Pecuarista cria o maior e mais agressivo gado do mundo, conheça a raça

Já pensou criar animais que superam dois metros de altura e pesam mais de 1,5 toneladas? Conheça a raça Chianina, sua origem histórica, características impressionantes e os desafios enfrentados por criadores na Itália.

Quando avistado de longe, o gado da raça Chianina pode parecer uma raça bovina comum. No entanto, ao chegar mais perto, fica evidente por que essa raça é conhecida como “o gigante branco”: touros que chegam a medir 2 metros de altura, pesar até 1,8 toneladas e produzir carne de alta qualidade. Ao mesmo tempo, a raça também carrega a fama de ser uma das mais agressivas do mundo, exigindo manejo cuidadoso por parte dos pecuaristas.

Nesse conteúdo, trazido com exclusividade pelo Portal do Compre Rural, com informações do The Fence Post, apresentamos a história do pecuarista que cria o maior e mais agressivo gado do mundo, a raça Chianina. Além disso, vamos contar sobre a origem da raça, características e outras informações. Confira a seguir!

Origem e evolução do gado Chianina

Originário da Itália, a raça Chianina tem uma história que remonta a mais de 2.200 anos. Inicialmente criado para trabalhos de tração, sua imensa estrutura física era utilizada para arar terras. Com o passar do tempo, a raça passou a ser valorizada pela produção de carne.

Com taxas de crescimento superiores a 2 quilos por dia e rendimento de carcaça entre 60% e 65%, o Chianina é referência em eficiência produtiva. Bezerros da raça nascem com cerca de 50 quilos e atingem o peso de abate ideal, de 650 quilos, aos 16-18 meses.

Chianina em fuga na Fazenda Isola

A criação moderna: Fazenda Agricola Collivecchi

Um exemplo do manejo do gado Chianina é a Fazenda Agricola Collivecchi, localizada na região da Úmbria, na Itália. Administrada pelos irmãos Daniele e Dario Mecarelli, a propriedade combina tradição e inovação em seus 440 hectares, que incluem áreas de pastagem, cultivo de trufas, oliveiras e produção de carne bovina.

Daniele Mecarelli administra 70 gados Chianina em sua fazenda na região de Umbria, na Itália. Foto de Chris McCullough
Chianina

Atualmente, o rebanho da fazenda conta com 70 cabeças de gado, sendo 31 vacas, 12 novilhas, 24 animais para engorda, duas novilhas jovens e um touro. A fazenda também integra atividades turísticas, como uma pousada e restaurante, que geram 50% da renda familiar.

Daniele Mecarelli explica que a raça é extremamente resistente e adaptável: “O gado Chianina é excelente para pastagens ao ar livre, tolera bem o calor – temperatura da região é diferente das médias no Brasil – e tem alta resistência a doenças e insetos. Porém, é uma raça agressiva, o que exige um manejo atento, especialmente durante a reprodução.”

É uma raça agressiva, o que exige um manejo atento, especialmente durante a reprodução, destaca Daniele Mecarelli, criador da raça