
‘Grande perigo’: Inmet emite alerta de temperatura extrema para 263 cidades; Maioria dos municípios afetados são do estado do Mato Grosso, mas localidades em Rondônia, Pará, Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul também serão atingidas. Veja previsão para final de semana
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de temperaturas extremas (“grande perigo”) para 263 cidades do país, a maioria delas concentradas no estado do Mato Grosso, além de outras em Rondônia, Pará, Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul. O órgão ainda afirma que outros estados do país estão sob alerta de “perigo”: Acre, Amazonas, Minas Gerais e São Paulo.
O aviso vale das 18h01 desta sexta-feira (20) até as 18h da próxima segunda (23). Estão incluídas áreas do Pará, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. As temperaturas nessas localidades devem ficar 5 °C acima da média por mais de cinco dias consecutivos, trazendo riscos à saúde de pessoas e animais.
O Instituto de Meteorologia Nacional (Inmet) emitiu um alerta por conta da onda de calor, que representa risco à saúde por poder elevar a temperatura 5°C acima do esperado para essa época do ano. O aviso do Inmet tem validade até o domingo.
A faixa de calor mais intenso neste fim de semana se estende desde a região central do Mato Grosso, passa pelo Tocantins, e chega à região Nordeste. As temperaturas elevadas também serão sentidas em Palmas e Teresina (38°C de máxima). Das demais capitais da região, no entanto, apenas Salvador (31°C) e São Luís (33°C) também superam a marca dos 30°C no sábado. No domingo, Teresina pode marcar 37°C.
No Sudeste, o tempo abafado vem acompanhado de pancadas de chuvas que devem continuar ao longo do final de semana. Na cidade do Rio, as máximas não passam dos 25°C, ficando acima apenas de Florianópolis (22°C) e Curitiba (21°C), na região Sul, e de São Paulo (21°C). Todas estas capitais deverão ter céu nublado e chuva fraca ao longo de todo o sábado, com pancadas de chuvas durante o dia.
Em Cuiabá, a máxima pode chegar aos 44°C, mas há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. Em Campo Grande a chuva vem com mais intensidade e acompanhada de raios, mas as máximas não superam os 35°C. A previsão é a mesma para Goiânia, que terá máxima de 36°C, e para Brasília, com máxima de 31°C.
Na região Norte, as temperaturas serão altas em todas as capitais. No sábado, Macapá, com máxima de 34°C, Belém e Rio Branco, 35°C, serão as cidades em que o calor será menos intenso. Boa Vista pode registrar 37°C no domingo.

Fim de semana com muito calor em todo o País
Confira as áreas incluídas no alerta da onda de calor por estado
Mato Grosso
- centro-sul
- nordeste
- norte
- sudeste
- sudoeste
Mato Grosso do Sul
- leste
- centro-norte
- Pantanal
- sudoeste
Rondônia
- leste
- Madeira-Guaporé
Pará
- sudoeste
- sudeste
Tocantins
- porção ocidental
Goiás
- norte
- sul
- noroeste
- centro
Recordista mundial da raça nelore, touro Fenômeno alcança valorização de R$ 4,8 milhões; vídeo
Negociação histórica reforça o papel do melhoramento genético na pecuária de corte e projeta o Brasil como potência mundial na seleção da raça Nelore; Touro Fenômeno bate recorde e é valorizado em R$ 4,8 milhões
São Paulo registra primeiro caso de gripe aviária em ave silvestre
Marreca-caneleira encontrada em Diadema testa positivo para Influenza Aviária; foco de gripe aviária não afeta status sanitário do Brasil
Continue Reading São Paulo registra primeiro caso de gripe aviária em ave silvestre
IHARA lança dois fungicidas com moléculas inéditas no Brasil para as culturas da maçã, melão e uva
Tecnologias exclusivas controlam doenças com mais eficácia e segurança para exportação, elevando a qualidade e o valor das frutas brasileiras.
Conheça as espécies de maracujá mais cultivadas no Brasil
Espécies silvestres como o maracujá-da-caatinga e o maracujá-pérola são essenciais para o futuro da cultura, elas apresentam alta tolerância a pragas e doenças, sendo utilizadas em programas de melhoramento genético para tornar o maracujá-azedo mais robusto e produtivo
Continue Reading Conheça as espécies de maracujá mais cultivadas no Brasil
IA para vacas: como os robôs estão mudando a pecuária leiteira
Tecnologia vestível, sensores e inteligência artificial prometem revolucionar a pecuária leiteira com foco no manejo, reduzindo custos e melhorando a saúde animal.
Continue Reading IA para vacas: como os robôs estão mudando a pecuária leiteira
Conheça a maior fábrica de ferraduras do mundo; Vídeo
No coração da Serra Fluminense, uma empresa brasileira domina o mercado global com inovação, tradição e mais de 16 milhões de peças produzidas por ano; Ela é a maior fábrica de ferraduras do mundo
Continue Reading Conheça a maior fábrica de ferraduras do mundo; Vídeo