Previsto na Constituição, com o objetivo de formular e acompanhar a política estadual científica e tecnológica, o colegiado está inoperante e sem atualização de um plano diretor para a Ciência paulista desde março de 2014, data da última ata, informa a APqC em comunicado.
A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) defendeu, na quarta-feira, 11, em reunião com o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira Costa, que o Ministério Público (MP-SP) atue para ativar o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concite). Previsto na Constituição, com o objetivo de formular e acompanhar a política estadual científica e tecnológica, o colegiado está inoperante e sem atualização de um plano diretor para a Ciência paulista desde março de 2014, data da última ata, informa a APqC em comunicado.
A reunião, na sede do MP-SP, em São Paulo, foi uma iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e Institutos de Pesquisa, da Assembleia Legislativa de São Paulo. No encontro, a deputada estadual Beth Sahão (PT), que preside a Frente, protocolou uma representação solicitando intervenção dos promotores.
O documento aponta que o Concite deveria ser criado por lei específica, mas sua ativação se deu por decreto, contrariando a Constituição Estadual. Além do procurador-geral, também participaram da reunião o subprocurador-geral, Roberto Barbosa Alves, e a subprocuradora de estratégia e inovação do MP-SP, Carmen Pavão Kfouri.
A vice-presidente da APqC, Addolorata Colariccio, disse na nota que “o Estado de São Paulo tem a maior estrutura de pesquisa do Brasil, com 17 institutos públicos, além das universidades, que atuam na agricultura, saúde e meio ambiente, mas não há uma diretriz que oriente os caminhos desta produção de conhecimento”.
Sucen
A reunião também discutiu a situação da estrutura da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão responsável pelas pesquisas com vetores no campo e na cidade e que foi extinto em 2020. Em ofício, a parlamentar solicitou informações sobre um procedimento já instaurado pelo Ministério Público, que objetiva a reestruturação do Instituto Pasteur, de forma a contemplar as atividades da extinta Sucen na Capital e no Interior.
No documento entregue ao MP-SP, a deputada também solicitou que “sejam prestadas informações sobre a elaboração do inventário do patrimônio físico e científico no momento em que ocorreu a extinção da autarquia”.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Período das águas: como ajustar o manejo para evitar perdas no cocho
Com a chegada das chuvas, o manejo da suplementação se torna o ponto mais crítico da fazenda. Ignorar o cocho agora significa jogar dinheiro fora e perder desempenho do rebanho. Veja como ajustar a operação.
Continue Reading Período das águas: como ajustar o manejo para evitar perdas no cocho
CNI: derrubada de vetos do novo licenciamento ambiental recupera previsibilidade, segurança jurídica e autonomia federativa
Para Confederação, medida do Congresso Nacional também retoma coerência do texto e reduz incertezas regulatórias que afetam confiança dos investidores.
Painéis solares no campo: Nova Estratégia dos agricultores para aumentar a safra
Descubra como os painéis solares no campo estão aumentando a safra. Entenda a nova estratégia dos agricultores para gerar energia e proteger a lavoura
Continue Reading Painéis solares no campo: Nova Estratégia dos agricultores para aumentar a safra
Produção de leite pode ajudar a segurar famílias no campo mesmo com as atuais dificuldades
Presidente da Gadolando e da Febrac apresenta no Encontro dos Professores Agrícolas panorama da cadeia e destaca importância da atividade para a permanência das famílias no campo.
Alckmin diz que negociação com EUA não acabou e cita café solúvel, uva e outros
O vice-presidente ainda destacou o crescimento de 9,1% na exportação brasileira mesmo com o tarifaço. “Isso porque o Brasil abriu mercado”, afirmou.
Continue Reading Alckmin diz que negociação com EUA não acabou e cita café solúvel, uva e outros
Irregularidade das chuvas atrasa semeadura da soja e acende alerta para o início da safra 2025/26
No cenário internacional, os preços da soja na Bolsa de Chicago subiram ao longo de outubro, influenciados por fatores como o avanço lento do plantio no Brasil.





