PIB da agropecuária cai 0,9% no 2º trimestre ante 1º trimestre, mostrou os dados divulgados pelo IBGE; Na comparação com o segundo trimestre de 2022, o PIB apresentou avanço de 17,00%. “Agropecuária é a atividade que mais cresce”, afirma pesquisadora.
O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária registrou baixa de 0,90% no segundo trimestre de 2023 ante o primeiro trimestre, informou nesta sexta-feira, 1º de setembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, na comparação com o segundo trimestre de 2022, o PIB apresentou avanço de 17,00%. Setor tem grande influência na composição do PIB nacional e, apesar do recuo, é o setor que mais cresce e, além disso, a sua sazonalidade e diversificação dos produtos torna esses recuos normais em determinadas épocas, conforme explicado abaixo.
A agropecuária foi o único dos três grandes setores da economia a recuar no trimestre (-0,9%). A retração vem após o avanço de 21,0% no primeiro trimestre e se deve, principalmente, à base de comparação elevada, destaca a publicação do IBGE.
“Se olhamos o indicador interanual, vemos que a agropecuária é a atividade que mais cresce. O resultado é menor porque é comparado ao trimestre anterior, que teve um aumento expressivo. Isso aconteceu porque 60% da produção da soja é concentrada no primeiro trimestre”, analisa Rebeca.
Com a diminuição do peso dessa cultura no segundo trimestre, aumenta a participação de outros produtos, como o café, que cresce menos que o principal produto agrícola do país.

Na passagem do primeiro para o segundo trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,9%, oitavo resultado positivo consecutivo do indicador nessa comparação. O resultado é menor do que o registrado no primeiro trimestre (1,8%). O PIB, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no Brasil, totalizou R$ 2,651 trilhões em valores correntes no trimestre encerrado em junho.
Com esse resultado, houve avanço de 3,7% no primeiro semestre do ano. Nesse cenário, a atividade econômica do país opera 7,4% acima do patamar pré-pandemia, referente ao quarto trimestre de 2019, e atinge o ponto mais alto da série. O segundo maior patamar é o do trimestre anterior. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado hoje (1º) pelo IBGE.
A alta do segundo trimestre é explicada pelo bom desempenho da indústria (0,9%) e dos serviços (0,6%). Como as atividades de serviços respondem por cerca de 70% da economia do país, o resultado do setor influencia ainda mais a expansão do PIB.
“O que puxou esse resultado dentro do setor de serviços foram os serviços financeiros, especialmente os seguros, como os de vida, de automóveis, de patrimônio e de risco financeiro. Também se destacaram dentro dos outros serviços aqueles voltados às empresas, como os jurídicos e os de contabilidade, por exemplo”, explica a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis. O setor de serviços está há 12 trimestres sem variações negativas e também se encontra no ponto mais alto da sua série.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Gir na neve? Vídeo viral prova que o gado zebuíno também resiste ao frio intenso
Vídeo viral gravado nos Estados Unidos mostra que, com manejo correto, o gado Gir — conhecido pela tolerância ao calor — também consegue enfrentar temperaturas baixas e até neve.
Continue Reading Gir na neve? Vídeo viral prova que o gado zebuíno também resiste ao frio intenso
Por que cortar a ração drasticamente nas águas pode ser um tiro no pé
A ilusão do “pasto verde” leva muitos pecuaristas a suspenderem a suplementação na época das chuvas. Entenda por que essa economia custa caro no final do ciclo e como a estratégia certa pode antecipar o abate.
Continue Reading Por que cortar a ração drasticamente nas águas pode ser um tiro no pé
Mancha Crioula reúne genética selecionada em remate especial na cidade de Guaíba
Leilão no dia 6 de fevereiro oferece 24 lotes de cavalos Crioulos com avaliação positiva em morfologia e função.
Continue Reading Mancha Crioula reúne genética selecionada em remate especial na cidade de Guaíba
Homenagem Pá do Arroz valoriza destaques da cadeia orizícola na 36ª Abertura da Colheita
Tradicional distinção reconhece profissionais, entidades e produtores no dia 24 de fevereiro, em Capão do Leão, durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas.
Mortalidade súbita no rebanho
As clostridioses estão entre as principais causas de morte de bovinos, e a vacinação é fundamental para reduzir essas perdas.
Agência de Inspeção de Saúde Animal de Taiwan detecta 7 casos de H5N1
O órgão informou que já foram registrados sete casos em granjas taiwanesas neste mês e convocou uma reunião de emergência.
Continue Reading Agência de Inspeção de Saúde Animal de Taiwan detecta 7 casos de H5N1





