Pecuaristas se unem e criam balizador de preços da arroba

Pecuaristas se unem e criam balizador de preços da arroba

PARTILHAR
nelore-marca-11
Foto: Nelore Marca 11

Ferramenta criada pelo Grupo Pecuária Brasil (GPB) informa em tempo real os valores de comercialização da arroba praticados pelo Brasil afora.

Os valores da arroba praticados em todo Brasil dependem de um diferencial entre a praça pecuária de São Paulo e outra praça pecuária qualquer. Esta diferença de cotações é determinada por vários fatores. Além da situação de oferta em ambas as regiões (a praça e São Paulo), tem-se a demanda por gado em cada local.

Levando isso em consideração um grupo de pecuaristas uniram-se e criaram uma ferramenta independente e sem fins lucrativos para ajudar o pecuarista na hora de decisão de onde e quando enviar seus animais para o abate.

A ferramenta chama-se Balizador GPB, as informações geradas são fiéis e produzidas pelos próprios envolvidos pela comunidade, que diariamente informam valores de comercialização dos seus animais.

Vantagens do Balizador GBP 3.0

O balizador é único e exclusivamente alimentados por pecuaristas atuantes no mercado, não há participação da indústria em nenhum dos processos. Os índices gerados consideram até frigoríficos com inspeção estadual (SISP), o acesso as informações geradas é em tempo real, não em seis meses após a negociação.

As informações fornecidas pelos pecuaristas tem sigilo total garantida pelo grupo, confira algumas outras vantagens:

  1. Fim da caixa preta: o pecuarista passa a entender a composição do preço final
  2. Conhecer melhor os valores que estão sendo negociados pelos frigoríficos Brasil afora, principalmente bonificação Europa e Cota Hilton;
  3. Visualização da quantidade de negócios por praça ou estado;

Confiança e credibilidade

A iniciativa tem apoio forte de várias instituições gerando grande credibilidade, dentre elas está a Associação Nacional da Pecuária Intensiva (ASSOCON), Sociedade Rural Brasileira (SRB), Scot Consultoria, Beef Radar e Z1 Consultoria.

Confira um vídeo, onde o presidente do movimento explica como usar a ferramenta:

logo grupo pecuaria brasil gpb
Grupo Pecuária Brasil (GPB)

Grupo GPB

O GPB é o Grupo Pecuária Brasil, de Baurú/SP, criado por Oswaldo Furlan (em 04/04/14) e que hoje reúne cerca de 1.250 pecuaristas e pessoas ligadas ao pacote tecnológico, em 151 cidades e 3 países. Atualmente o grupo usa o aplicativo Telegram (similar ao WhatsApp). O grupo está coligado a outros 42, formando uma teia de mais de 7.500 integrantes, contando com 98% de “aprovação” e hoje conta com uma representatividade nacional.

Atualmente o grupo está passando por uma institucionalização e seguirá sem fins lucrativos, criado de produtor para produtor, através de parceiros entregam aos produtores várias soluções:

  • Compras/vendas coletivas;
  • Balança do produtor (SP);
  • Compartilhamento de informações;
  • Serviços;
  • Notícias;
  • Experiências e aprendizados, etc.

Caso seja pecuarista e esteja interessado é necessário entrar em contato com um dos moderadores do grupo, Beto Zillo (+55 14 9 9762 8515 – entrar em contato somente através do Telegram) informando seu nome completo e qual grupo de pecuária você participa.

Com informações do Notícias do Front e Grupo GPB

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com