desenvolvimento sustentável. A complementaridade dessas políticas tem fortalecido no Brasil uma agricultura totalmente adequada aos desafios das mudanças climáticas ao produzir cada vez mais, utilizando os recursos naturais de forma inteligente, conservando sua biodiversidade e gerando emprego e renda em diversos setores da economia como contraponto à pobreza”, diz o secretário na nota.
No encontro, além da apresentação dos novos avanços de articulação da AIM4C, a iniciativa discutiu as prioridades para a COP-27 e lançou nova modalidade de cooperação intitulada “AIM for Climate Ideations”.
Fonte: Estadão Conteúdo