“O ano de 2024 está sendo bastante desafiador e, infelizmente, o Governo não está ajudando em nada o setor”, afirma o dirigente.
O atraso para o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025 comprometeu o planejamento para tomadores de crédito e instituições financeiras. Embora seja um mecanismo importante à disposição do poder executivo para incentivar a agropecuária brasileira, os recursos e condições anunciadas nesta quarta-feira (03/07), em Brasília, são considerados insuficientes para atender as demandas da produção brasileira.
De acordo com o presidente da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon, a maior parte dos recursos não tem equalização de taxa de juros, ou seja, o Governo não está contribuindo para balizar o custo do dinheiro para os produtores rurais.
“O ano de 2024 está sendo bastante desafiador e, infelizmente, o Governo não está ajudando em nada o setor”, afirma o dirigente.
Além disso, no que se refere às normas que regem o crédito agrícola, o Governo não tem dado atenção ao setor e criou limitações para a captação de recursos.
O decreto 11.688 de 2023, por exemplo, alterou a destinação das glebas públicas federais e transformou reserva legal e APP em floresta tipo B, que são aquelas comumente chamadas de terras devolutas.
Já a Resolução do Conselho Monetário Nacional número 5.081, de 2023, proíbe bancos de conceder empréstimos para empreendimentos em imóveis rurais sujeitos a embargos por órgãos ambientais, tanto estaduais quanto federais, em todos os biomas. Na prática, a resolução criou um sistema falho de checagem e tirou milhares de produtores totalmente legais do ponto de vista das normas ambientais do sistema de crédito.
A Aprosoja Brasil e demais entidades do setor produtivo já fizeram vários alertas, mas não houve nenhuma solução prática até agora.
Ficou claro após meses de tentativas de diálogo que há posições e ações Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Fazenda para dificultar a concessão de crédito e a regularização fundiária e ambiental, criando de forma desnecessária uma tensão com o setor e alimentando animosidades.
Fonte: Aprosoja Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. De acordo com pesquisadores do Cepea, o menor ritmo de vendas vem aumentando gradualmente os estoques nas granjas. Continue Reading Preços dos ovos caem pela 2ª semana consecutiva O Dia Mundial da Pesca 2025 celebra recordes na produção de tilápia e exportações. Veja como o setor virou protagonista do PIB no Brasil. Há cerca de 20 anos, quando foram concebidas medidas de conservação climática, o Brasil estava em uma situação diferente. Continue Reading ABPA: Bancos de dados internacionais sobre uso da terra devem ser atualizados Desde outubro, o derivado de soja passou a registrar pequenos aumentos nos preços, contexto que tem desfavorecido o poder de compra. Continue Reading Poder de compra do suíno frente ao farelo volta a cair O Canadá foi novamente o principal destino do etanol norte-americano, com 74,4 milhões de galões (281,6 milhões de litros), aumento de 11% ante julho. Continue Reading Exportação de etanol dos EUA em agosto sobe 15% ante julho Confira o panorama meteorológico completo para todas as regiões do Brasil e saiba onde o guarda-chuva será indispensável Preços dos ovos caem pela 2ª semana consecutiva
Dia Mundial da Pesca 2025: Setor bate recordes de produção e vira protagonista no PIB do Agro
ABPA: Bancos de dados internacionais sobre uso da terra devem ser atualizados
Poder de compra do suíno frente ao farelo volta a cair
Exportação de etanol dos EUA em agosto sobe 15% ante julho
Frente fria avança com trovoadas; Veja onde há risco de temporais e virada no tempo nesta sexta





