Previsto na Constituição, com o objetivo de formular e acompanhar a política estadual científica e tecnológica, o colegiado está inoperante e sem atualização de um plano diretor para a Ciência paulista desde março de 2014, data da última ata, informa a APqC em comunicado.
A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) defendeu, na quarta-feira, 11, em reunião com o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira Costa, que o Ministério Público (MP-SP) atue para ativar o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concite). Previsto na Constituição, com o objetivo de formular e acompanhar a política estadual científica e tecnológica, o colegiado está inoperante e sem atualização de um plano diretor para a Ciência paulista desde março de 2014, data da última ata, informa a APqC em comunicado.
A reunião, na sede do MP-SP, em São Paulo, foi uma iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e Institutos de Pesquisa, da Assembleia Legislativa de São Paulo. No encontro, a deputada estadual Beth Sahão (PT), que preside a Frente, protocolou uma representação solicitando intervenção dos promotores.
O documento aponta que o Concite deveria ser criado por lei específica, mas sua ativação se deu por decreto, contrariando a Constituição Estadual. Além do procurador-geral, também participaram da reunião o subprocurador-geral, Roberto Barbosa Alves, e a subprocuradora de estratégia e inovação do MP-SP, Carmen Pavão Kfouri.
A vice-presidente da APqC, Addolorata Colariccio, disse na nota que “o Estado de São Paulo tem a maior estrutura de pesquisa do Brasil, com 17 institutos públicos, além das universidades, que atuam na agricultura, saúde e meio ambiente, mas não há uma diretriz que oriente os caminhos desta produção de conhecimento”.
Sucen
A reunião também discutiu a situação da estrutura da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão responsável pelas pesquisas com vetores no campo e na cidade e que foi extinto em 2020. Em ofício, a parlamentar solicitou informações sobre um procedimento já instaurado pelo Ministério Público, que objetiva a reestruturação do Instituto Pasteur, de forma a contemplar as atividades da extinta Sucen na Capital e no Interior.
No documento entregue ao MP-SP, a deputada também solicitou que “sejam prestadas informações sobre a elaboração do inventário do patrimônio físico e científico no momento em que ocorreu a extinção da autarquia”.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Lula condena ataque dos EUA à Venezuela e cobra resposta da ONU
Presidente Lula disse que ação dos EUA à Venezuela, violou direito internacional e soberania.
Continue Reading Lula condena ataque dos EUA à Venezuela e cobra resposta da ONU
Trump faz ofensiva militar na Venezuela e publica foto de Maduro capturado; vídeo
Presidente dos EUA afirma que ação atingiu a capital da Venezuela, cidade de Caracas e outras cidades e publica foto de Maduro capturado; governo venezuelano rejeita ação e pede apoio internacional
Continue Reading Trump faz ofensiva militar na Venezuela e publica foto de Maduro capturado; vídeo
Conheça o Elfo do Porto Azul, o cavalo que mudou a marcha picada para sempre
Invicto nas pistas, líder absoluto como reprodutor e responsável por padronizar a marcha picada moderna, Elfo do Porto Azul é considerado por criadores e especialistas como o maior garanhão da história da modalidade no Brasil.
Continue Reading Conheça o Elfo do Porto Azul, o cavalo que mudou a marcha picada para sempre
Mais que desconforto: moscas nos olhos colocam a saúde dos cavalos em risco
Atraídas pela umidade das lágrimas, moscas podem transmitir bactérias e parasitas, transformando um simples incômodo em um problema de saúde ocular.
Continue Reading Mais que desconforto: moscas nos olhos colocam a saúde dos cavalos em risco
Pomar no deserto: como o Peru se tornou gigante mundial das frutas
Em poucas décadas, o Peru se tornou gigante mundial das frutas ao reinventar sua paisagem desértica com tecnologia, irrigação e investimentos massivo — enquanto cresce a tensão sobre o uso da água e o futuro desse modelo.
Continue Reading Pomar no deserto: como o Peru se tornou gigante mundial das frutas
De onde vêm as vacas de milhões? Conheça o criador das vacas mais valiosas do Brasil
Descubra a história de Paulo Marques, o criador das vacas mais valiosas (como a Viatina-19 de R$ 21 mi). Veja como ele uniu gestão e genética para revolucionar o agro





