“Isso garante acesso a mais mercados para gerar oportunidade de trabalho e renda para o nosso povo. Chegar ao status de livre da aftosa sem vacinação é também uma grande vitória da nossa pecuária, que vai poder agora alcançar novos patamares em termos de comercialização da nossa produção”, afirmou.
A produção de gado no Piauí tende a dobrar a quantidade cabeças. Atualmente, o estado tem um total de 2 milhões de animais. Para o governador Rafael Fonteles, é possível que esse número chegue 4 milhões com o planejamento que envolve reconhecimento da qualidade do gado e a instalação de industrias do setor no estado.
O Piauí conseguiu o reconhecimento nacional do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) de área livre da febre aftosa sem vacinação, o que é considerado um avanço para a agropecuária do estado. Rafael Fonteles projetou que o objetivo agora é que a produção seja reconhecida internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em maio de 2025.
O governador analisa que somado a isso tem o lançamento da pedra fundamental de frigoríficos em Ribeiro Gonçalves e Socorro do Piauí, além de um empreendimento de laticínios em Cristino Castro, que juntos irão estimular a produção.
“Isso garante acesso a mais mercados para gerar oportunidade de trabalho e renda para o nosso povo. Chegar ao status de livre da aftosa sem vacinação é também uma grande vitória da nossa pecuária, que vai poder agora alcançar novos patamares em termos de comercialização da nossa produção”, afirmou.
Campanha de vacinação
A última campanha de vacinação contra a aftosa no Piauí foi lançada nesta segunda-feira (1º) na sede da Fazenda JM, na zona rural de Teresina. A meta da Secretária de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) é imunizar os R$ 2 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos até o dia 30 de abril.
“Sempre buscamos uma meta acima do que o Ministério da Agricultura determina. Foi estabelecido 90%, nós chegamos na última a 97,3%. Queremos chegar a 100%, afinal, é a última etapa de vacinação do Piauí”, disse o secretário Fábio Abreu.
Em virtude do avanço da classificação sanitária do Piauí, o prazo estabelecido não poderá ser prorrogado. A partir do primeiro dia de maio está proibido o armazenamento, distribuição e comercialização de vacinas contra a aftosa no estado.
ℹ️ Conteúdo publicado por Anna Laura sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Rota Bioceânica: Mapa da América do Sul deve mudar nos próximos anos
Obra de integração continental liga o Atlântico ao Pacífico, encurta o caminho ao mercado asiático e reposiciona Brasil, Paraguai, Argentina e Chile no mapa do comércio global.
Continue Reading Rota Bioceânica: Mapa da América do Sul deve mudar nos próximos anos
Crise no Irã trava fluxo de milho e afeta exportações do Brasil
O mercado iraniano é responsável por aproximadamente 11% das exportações brasileiras de milho, e o país persa figura como o 17º maior importador mundial de grãos.
Continue Reading Crise no Irã trava fluxo de milho e afeta exportações do Brasil
Haddad diz que caso Master pode ser a maior fraude bancária do país
O governo acompanha de perto a atuação do Banco Central (BC) e mantém diálogo permanente com a autoridade monetária desde a decretação da liquidação da instituição financeira.
Continue Reading Haddad diz que caso Master pode ser a maior fraude bancária do país
Galípolo assina manifesto internacional pela independência dos BCs
A iniciativa ocorre em meio a ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pressiona por uma redução mais acelerada das taxas de juros no país.
Continue Reading Galípolo assina manifesto internacional pela independência dos BCs
Russi Jr.: JBS tem estudos iniciais sobre participação no leilão do Tecon 10
O executivo ressaltou que a companhia avalia oportunidades em diferentes ativos portuários, mas que qualquer avanço depende da publicação do edital.
Continue Reading Russi Jr.: JBS tem estudos iniciais sobre participação no leilão do Tecon 10
Desafios tarifários e segurança regulatória devem orientar a piscicultura brasileira em 2026
O principal ponto de atenção, entende Kubitza, permanece nas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos às importações de tilápia brasileira.





