Pelagem de equino intriga internautas

Imagem de equino viralizado na internet intriga internautas por todo o Brasil; Qual a raça e tipo do animal, seria um zebriano, zebroide, bardoto, zebralo ou algum híbrido?

Indiferente de qual seja a definição exata do equino retratado na foto, uma coisa podemos afirmar, é de uma beleza estonteante. O amor pelos equinos e muares, de todos os tipos, pelagens e raças é um dos elementos mais importantes para quem vive no campo, o equino, companheiro de lida, faz parte do dia-a-dia dos homens e mulheres do campo.

Sabemos que equinos e muares não são adorados apenas pela força na a lida e habilidade nos esportes, pois a beleza também é importante na para valorar os equinos. É aí que a pelagem se torna um fator determinante, pois é ela que dá o diferencial de beleza e exotismo aos cavalos. Inclusive recentemente a pelagem rara faz cavalo viralizar na internet.

A pelagem está para os equinos como a impressão digital está para o ser humano. Ou seja, a cor dos pelos é uma parte única e determinante da constituição física de um cavalo. Não apenas por isso, a pelagem equina é valorizada e apreciada por especialistas e leigos.

São inúmeras as cores na pelagem equina. Essa variedade é causada pelas possibilidades de combinação proporcionadas pelos genes que determinam a cor do pelo equino. Embora existam mais de 70 categorias de pelagem equina, sabe-se que as cores base são castanha, avermelhada (alazã) e preta. As demais pelagens são variações dessas cores “primárias” ou cores formadas por genes de despigmentação que formam as cores claras.

A pelagem do animal em destaque na foto, aparentemente uma mula, pode ser uma peculiaridade da natureza, uma simplesmente uma pelagem exótica. Neste caso existe a pelagem zebrado, quando os cavalos apresentam estrias negras nas canelas, lembrando a pelagem das zebras.

Alguns outros internautas disseram que tratava de um zebralo, espécie híbrida, resultado do cruzamento entre uma égua e um macho de zebra, como todos os híbridos, o animal nasce é estéril.

Foto: Divulgação

Ambos, os cavalos e zebras, pertencem à genus Equus, o que pode ser cruzada entre si para produzir híbridos. Um cavalo tem 64 cromossomos, ao passo que uma zebra tem 32, 44 ou 46, dependendo da espécie. Sua aparência aproxima-se mais do cavalo, mas é possível distingui-los pelas listras presentes nas pernas e algumas vezes na parte de trás do pescoço e flancos.

Falando em zebra, aqui no CompreRural nós já relatamos um caso curioso da zebrinha Tira, ela nasceu com “uma pelagem bem diferente do normal”, o fotógrafo australiano Frank Liu registrou algumas fotos.

Foto: Frank Liu

A descoberta foi feita por um guia na reserva do Parque Nacional Mara Maasai, possivelmente fruto de alguma mutação genética. O guia conta que alguns anos atrás eles tiveram um caso parecido e que o animal mantém as características da pelagem até hoje.

zebroide Semelhante a zebra, até tem a natureza ou a aparência da zebra, contudo, é um híbrido
Foto: Divulgação

Seria um Zebróide?

O Zebróide nada mais é que o cruzamento entre uma zebra e um outro animal do gênero Equus. Esses híbridos assemelham-se fisicamente, sobretudo, aos seus progenitores não-zebras. Mas possuem as listras características. Em primeiro lugar, o que diferencia o Zebroide da Zebra são as listras, que geralmente não cobrem o corpo todo. De tal forma que podem estar confinadas às patas.

Ou um Zorse?

O termo Zorse é usado para descrever o cruzamento de um garanhão/zebra com uma égua/eqqus. Conforme o Lovelongears, outros termos também são vistos:  Zony (zebra x Pony) ou Zeony. Os garanhões da zebra são usados ​​principalmente para essa criação híbrida. Contudo as éguas de zebra são destinadas para a produção de raça pura. O mais comum mesmo é cruzar com cavalos ou burros para produzir o Zebroide.

Além das listras citadas acima, as orelhas também diferem um pouco. A maioria dos híbridos se parece com um burro ou cavalo contendo as listras das zebras. Por isso as características das orelhas, pescoço e outras partes são passadas de forma mais acentuada.

Pelagem zebrado

A pelagem zebrado destaca-se muito, até por conta da sua raridade. Outra pelagem extremamente rara está atribuída à raça Quarto de Milha, chamada de Brindle ela é normalmente associada ao quimerismo raro, fenómeno é quando um indivíduo é formado a partir de duas linhas celulares diferentes e possui dois tipos diferentes de DNA.

Incontinência Pigmentar (IP) faz com que áreas de pigmentação mais escura que seguem as linhas de Blaschko, produzindo um padrão muito semelhante ao das quimeras. As fêmeas que herdam a mutação nascem rajadas, enquanto na maioria os machos morrem no útero e homozigótica letal em ambos os sexos, raramente os machos sobreviverem.

Recentemente nasceu uma égua no Brasil com as características. O nome dela é Tigresa Dash, o proprietário é Hiago Moraes as fotos são de Ana Clark.

Tigresa-Dash-egua-quarto-de-milha-quimerismo-brindle
Foto: Ana Clark

Indiferente de qual definição teremos do animal em destaque o importante é que aparentemente é um animal saudável e que dará muitas alegrias ao seu criador.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM