“O ano de 2024 está sendo bastante desafiador e, infelizmente, o Governo não está ajudando em nada o setor”, afirma o dirigente.
O atraso para o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025 comprometeu o planejamento para tomadores de crédito e instituições financeiras. Embora seja um mecanismo importante à disposição do poder executivo para incentivar a agropecuária brasileira, os recursos e condições anunciadas nesta quarta-feira (03/07), em Brasília, são considerados insuficientes para atender as demandas da produção brasileira.
De acordo com o presidente da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon, a maior parte dos recursos não tem equalização de taxa de juros, ou seja, o Governo não está contribuindo para balizar o custo do dinheiro para os produtores rurais.
“O ano de 2024 está sendo bastante desafiador e, infelizmente, o Governo não está ajudando em nada o setor”, afirma o dirigente.
Além disso, no que se refere às normas que regem o crédito agrícola, o Governo não tem dado atenção ao setor e criou limitações para a captação de recursos.
O decreto 11.688 de 2023, por exemplo, alterou a destinação das glebas públicas federais e transformou reserva legal e APP em floresta tipo B, que são aquelas comumente chamadas de terras devolutas.
Já a Resolução do Conselho Monetário Nacional número 5.081, de 2023, proíbe bancos de conceder empréstimos para empreendimentos em imóveis rurais sujeitos a embargos por órgãos ambientais, tanto estaduais quanto federais, em todos os biomas. Na prática, a resolução criou um sistema falho de checagem e tirou milhares de produtores totalmente legais do ponto de vista das normas ambientais do sistema de crédito.
A Aprosoja Brasil e demais entidades do setor produtivo já fizeram vários alertas, mas não houve nenhuma solução prática até agora.
Ficou claro após meses de tentativas de diálogo que há posições e ações Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Fazenda para dificultar a concessão de crédito e a regularização fundiária e ambiental, criando de forma desnecessária uma tensão com o setor e alimentando animosidades.
Fonte: Aprosoja Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Segundo pesquisadores, o recuo esteve atrelado sobretudo à forte retração de 21,62% no IPPA-Hortifrutícolas; para o IPPA-Grãos e o IPPA-Pecuária. Continue Reading IPPA cai em novembro, mas acumula alta de 10% no ano Confira a previsão do Climatempo para esta quinta (18). Saiba onde haverá sol firme, risco de temporais severos e queda na umidade em cada região do Brasil. Com a medida, o estado instituiu um programa faseado para implementação do monitoramento socioambiental de seu rebanho, o Passaporte Verde, que entra em vigor a partir de 2026. Continue Reading Governador de Mato Grosso sanciona política de sustentabilidade da pecuária Em alta pela quarta vez seguida, a moeda estadunidense fechou no maior valor desde 1º de agosto. A divisa sobe 3,5% em dezembro, mas cai 10,63% em 2025. Continue Reading Dólar sobe para R$ 5,52 e alcança maior valor em quatro meses Capaz de respirar fora d’água, um Pirarucu de 2,5 metros e 160 quilos foi pescado no interior paulista e reacendeu o debate sobre espécies invasoras, biodiversidade e uso econômico do maior peixe de água doce do Brasil Para Zequinha Marinho, o agronegócio é mais do que um segmento econômico, trata-se de um vetor estratégico de desenvolvimento nacional. Continue Reading Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadasIPPA cai em novembro, mas acumula alta de 10% no ano
Previsão do tempo indica quinta-feira com precipitação intensa e risco de tempestades
Governador de Mato Grosso sanciona política de sustentabilidade da pecuária
Dólar sobe para R$ 5,52 e alcança maior valor em quatro meses
“Bacalhau da Amazônia” é pescado em SP e chama atenção por tamanho e impacto ambiental
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas





