
Compromisso firmado com a MPF inclui remoção de cercas e construções irregulares. Prazo para a retirada dos búfalos é de até oito meses.
Cerca de 2 mil búfalos serão retirados do leito assoreado do rio Araguari, localizado no leste do Amapá, após um acordo firmado entre um pecuarista e o Ministério Público Federal (MPF). O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado prevê a retirada dos animais e de estruturas irregulares, permitindo a regeneração da área degradada.
O prazo estipulado para o cumprimento das medidas é de oito meses. Além da remoção dos búfalos, o pecuarista deve desmontar cercas e outras construções que tenham invadido o antigo leito do rio. A fiscalização do cumprimento do acordo será feita por órgãos ambientais, incluindo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Superintendência do Patrimônio da União no Amapá (SPU-AP) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amapá (Sema).
Relatórios técnicos do ICMBio apontam que o assoreamento do baixo curso do rio Araguari se intensificou ao longo dos anos, principalmente devido à interferência humana, como a construção de usinas hidrelétricas e a expansão da pecuária bubalina. O processo resultou na formação de grandes áreas secas, que passaram a ser utilizadas irregularmente para a criação de animais.
Essa prática compromete ecossistemas sensíveis, como manguezais e pântanos salinos, que são áreas de preservação permanente (APPs). Além disso, durante fiscalizações, técnicos do ICMBio encontraram cercas, cadeados e porteiras nessas áreas, bloqueando o acesso da população a um território pertencente à União.
Caso o pecuarista não cumpra as exigências estabelecidas no TAC, o MPF poderá aplicar multas e até propor uma ação judicial para garantir a execução das medidas. O compromisso firmado também obriga o criador a impedir o retorno dos búfalos à área assoreada do rio e ao interior da Reserva Biológica (Rebio) do Lago Piratuba.
O MPF também recomendou que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro) adotem medidas contra a criação irregular de búfalos na região. Além disso, frigoríficos do estado foram orientados a suspender o abate e a comercialização de animais provenientes dessas áreas de proteção ambiental.
Com a remoção dos búfalos e das estruturas irregulares, espera-se que a área degradada possa iniciar um processo de recuperação ambiental, contribuindo para a preservação dos ecossistemas afetados e garantindo o acesso da comunidade ao território protegido.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Laticínios em MS alertam para risco de colapso e cobram apoio do governo
Setor de laticínios em MS enfrenta queda histórica na produção, concorrência desleal e pede medidas emergenciais; Entre 2010 e 2023, a produção de leite no Estado caiu quase 40%, passando de 511,3 milhões para 307,1 milhões de litros.
Continue Reading Laticínios em MS alertam para risco de colapso e cobram apoio do governo
Colheita de trigo ganha ritmo no Paraná e cotações recuam
Vendedores passam a ficar mais ativos no mercado spot. Já compradores estão retraídos, indicando estar abastecidos com cereal importado.
Continue Reading Colheita de trigo ganha ritmo no Paraná e cotações recuam
Produtor mineiro recebe visita da embaixadora do Queijo após prêmio histórico
Jayme Porfírio Mendes venceu em junho o primeiro Super Ouro conquistado pelo Brasil na ExpoQueijo
Continue Reading Produtor mineiro recebe visita da embaixadora do Queijo após prêmio histórico
Comissão aprova programa para facilitar instalação de placa solar por agricultor familiar
O projeto de lei cria um programa para estimular a instalação de sistemas fotovoltaicos por agricultores familiares.
Processamento de soja nos EUA cai 3% em agosto ante julho mas é recorde para mês
O volume representa queda de 3% ante julho, quando o esmagamento totalizou 195,7 milhões de bushels (5,33 milhões de toneladas).
Continue Reading Processamento de soja nos EUA cai 3% em agosto ante julho mas é recorde para mês
Justiça proíbe uso de herbicida 2,4-D no RS e gera embate entre agricultores; entenda
Decisão atende a produtores de uva e maçã, mas preocupa setor de grãos às vésperas da safra; enquanto isso, Justiça proíbe uso de herbicida 2,4-D em diversas regiões do Rio Grande do Sul