
A coleta dos dados foi feita no Piauí, técnicos da Companhia investigam as intenções de plantio para a safra de verão 2021/2022.
A coleta de dados para o 1º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022 foi iniciada nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em todo o país. Seguindo o planejamento das pesquisas de safra, o trabalho no Piauí será realizado remotamente, com produtores, cooperativas, associações, empresas de consultoria do agronegócio, revendas, empresas de assistência técnica e extensão rural, dentre outros.
Durante o estudo, técnicos da Companhia investigam as intenções de plantio para a safra de verão 2021/2022, com informações sobre a área a ser plantada, pacote tecnológico utilizado, financiamento de custeio e outros aspectos acerca das culturas de soja, milho, arroz, feijão, algodão e sorgo.
“Normalmente o plantio inicia no final do mês de outubro, conforme calendário agrícola local, por isso a pesquisa no estado, nesse primeiro momento, concentra-se mais nas intenções de plantio”, informa o superintendente da Conab no Piauí, Danilo Viana. “Como a atualização da safra pela Companhia é mensal, vamos apurando as estimativas a cada levantamento.”
- Clima: 100 mm de chuvas no Sul, granizo no Sudeste e Centro-Oeste quase em 40 ºC
- Suplemento eleva em até 16% a taxa de prenhez de vacas
- R$ 240/@: Boi gordo vai disparar nesta semana, veja os motivos
- Maior pecuarista do mundo supera 500.000 bovinos e 6,5 milhões de hectares
- Banco coloca R$ 240 bilhões disponíveis para o agronegócio
Na conclusão da safra passada (2020/2021), a produção piauiense de grãos sofreu fortes reduções nos cultivos de algodão, sorgo, feijão e milho 1ª safra, e fechou o ciclo com volume total previsto em 5 milhões de toneladas de grãos. No entanto, outras culturas tiveram acréscimo expressivo de área, como a soja e o milho 2ª safra, o que refletiu também no aumento da área total cultivada no estado.
Para a nova safra (2021/2022), os municípios acompanhados na coleta de dados nesta etapa são Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Santa Filomena, Corrente, dentre outros. A pesquisa foi iniciada no dia 19/09 e segue até este sábado (25). A divulgação dos resultados desta pesquisa será realizada no dia 7 de outubro, durante o 1º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022.
Fonte: Conab