
PIB da agropecuária cai 0,9% no 2º trimestre ante 1º trimestre, mostrou os dados divulgados pelo IBGE; Na comparação com o segundo trimestre de 2022, o PIB apresentou avanço de 17,00%. “Agropecuária é a atividade que mais cresce”, afirma pesquisadora.
O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária registrou baixa de 0,90% no segundo trimestre de 2023 ante o primeiro trimestre, informou nesta sexta-feira, 1º de setembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, na comparação com o segundo trimestre de 2022, o PIB apresentou avanço de 17,00%. Setor tem grande influência na composição do PIB nacional e, apesar do recuo, é o setor que mais cresce e, além disso, a sua sazonalidade e diversificação dos produtos torna esses recuos normais em determinadas épocas, conforme explicado abaixo.
A agropecuária foi o único dos três grandes setores da economia a recuar no trimestre (-0,9%). A retração vem após o avanço de 21,0% no primeiro trimestre e se deve, principalmente, à base de comparação elevada, destaca a publicação do IBGE.
“Se olhamos o indicador interanual, vemos que a agropecuária é a atividade que mais cresce. O resultado é menor porque é comparado ao trimestre anterior, que teve um aumento expressivo. Isso aconteceu porque 60% da produção da soja é concentrada no primeiro trimestre”, analisa Rebeca.
Com a diminuição do peso dessa cultura no segundo trimestre, aumenta a participação de outros produtos, como o café, que cresce menos que o principal produto agrícola do país.

Na passagem do primeiro para o segundo trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,9%, oitavo resultado positivo consecutivo do indicador nessa comparação. O resultado é menor do que o registrado no primeiro trimestre (1,8%). O PIB, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no Brasil, totalizou R$ 2,651 trilhões em valores correntes no trimestre encerrado em junho.
Com esse resultado, houve avanço de 3,7% no primeiro semestre do ano. Nesse cenário, a atividade econômica do país opera 7,4% acima do patamar pré-pandemia, referente ao quarto trimestre de 2019, e atinge o ponto mais alto da série. O segundo maior patamar é o do trimestre anterior. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado hoje (1º) pelo IBGE.
A alta do segundo trimestre é explicada pelo bom desempenho da indústria (0,9%) e dos serviços (0,6%). Como as atividades de serviços respondem por cerca de 70% da economia do país, o resultado do setor influencia ainda mais a expansão do PIB.
“O que puxou esse resultado dentro do setor de serviços foram os serviços financeiros, especialmente os seguros, como os de vida, de automóveis, de patrimônio e de risco financeiro. Também se destacaram dentro dos outros serviços aqueles voltados às empresas, como os jurídicos e os de contabilidade, por exemplo”, explica a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis. O setor de serviços está há 12 trimestres sem variações negativas e também se encontra no ponto mais alto da sua série.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
ABPA: Exportações de carne de frango crescem 3,9% em agosto
Em forte retomada nos embarques, o México liderou pela primeira vez o ranking dos principais destinos de carne de frango.
Continue Reading ABPA: Exportações de carne de frango crescem 3,9% em agosto
Brasil antecipa futuro e colhe em 2025 volume de grãos que era previsto para safra de 2029
Brasil antecipa projeções e colhe em 2025 345,2 milhões de toneladas de grãos, volume só previsto para 2029. Safra recorde impulsiona exportações, carnes e biocombustíveis, mas gargalos de crédito e logística ainda preocupam.
EUA vendem 313 mil t de trigo da safra 2025/26, aponta USDA
O volume representa perda de 46% ante a semana anterior, e recuo de 51% diante da média das quatro semanas prévias.
Continue Reading EUA vendem 313 mil t de trigo da safra 2025/26, aponta USDA
Trator de 300 cv da John Deere ganha versão adaptada para combater incêndios
Com bomba de alta vazão, Série 6R supera alagamentos e auxilia no controle de incêndios extremo; Conheça o trator de 300 cv da John Deere que ganhou versão adaptada para bombeiros
Continue Reading Trator de 300 cv da John Deere ganha versão adaptada para combater incêndios
Aerofagia em cavalos: o distúrbio perigoso que causa cólicas e perda de peso
O hábito compulsivo de engolir ar coloca em risco a saúde digestiva dos cavalos, trazendo riscos como cólicas e úlceras; soluções passam por mudanças no manejo e atenção ao bem-estar.
Continue Reading Aerofagia em cavalos: o distúrbio perigoso que causa cólicas e perda de peso
Sua pecuária não rende? Veja o que pode estar acontecendo
A suplementação no cocho é, muitas vezes, o divisor de águas entre uma pecuária que sobrevive e outra que gera lucro
Continue Reading Sua pecuária não rende? Veja o que pode estar acontecendo