Previsto na Constituição, com o objetivo de formular e acompanhar a política estadual científica e tecnológica, o colegiado está inoperante e sem atualização de um plano diretor para a Ciência paulista desde março de 2014, data da última ata, informa a APqC em comunicado.
A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) defendeu, na quarta-feira, 11, em reunião com o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira Costa, que o Ministério Público (MP-SP) atue para ativar o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concite). Previsto na Constituição, com o objetivo de formular e acompanhar a política estadual científica e tecnológica, o colegiado está inoperante e sem atualização de um plano diretor para a Ciência paulista desde março de 2014, data da última ata, informa a APqC em comunicado.
A reunião, na sede do MP-SP, em São Paulo, foi uma iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e Institutos de Pesquisa, da Assembleia Legislativa de São Paulo. No encontro, a deputada estadual Beth Sahão (PT), que preside a Frente, protocolou uma representação solicitando intervenção dos promotores.
O documento aponta que o Concite deveria ser criado por lei específica, mas sua ativação se deu por decreto, contrariando a Constituição Estadual. Além do procurador-geral, também participaram da reunião o subprocurador-geral, Roberto Barbosa Alves, e a subprocuradora de estratégia e inovação do MP-SP, Carmen Pavão Kfouri.
A vice-presidente da APqC, Addolorata Colariccio, disse na nota que “o Estado de São Paulo tem a maior estrutura de pesquisa do Brasil, com 17 institutos públicos, além das universidades, que atuam na agricultura, saúde e meio ambiente, mas não há uma diretriz que oriente os caminhos desta produção de conhecimento”.
Sucen
A reunião também discutiu a situação da estrutura da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão responsável pelas pesquisas com vetores no campo e na cidade e que foi extinto em 2020. Em ofício, a parlamentar solicitou informações sobre um procedimento já instaurado pelo Ministério Público, que objetiva a reestruturação do Instituto Pasteur, de forma a contemplar as atividades da extinta Sucen na Capital e no Interior.
No documento entregue ao MP-SP, a deputada também solicitou que “sejam prestadas informações sobre a elaboração do inventário do patrimônio físico e científico no momento em que ocorreu a extinção da autarquia”.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Liquidez aumenta, mas preços da soja seguem em queda
Segundo o Centro de Pesquisas, cooperativas e cerealistas têm encorajado produtores a negociarem o remanescente da safra passada.
Continue Reading Liquidez aumenta, mas preços da soja seguem em queda
Exportação de carne bovina brasileira aos EUA passa a ser taxada em 26,4%; entenda
Brasil esgota cota isenta em tempo recorde e adicionais da exportação de carne bovina brasileira aos EUA, passam a pagar tarifa cheia, pressionando margens e mudando a estratégia dos frigoríficos
Continue Reading Exportação de carne bovina brasileira aos EUA passa a ser taxada em 26,4%; entenda
Agro brasileiro se torna o maior projeto de segurança alimentar do planeta
Com escala, tecnologia tropical e expansão produtiva, o país atrai investidores globais e consolida a terra como ativo estratégico na geopolítica da comida, afirma Geórgia Oliveira*, CEO da Chãozão
Continue Reading Agro brasileiro se torna o maior projeto de segurança alimentar do planeta
Donos majoritários da maior produtora de carne do mundo miram petróleo da Venezuela
Família Batista, donos majoritários da maior produtora de carne do mundo, avança com estratégia discreta e pode aproveitar reabertura do setor energético venezuelano no pós-Maduro
Continue Reading Donos majoritários da maior produtora de carne do mundo miram petróleo da Venezuela
ALERTA: Chuva de 100 mm e ventos acima de 60 km/h atingem regiões nesta semana; veja onde
Previsão indica segunda-feira com risco de temporais no Sudeste e avanço de instabilidade pelo país; ZCAS volta a se organizar e pode manter chuva volumosa por vários dias, com atenção para alagamentos e deslizamentos
Boi gordo abre a semana valendo R$ 322/@ em importantes praças; vender ou esperar?
Mercado do boi gordo começa a semana firme, mas “cabo de guerra” entre pecuarista e frigorífico segue definindo o jogo; A grande pergunta do pecuarista nesta virada de semana não é apenas “quanto está a arroba”, mas sim: vale aproveitar o momento e vender agora ou esperar uma melhora mais à frente?
Continue Reading Boi gordo abre a semana valendo R$ 322/@ em importantes praças; vender ou esperar?





