Previsto na Constituição, com o objetivo de formular e acompanhar a política estadual científica e tecnológica, o colegiado está inoperante e sem atualização de um plano diretor para a Ciência paulista desde março de 2014, data da última ata, informa a APqC em comunicado.
A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) defendeu, na quarta-feira, 11, em reunião com o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira Costa, que o Ministério Público (MP-SP) atue para ativar o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concite). Previsto na Constituição, com o objetivo de formular e acompanhar a política estadual científica e tecnológica, o colegiado está inoperante e sem atualização de um plano diretor para a Ciência paulista desde março de 2014, data da última ata, informa a APqC em comunicado.
A reunião, na sede do MP-SP, em São Paulo, foi uma iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e Institutos de Pesquisa, da Assembleia Legislativa de São Paulo. No encontro, a deputada estadual Beth Sahão (PT), que preside a Frente, protocolou uma representação solicitando intervenção dos promotores.
O documento aponta que o Concite deveria ser criado por lei específica, mas sua ativação se deu por decreto, contrariando a Constituição Estadual. Além do procurador-geral, também participaram da reunião o subprocurador-geral, Roberto Barbosa Alves, e a subprocuradora de estratégia e inovação do MP-SP, Carmen Pavão Kfouri.
A vice-presidente da APqC, Addolorata Colariccio, disse na nota que “o Estado de São Paulo tem a maior estrutura de pesquisa do Brasil, com 17 institutos públicos, além das universidades, que atuam na agricultura, saúde e meio ambiente, mas não há uma diretriz que oriente os caminhos desta produção de conhecimento”.
Sucen
A reunião também discutiu a situação da estrutura da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão responsável pelas pesquisas com vetores no campo e na cidade e que foi extinto em 2020. Em ofício, a parlamentar solicitou informações sobre um procedimento já instaurado pelo Ministério Público, que objetiva a reestruturação do Instituto Pasteur, de forma a contemplar as atividades da extinta Sucen na Capital e no Interior.
No documento entregue ao MP-SP, a deputada também solicitou que “sejam prestadas informações sobre a elaboração do inventário do patrimônio físico e científico no momento em que ocorreu a extinção da autarquia”.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Alerta de tempestades: Inmet prevê chuvas de até 100 mm e ventos acima de 100 km/h no Sul e Centro-Oeste neste domingo
Frente fria associada a ciclone extratropical pode provocar fenômenos severos como tempestades, granizo, tornados e downbursts em MS, RS, SC e PR; risco se estende ao Sudeste na segunda-feira
As contribuições da Embrapa Gado de Corte na COP30
A Embrapa Gado de Corte, ao longo dos seus 50 anos de história, já vinha trabalhando – a princípio, não diretamente – para superação desta questão de aquecimento global.
Continue Reading As contribuições da Embrapa Gado de Corte na COP30
Muito além da lã: o verdadeiro motivo por que as ovelhas precisam ser tosquiadas
Mais do que estética, a tosquia é essencial para o bem-estar das ovelhas, prevenindo doenças, facilitando o parto e até melhorando o desempenho produtivo dos animais.
Continue Reading Muito além da lã: o verdadeiro motivo por que as ovelhas precisam ser tosquiadas
Conheça o o rancho de cavalos da Disney, o Tri-Circle-D Ranch
Localizado no Disney’s Fort Wilderness Resort, o rancho abriga mais de 90 cavalos que mantêm viva a tradição equestre dentro do mundo encantado de Walt Disney World.
Continue Reading Conheça o o rancho de cavalos da Disney, o Tri-Circle-D Ranch
Brasil perde quase US$ 700 milhões com tarifas dos EUA, mas exportações de carne bovina seguem em forte alta
Mesmo com o “tarifaço” aplicado pelos Estados Unidos desde agosto, Brasil registra receita recorde com exportações de carne bovina em 2025, impulsionado principalmente pela China, União Europeia, México e Chile
Pesquisa desenvolve duas variedades de abacaxi resistentes à principal doença da cultura
Causada pelo fungo Fusarium guttiforme, a fusariose é responsável por prejuízos expressivos à produção nacional, chegando a inviabilizar lavouras inteiras.





