
O cultivo de novas linhagens de arroz e a aplicação de descobertas no manejo reduziram em até 70% a emissão de metano em sete arrozais ao longo de três anos de testes. Esses resultados representam um grande potencial para mitigar o impacto climático do cultivo de arroz ecológico.
Um novo tipo de arroz ecológico capaz de reduzir em até 70% as emissões de metano foi desenvolvido por pesquisadores da China e da Suécia. A descoberta representa um grande avanço na busca por soluções sustentáveis na agricultura e pode ter impactos positivos na redução das mudanças climáticas.
O desenvolvimento do novo tipo de arroz está em um artigo publicado, em fevereiro, por cientistas da China e da Suécia na revista científica Molecular Plant. Esses resultados representam um grande potencial para mitigar o impacto climático do cultivo de arroz. Confira abaixo as informações sobre o tema.
O problema das emissões de metano em arrozais
A produção de metano em arrozais ocorre devido à ação de microrganismos metanogênicos, que se alimentam do carbono liberado pelas raízes do arroz. No entanto, apesar de décadas de estudos, a principal secreção radicular responsável por esse fenômeno ainda não havia sido identificada.
Os cientistas descobriram que o fumarato e o etanol desempenham papéis cruciais na regulação das emissões de metano. Enquanto o fumarato promove o crescimento de arqueas metanogênicas e, consequentemente, a produção de metano, o etanol tem efeito oposto, reduzindo a atividade desses microrganismos e inibindo a formação do gás.
Melhoramento genético e impacto ambiental da produção de arroz
Com base nessas descobertas, os pesquisadores aplicaram o conhecimento para desenvolver novas variedades de arroz, através do melhoramento genético, que apresentam emissões reduzidas de metano. Durante três anos de testes em sete locais diferentes, o cultivo dessas novas linhagens demonstrou uma redução significativa na produção do gás, oferecendo uma alternativa promissora para um agronegócio mais sustentável.
Relevância para o Brasil
O Brasil ocupa a 12ª posição no ranking mundial de produtores de arroz, representando cerca de 1,4% da produção global, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O estado do Rio Grande do Sul lidera a produção do cereal no país.
Diante da crescente preocupação com a sustentabilidade, o arroz ecológico pode se tornar uma solução viável para os produtores brasileiros, permitindo a adoção de práticas mais responsáveis e alinhadas às exigências ambientais do mercado global.
Um passo rumo à sustentabilidade
O desenvolvimento desse novo arroz ecológico representa um avanço significativo na busca por uma agricultura mais limpa, mitigando o impacto das emissões de gases de efeito estufa e tornando o cultivo de arroz um aliado no combate às mudanças climáticas. Se adotado em larga escala, o arroz ecológico pode ser um grande passo para a transição do setor rumo a um futuro mais sustentável.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Saúde intestinal dos suínos: a chave para desempenho, bem-estar e rentabilidade
O sistema digestivo dos leitões neonatos desempenha papel crucial na sua sobrevivência, crescimento e desempenho zootécnico
Continue Reading Saúde intestinal dos suínos: a chave para desempenho, bem-estar e rentabilidade
Potente e segura no tratamento de infecções bacterianas em cães: Conheça a cefalexina
Infecções bacterianas variadas podem afetar significativamente a saúde dos cães. “Em cenários mais graves, essa condição prejudica seriamente a qualidade de vida dos cães”
Megaoperação do IBAMA apreende 58.000 peixes geneticamente modificados
O Ibama deflagrou uma megaoperação em sete estados e no DF, apreendendo mais de 58 mil peixes ornamentais geneticamente modificados, cuja comercialização é proibida no Brasil.
Continue Reading Megaoperação do IBAMA apreende 58.000 peixes geneticamente modificados
Conheça a maior fazenda de ovelhas do mundo, que é sete vezes maior que São Paulo
Com uma extensão impressionante de 1.046.323 hectares – aproximadamente 6,8 vezes a área da cidade de São Paulo –, essa é a maior fazenda de ovelhas do mundo
Continue Reading Conheça a maior fazenda de ovelhas do mundo, que é sete vezes maior que São Paulo
Embrapa Gado de Leite: produção de leite no Brasil na entressafra
A produção mundial de lácteos segue se ajustando à demanda, com algum aumento registrado na produção, o que tem permitido recentemente ligeiro recuo nas cotações internacionais de lácteos.
Continue Reading Embrapa Gado de Leite: produção de leite no Brasil na entressafra
Empresa cria “super tilápia” geneticamente editada e revoluciona mercado
A iniciativa da Brazilian Fish pode transformar o mercado da piscicultura , tornando a tilápia mais acessível aos consumidores e posicionando o Brasil como referência na aplicação de biotecnologia na aquicultura.
Continue Reading Empresa cria “super tilápia” geneticamente editada e revoluciona mercado