Pesquisa: Caiado sai na frente na corrida entre “sucessores” de Bolsonaro

Avaliação de 86% de aprovação do governador de Goiás em seu estado, Ronaldo Caiado, supera “concorrentes” Ratinho Júnior (PR), Tarcísio de Freitas (SP) e Romeu Zema (MG)

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que já se declarou pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2026, é o mais bem avaliado entre os principais nomes de gestores estaduais identificados com o bolsonarismo. É o que mostra um levantamento da Genial/Quaest, divulgado na última semana, com a avaliação dos eleitores de Goiás, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

De acordo com a pesquisa, Caiado obtém a aprovação de 86% da população goiana – ou seja, quase 9 de cada 10 eleitores do estado se dizem satisfeitos com o desempenho do governador, que está em seu segundo mandato. Caiado tem apenas 12% de reprovação entre os goianos, enquanto 2% não souberam ou não responderam.

governador ronaldo caiado vai ao stf pela taxa do agro - caiado montado em mula
Foto: Hegon Correa e Júnior Guimarães

Relação de Caiado com o agronegócio

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi eleito Personalidade do Agro Nacional pelo Troféu Brasil Expodireto, em março, na cidade de Carazinho (RS). Caiado foi classificado como alguém que “traz por tradição a agropecuária na genética”, tendo sido fundador da União Democrática Ruralista (UDR), e “defensor, com unhas e dentes, do agronegócio brasileiro”.

“Honraria ímpar que, sem dúvidas, constará no meu currículo. Nossa luta sempre foi defender quem hoje é respeitado internacionalmente”, disse o governador sobre o reconhecimento.

Durante mais de quatro décadas de estrada política, por cinco vezes deputado federal e uma senador, o governador em segundo mandato de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), sempre deu voz aos interesses do agronegócio, o que o projetou nacionalmente na década de 80. Filho de agropecuarista e médico de formação, ele era então presidente da União Democrática Ruralista (UDR) e agitava a bandeira antirreforma agrária.

Caiado também vai ampliar sua presença em outros estados neste ano na tentativa de convencer a população e o próprio partido de que é o melhor nome para presidente da República em 2026.

Caiado tem se apresentado com as pautas do agronegócio e da segurança pública. Em São Paulo, a Confederação Nacional da Agropecuária (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária (Faesp) disponibilizaram uma sala para Caiado promover reuniões. Em Brasília, a ideia é usar o prédio do União Brasil ou a sede da CNA para encontros políticos.

“No Nordeste, tenho apoio de vários presidentes de federações da Agricultura que me convidaram para fazer debate sobre o momento da agropecuária, e com grande interesse sobre segurança pública. Mostrar como conseguimos implantar em Goiás a melhor segurança do país”, disse o governador em entrevista recente.

A pesquisa também avaliou outros possíveis sucessores

governador do parana ratinho junior com jair bolsonaro
Foto: Divulgação

O segundo governador mais bem avaliado pela população, entre os quatro estados pesquisados, é o do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 79% de apoio – oito de cada 10 eleitores. O percentual dos que o rejeitam é de 17%, enquanto 4% não souberam ou não responderam.

Também cotados como possíveis candidatos do campo bolsonarista nas eleições presidenciais de 2026, os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), têm desempenho semelhante em seus respectivos estados.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, participa do programa Brasil em Pauta na TV Brasil
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Em seu primeiro mandato à frente do Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio é aprovado por 62% dos paulistas, enquanto 29% o desaprovam e 9% não souberam ou não responderam. Em Minas, Zema, governador em segundo mandato, tem os mesmos 62% de aprovação e uma rejeição ligeiramente maior que a de Tarcísio (31%). São 7% os que não souberam ou não responderam.

governador do estado de minas gerais - romeu zema
Foto: Luiz Santana / ALMG

Dos quatro governadores, o único que está em seu primeiro mandato é Tarcísio de Freitas – que, em tese, pode optar por uma candidatura à reeleição em São Paulo, em vez de já concorrer ao Planalto em 2026. Caiado, Ratinho e Zema se despedem do governo estadual daqui a 2 anos.

A Quaest mostra que o saldo de avaliação de Caiado (a diferença entre a aprovação e a reprovação) é positivo em 64 pontos percentuais, o maior entre os quatro governadores. Em seguida, aparecem Ratinho (52 pontos percentuais), Tarcísio (25 p.p.) e Zema (23 p.p.).

“A grande surpresa é a força do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que é o mais bem avaliado dos 4 governadores e parece estar construindo uma política de segurança que é aprovada e pode servir de plataforma eleitoral no futuro”, observa Felipe Nunes, diretor da Quaest.

“Pensando em 2026, dada a inelegibilidade de Bolsonaro, o governador de São Paulo parece ser o mais bem posicionado na ‘disputa’ pelo espólio bolsonarista. Além de governar o maior colégio eleitoral, Tarcísio está bem avaliado”, analisa.

Pesquisa da Quaest

A Quaest realizou 1.506 entrevistas presenciais em Minas Gerais; 1.121 no Paraná; 1.127 em Goiás; e 1.656 em São Paulo. As margens de erro da pesquisa são de 2,5 pontos percentuais em Minas Gerais; 2,9 p.p no Paraná e em Goiás; e 2,4 p.p em São Paulo, para mais ou para menos. O levantamento foi feito entre os dias 4 e 7 de abril de 2024.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM