Pecuária perde criador referência do Gir Leiteiro e Girolando

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, através de seu site, comunica o falecimento do pecuarista José Coelho Victor nesta manhã de quarta-feira (5)

A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) lamenta o falecimento do pecuarista José Coelho Victor, referência na criação de Gir Leiteiro e Girolando, ocorrido na manhã desta quarta-feira (5), aos 91 anos de idade. Conhecido carinhosamente como Zé do Cabo Verde, José atuou como presidente do Sindicato Rural de Passos (MG) e foi associado à ABCZ por mais de 20 anos. Apaixonado pela raça Gir desde a infância, contava relatos sobre o touro indiano Cariá, adquirido por seu pai.

José Coelho é detentor do título de Melhor Criador do Ranking Nacional do Gir Leiteiro 2017/2018, expedido pela Associação Nacional dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL). Possuiu inúmeras matrizes Grandes Campeãs e recordistas de produção leiteira, consolidando a reconhecida seleção genética da Fazenda São José do Can Can, do Grupo Cabo Verde, nos cenários nacional e internacional.

“Um homem digno e honrado, que escreveu com letras de ouro a sua história. Seu nome ficará eternamente gravado em nossa memória e na pecuária brasileira. Obrigado pelos exemplos e ensinamentos”, comunicou seu filho, Maurício Coelho.

Quem também lamentou a partida do pecuarista foi a Alta Genetics. Patriarca do Grupo Cabo Verde, José Coelho foi um dos pioneiros na técnica de inseminação artificial no Brasil e é uma grande referência na criação de Girolando e Gir Leiteiro. A Alta se orgulha desse importante parceiro, que é uma grande referência na criação de Girolando e Gir Leiteiro, e deixa um legado inestimável para a pecuária brasileira.

“Um homem digno, honrado, que escreveu com letras de ouro a sua história. Seu nome ficará eternamente gravado em nossa memória e da pecuária brasileira. Obrigado pelos exemplos e ensinamentos”, agradeceu o filho, Maurício Silva Coelho, atual responsável pelo Grupo Cabo Verde.

Foto: Divulgação

Registro: Abaixo temos José Coelho Vitor com a Bi-Recordista de produção Jiba FIV de Brasília (Jaguar x Enamorada – Oxalufã de Bras).

José Coelho Victor - pecuarista can can grupo cabo verde
Foto: Divulgação

MELHOR CRIADOR NACIONAL 2017/18

José Coelho Vitor já conquistou o título mais importante do Ranking do Gir Leiteiro. Além do Título de Melhor Criador, a Fazenda São José do Can Can, Grupo Cabo Verde, recebeu ainda outras premiações na festa de encerramento do Ranking da ABCGIL em Uberaba MG, no dia 29 de Setembro. Títulos obtidos:

  • Melhor Criador e Melhor Expositor do Ranking Mineiro 2017/18,
  • Melhor Macho do Ranking Mineiro com o Reprodutor Condesso FIV Cabo Verde,
  • 3o Melhor Expositor Nacional e a Campeã Vaca Jovem do Concurso Leiteiro na Expogil, se consagrou como a matriz que mais se aproximou do recorde de produção no evento.
  • A Seleção Can Can possui Recordistas de produção em Concursos Leiteiros, Grandes Campeãs e Matrizes Modelos da Raça.

“O Grupo Cabo Verde possui uma história de mais de 70 anos, pautada no compromisso, primando pela aproximação com os parceiros. Referência internacional na pecuária leiteira tropical. ‘Nosso sucesso está baseado no tripé: fé, família e trabalho!” – trecho retirado das redes do grupo.

José Coelho Vitor aprimorou-se na “arte de fazer cruzados” à frente do grupo Cabo Verde, com sede em Passos, sudoeste de Minas Gerais, uma das dez maiores bacias leiteiras do País. Foi um dos pioneiros do cruzamento de Gir com Holandês, que dá origem ao Girolando, hoje a raça leiteira mais vendida no País. Tal talento para usar a heterose como ferramenta foi empregado por Coelho Vitor também para outra finalidade: produzir tourinhos e bois gordos no Pará, faceta que poucos conhecem. “Sempre fui bom produtor de gado leiteiro, mas também sei fazer uma bezerrada de corte de dar gosto”, diz o criador.

Ha mais de quatro décadas, ele faz ciclo completo no sul do Estado, de onde tira 4.000 bois por ano, 80% deles exportados vivos e o restante direcionado para abate em frigoríficos regionais. Essa longa experiência com gado de corte acabou por conduzi-lo a seleção de uma raça ainda pouco difundida na região: o Tabapuã. Atualmente, todo o projeto pecuário de José Coelho Vitor tem por base dois pilares: essa raça zebuína forjada no Brasil e o Nelore, que ele cria em dois complexos rurais. O primeiro, o Santa Lúcia, é formado por cinco fazendas limitrofes que totalizam 15.000 hectares, em Curionópolis. O segundo, a Fazenda Serra Azul, de 7.500 hectares, fica em Marabá.

O rebanho puro Tabapuã, que leva a marca “Cabo Verde”, é mantido no complexo Santa Lúcia. São quase 500 reprodutores por safra, comercializados na fazenda e em leilões nas exposições de Xinguara, Redenção, Marabá, Parauapebas e São Felix do Xingu. Hoje, 40% dos tourinhos Tabapuã são adquiridos de forma direta, por pecuaristas que reconhecem a qualidade genética dos animais da marca Cabo Verde, uma das mais conceituadas do País, devido principalmente a quesitos como ganho de peso e precocidade.

A ABCZ e CompreRural solidarizam-se com a família e amigos e lamenta a perda inestimável para a pecuária zebuína nacional.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM