
Utilizar mecanismos para proteção de preços à favor do pecuarista é algo fundamental, principalmente diante de cenários tão fragilizados como os vividos pelo mercado do boi gordo neste ano.
A pecuária de corte está cada dia mais aprimorada e, com isso, aqueles que não gerenciam de forma correta a atividade estão fadados ao declínio. Utilizar mecanismos para proteção de preços à favor do pecuarista é algo fundamental, principalmente diante de cenários tão fragilizados como os vividos neste ano. Por isso, travar o boi é uma ferramenta para buscar margens, e não para ter preços mais altos.
Os valores de toda a cadeia pecuária nacional recuaram ao longo de maio devido à maior oferta de animais neste final de safra, com grande pressão das indústrias. No caso do boi gordo, a tendência de queda nos preços vem se manifestando há pelo menos um ano, segundo observado um recuo de 22% nos preços da arroba neste período. Vamos abordar, neste conteúdo, uma das formas de como o pecuarista faz para travar preços do boi.
Assim como as ações são negociadas na Bolsa de Valores, o boi gordo também pode ser por meio dos contratos futuros. Neste caso, o preço do boi é cotado por arroba e cada contrato é composto por 330 arrobas. Todos os vencimentos são negociados, mas, na maior parte do tempo, o contrato Outubro (V) é o de maior liquidez.
Segundo o analista da Agrifatto, Yago Travagini, “a primeira dica é abrir uma conta em uma corretora ou um banco que tenha acesso à B3 para conseguir negociar o seu lote de animal. O mínimo necessário são 330 arrobas para serem negociadas, o que dá em torno de 18 a 20 animais. Assim, é possível negociar os seus animais antecipadamente”.
O código do boi é: BGI + mês de vencimento + ano. Exemplo: BGIV15 – Boi com vencimento em outubro de 2015. Com esses dados, fica mais fácil decifrar o código sem precisar sofrer com isso. Mas como funciona este mercado? No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.
De forma geral, os contratos futuros de boi gordo são acordos de compra e venda de arrobas desse animal, em uma data futura, por um preço preestabelecido no momento da negociação. Quem negocia esse ativo, no geral, tem o intuito de evitar as oscilações dos preços, determinando-o no momento da negociação, por meio do mercado futuro.
É importante ressaltar que, o comprador não precisa adquirir os animais, assim como o vendedor não precisar entregar. O que é negociado são os preços da arroba de uma data futura, sem a real necessidade de levar os animais para casa, transportá-los, distribuí-los ou entregá-los a terceiros. Dentre as vantagens deste mercado, temos: tende a seguir longas tendências, é o contrato futuro mais alavancado do meio e respeita os pontos gráficos.
De acordo com a ModalMais, o que envolve essa negociação é a definição do preço da arroba líquida do animal em data futura. O contrato faz referência à carcaça do animal bovino macho, castrado e bem-acabado, criado em pasto ou em confinamento, com 16 arrobas líquidas – ou mais – de carcaça e no máximo 42 meses de idade.
Cada contrato equivale à negociação de 330 arrobas líquidas – sendo que cada arroba líquida equivale a 15 quilos. Ou seja, cada contrato negocia o equivalente a 4.950 quilos desse ativo objeto. Para investir, basta entrar em contato com o banco de investimentos, solicitar que sejam alocadas as garantias necessárias sobre a quantidade de contratos que você deseja posicionar-se, inserir o código do ativo na plataforma de negociações ou no Home Broker e, então, enviar a ordem.
Segurança para o Pecuarista do Brasil
A garantia de segurança financeira para produtores e compradores de bovinos é outro ponto positivo de se investir no Boi Gordo. Através desse mercado futuro, os produtores de bovinos ficam protegidos de quedas muito bruscas de preço da carne bovina e do gado.
Com a injeção de capital num mercado promissor como a bovinocultura de corte a economia nacional se desenvolve com mais segurança.
Por outro lado, os investidores tem uma boa chance de lucrar. Através do Mercado BM&F, pessoas comuns com coragem para arriscar alguns milhares de reais podem lucrar quantias variadas, a depender de quanto estiverem dispostas a pôr em risco na compra dos contratos, que inclusive possuem uma boa margem de alavancagem.
OS investimentos no Boi Gordo são uma questão de compra e venda com expectativa especulativa. Uma oportunidade de lucro e uma possibilidade de injeção de capital num mercado promissor que é a pecuária de corte bovino.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Comercialização antecipada de soja de MT segue atrasada, aponta Imea
Entre as regiões do Estado, o maior avanço mensal foi observado no oeste, com alta de 6,57 pontos percentuais, seguido pelo centro-sul e Médio-Norte.
Continue Reading Comercialização antecipada de soja de MT segue atrasada, aponta Imea
“FPA vai trabalhar para fechar as portas para o crime no campo”, afirma Lupion
Para o presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), o Brasil vive sob ameaça constante do crime organizado, inclusive nas cadeias produtivas.
Continue Reading “FPA vai trabalhar para fechar as portas para o crime no campo”, afirma Lupion
Tegram movimenta em agosto 1,75 milhão de t de soja e milho
No acumulado do ano, 148 navios foram carregados com 10 milhões de toneladas de grãos, sendo 9,23 milhões de toneladas de soja.
Continue Reading Tegram movimenta em agosto 1,75 milhão de t de soja e milho
Crise mundial na produção de cacau abre novas possibilidades ao Brasil
Com manejo correto e o uso de tecnologias como a irrigação localizada, Estado do Ceará acelera a retomada da cultura no País e ganha protagonismo podendo alavancar produtores brasileiros no cenário internacional.
Continue Reading Crise mundial na produção de cacau abre novas possibilidades ao Brasil
Com aumento de 10%, movimentação de grãos e farelos na VLI é recorde no primeiro semestre
No total, a companhia transportou 11,9 milhões de toneladas desses insumos, total 10% maior do que o registrado no mesmo período de 2024.
Força-tarefa apreende baterias de carro e centenas de caixas de cerveja fraudada
Operação no Baixo Amazonas apreende mercadorias irregulares avaliadas em quase R$ 182 mil
Continue Reading Força-tarefa apreende baterias de carro e centenas de caixas de cerveja fraudada