
Além das piranhas, jacaré aparece comendo a carcaça. O registro foi feito pelo agrônomo Talles Maffissoni no Pantanal de Aquidauana (MS). Confira abaixo as informações e descubra sobre a vida no Pantanal.
Em questão de poucos instantes, piranhas consumiram completamente a cabeça de um boi em um rio na região do Pantanal de Aquidauana, no estado de Mato Grosso do Sul. Esse episódio foi capturado em vídeo e rapidamente compartilhado através das plataformas de mídia social, alcançando uma grande repercussão. Assista abaixo. O momento não aconteceu por acaso, mas sim com influências do agrônomo Talles Maffissoni.
Um dos peixes mais temidos do Pantanal, a piranha, por ser carnívora, representa ameaça aos pescadores por conta da sua agressividade. Então, se você vai se aventurar pelos rios de lá, tenha cuidado. Conhecida por ter o corpo mais curto e achatado, com escamas pequenas e a mandíbula inferior avantajada, as piranhas também possuem dentes bem afiados, capazes de machucar. Não à toa, as piranhas têm a fama de se alimentar de peixes maiores — e até de outros animais.
O vídeo foi feito pelo agrônomo Talles Maffissoni. No registro o homem aparece segurando a cabeça do boi e indo em direção ao rio para descartá-la. O especialista queria mostrar o potencial da vida aquática do Pantanal aos amigos.
Segundo as informações, o agrônomo queria mostrar para amigos as peculiaridades dos rios pantaneiros, que são repletos de peixes, como as piranhas, e jacarés. Como é possível ver nas imagens do vídeo, assim que a cabeça do boi cai no rio, um cardume de piranha começa a devorar a carcaça do animal.
No momento em que a cabeça do boi é lançada no rio, um grupo de piranhas prontamente começa a se alimentar da carcaça do animal. O vídeo também retrata um jacaré ágil se aproximando para se alimentar do boi, embora na imagem seja possível observar o réptil com algumas piranhas na boca. Veja:
“Foi uma surpresa pra nós, tínhamos feito um abatate e resolvemos jogar a cabeça do boi, mas surpreendemos com tanta piranha e jacaré. Muito antes a gente tomava banho nesse rio, agora não mais”, comentou o agrônomo.
Porém, na imagem é possível ver o réptil com alguns dos peixes na boca.
O agrônomo compartilhou seus pensamentos sobre o ocorrido, comentando: “Ficamos surpresos, tínhamos acabado de abater o animal e decidimos descartar a cabeça no rio, mas nos deparamos com uma quantidade impressionante de piranhas e jacarés. Antes costumávamos nadar nesse rio, mas agora não mais.”

As piranhas
O pesquisador Unesp Vidal Haddad Junior explica que as piranhas vivem em cardumes, mas não adotam nenhuma estratégia coletiva para caçar. A formação de grupos é uma estratégia de defesa, já que movem-se agrupadas para se protegerem dos predadores.
As piranhas são famosas por devorar carne, de pequenos insetos até mamíferos muito maiores que elas, mas também se alimentam de sementes e outros materiais, vegetais que são encontrados no fundo do rio.
Se você quer pescar a espécie, é necessário encontrar lugares silenciosos. Isso porque elas nadam em grupos, de maneira tranquila, praticamente imóveis, para garantir o bote em suas presas. Vale mencionar também que elas preferem águas quentes e fundas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/G/T/AVsgIhTHyZZdo7ESJLaA/piranha.jpg)
“Não podemos demonizar os peixes, este é um comportamento natural do animal. As piranhas são essenciais para a limpeza dos rios. Elas comem tudo que caem no fundo, sendo consideradas os urubus das águas”, disse.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Por que os ovos das galinhas não são todos iguais? Veja os motivos
Um dos principais fatores que influenciam o tamanho dos ovos é a idade da ave; conheça os fatores e porque os ovos das galinhas não são todos iguais
Continue Reading Por que os ovos das galinhas não são todos iguais? Veja os motivos
Boi gordo encerra semana com MT liderando valores da arroba; veja as cotações
Pressão das escalas longas e carne mais barata no atacado mantêm mercado do boi gordo travado, mesmo com estabilidade nas cotações da arrobas
Continue Reading Boi gordo encerra semana com MT liderando valores da arroba; veja as cotações
Votu International Rodeo anuncia premiação histórica de R$ 560 mil
Votu International Rodeo será de 7 a 10 de maio e terá seis carros e três motos disputadas pelos peões; sete equipes participarão da disputa em Votuporanga O Votu International Rodeo 2026 foi oficialmente lançado na noite de quinta-feira (2) com uma das maiores premiações já anunciadas no país: seis carros e três motos. Somando…
Continue Reading Votu International Rodeo anuncia premiação histórica de R$ 560 mil
IA tem potencial para revolucionar a produção de carne na raça Nelore
Pesquisa de técnico da ABCZ destaca potencial da inteligência artificial na predição de prenhez e da ultrassonografia de carcaça na herdabilidade das características de qualidade de carne da raça Nelore
Continue Reading IA tem potencial para revolucionar a produção de carne na raça Nelore
Além do Plano Safra: modelo de crédito com taxas menores ganha espaço
Novo modelo de crédito rural para o agro ganha força no Brasil como alternativa aos juros altos do Plano Safra 2025/2026; taxas de juros do novo plano safra estão variando entre 8% e 12% ao ano
Continue Reading Além do Plano Safra: modelo de crédito com taxas menores ganha espaço
Mitos e verdades sobre consumo de carne bovina são debatidos na 2ª Fenagen em Pelotas
Pesquisadores defendem que carne magra, grelhada e consumida de forma moderada fornece todos os nutrientes necessários.