“O ano de 2024 está sendo bastante desafiador e, infelizmente, o Governo não está ajudando em nada o setor”, afirma o dirigente.
O atraso para o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025 comprometeu o planejamento para tomadores de crédito e instituições financeiras. Embora seja um mecanismo importante à disposição do poder executivo para incentivar a agropecuária brasileira, os recursos e condições anunciadas nesta quarta-feira (03/07), em Brasília, são considerados insuficientes para atender as demandas da produção brasileira.
De acordo com o presidente da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon, a maior parte dos recursos não tem equalização de taxa de juros, ou seja, o Governo não está contribuindo para balizar o custo do dinheiro para os produtores rurais.
“O ano de 2024 está sendo bastante desafiador e, infelizmente, o Governo não está ajudando em nada o setor”, afirma o dirigente.
Além disso, no que se refere às normas que regem o crédito agrícola, o Governo não tem dado atenção ao setor e criou limitações para a captação de recursos.
O decreto 11.688 de 2023, por exemplo, alterou a destinação das glebas públicas federais e transformou reserva legal e APP em floresta tipo B, que são aquelas comumente chamadas de terras devolutas.
Já a Resolução do Conselho Monetário Nacional número 5.081, de 2023, proíbe bancos de conceder empréstimos para empreendimentos em imóveis rurais sujeitos a embargos por órgãos ambientais, tanto estaduais quanto federais, em todos os biomas. Na prática, a resolução criou um sistema falho de checagem e tirou milhares de produtores totalmente legais do ponto de vista das normas ambientais do sistema de crédito.
A Aprosoja Brasil e demais entidades do setor produtivo já fizeram vários alertas, mas não houve nenhuma solução prática até agora.
Ficou claro após meses de tentativas de diálogo que há posições e ações Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Fazenda para dificultar a concessão de crédito e a regularização fundiária e ambiental, criando de forma desnecessária uma tensão com o setor e alimentando animosidades.
Fonte: Aprosoja Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Descubra como escolher a automação de trato ideal. Veja análise de custos, eficiência de mistura e tecnologias para confinamento de gado. Continue Reading Automação de trato: como definir a tecnologia ideal para confinamento Do Triângulo Mineiro a Barretos, a trajetória de um dos maiores selecionadores de gado zebu do país explica parte da transformação que levou o Brasil ao topo da pecuária mundial, movimentando R$ 987 bilhões em 2024. Continue Reading O Rei do Nelore: a trajetória de Rubico Carvalho e a evolução da pecuária nacional O Prêmio é em uma parceria entre a Embrapa, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Grupo Malinovski e a GSS-Impact Development Company. Com mais de R$ 700 milhões já intermediados, a empresa oferece crédito rural com juros a partir de 3% ao ano e prazos de até 15 anos para pagar, criando alternativas que impulsionam modernização e novos investimentos no campo. Continue Reading Confira linha de crédito rural com juros a partir de 3% a.a. e prazos de 15 anos Quando as dívidas são apenas bancárias ou de cooperativas, existe um caminho menos radical, estratégico e permitido por lei para reequilibrar as contas do campo Continue Reading Dívidas rurais no banco? alongamento: A saída inteligente sem recuperação judicial O fórum é realizado pelas Secretarias de Estado de Agricultura Familiar (Seaf/PA), de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas/PA) e Instituto de Pesquisa Ambiental de Amazônia (Ipam). Automação de trato: como definir a tecnologia ideal para confinamento
O Rei do Nelore: a trajetória de Rubico Carvalho e a evolução da pecuária nacional
Cerimônia na AgriZone premia startups inovadoras em plantações florestais com foco em sustentabilidade e clima
Confira linha de crédito rural com juros a partir de 3% a.a. e prazos de 15 anos
Dívidas rurais no banco? alongamento: A saída inteligente sem recuperação judicial
Agricultores e comunidades tradicionais debatem alternativas para restaurar biomas e produzir alimentos





