Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Plantio com plantadora autônoma no oeste da Bahia; vídeo

Vídeo foi compartilhado por diretor de fabricante líder global de tecnologia agrícola; segundo fontes plantadora autônoma está no Oeste Baiano, confira o vídeo

O agronegócio vem dando uma extraordinária contribuição ao desenvolvimento econômico e à segurança alimentar do Brasil. As exportações brasileiras do agro entre janeiro e julho atingiram o recorde histórico de US$ 93,5 bilhões, segundo o Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio do Ministério da Agricultura, um belo salto de 2021 para 2022.

A automação é uma aposta cada vez maior das grandes fabricantes de tratores, colheitadeiras, pulverizadores e até de caminhões. Uma máquina que siga uma rota determinada e tome decisões precisas levando em consideração as melhores condições para produtividade no campo — tudo isso sozinha, a partir de câmeras, sensores e GPS, sem necessidade de um operador.

Essa é a proposta das máquinas autônomas, veículos que geram brilho nos olhos de gestores agrícolas que buscam mais eficiência e economia para suas produções.

Não é à toa que a tendência de adoção de tratores e colhedoras autônomas nos próximos anos está estimulando fabricantes de todo o mundo a investir em pesquisa e em desenvolvimento para aproveitar as oportunidades deste mercado, que, segundo a consultoria norte-americana Fact.MR, deve crescer em um ritmo de 10% ao ano até 2031.

Atualmente, existem duas grandes abordagens principais para veículos autônomos. A primeira delas é focada em uma máquina completamente nova, redesenhada especificamente para ter autonomia; a segunda, por sua vez, busca equipar e adaptar equipamentos existentes para que eles se tornem semi ou totalmente autônomos. As duas perspectivas, porém, têm em comum o fato de estarem em estágios iniciais no âmbito dos negócios.

O vídeo que mencionamos no início da matéria foi compartilhado pelo CEO da HORSCH, Philipp Horsch. Nele, uma plantadora autônoma está fazendo o plantio direto de uma cultura sob uma palhada de milho, segundo informações o vídeo foi produzido no Oeste Baiano, principal produtora de grãos da Bahia e grande polo da agricultura brasileiro, situado na região intitulada de Matopiba.

O equipamento e uma versão autônoma das semeadoras de precisão da marca, que tem o seu principal destaque a Maestro Evolution. Ela é a versão atualizada da plantadeira Maestro SW que recebeu o novo dosador HORSCH AirVac (ainda mais preciso), além de melhorias que aumentaram sua eficiência e facilidade de operação. A barra de plantio flexível possui 2 ou 3 seções de 6 metros (dependendo do modelo), é perfeita para operação em áreas de terraço ou curvas de nível, bem como para terrenos acidentados. Além da articulação pantográfica das linhas que trabalham na vertical auxiliando na profundidade uniforme das sementes.

Maestro Evolution é a versão atualizada da plantadeira Maestro SW que recebeu o novo dosador HORSCH AirVac
Foto: Divulgação

A HORSCH é um fabricante líder global de tecnologia agrícola inovadora e soluções modernas para o cultivo do solo, a semeadura e a proteção de plantas.

A agricultura moderna deu um grande passo quando o agricultor passou a contar com a possibilidade de acessar mapas agrícolas das operações realizadas no campo. Essa ferramenta é uma representação gráfica dos talhões, que facilita a análise da lavoura e dos manejos praticados.

O produtor passou a usar mapas na agricultura de precisão para acompanhar de perto a lavoura e tomar decisões assertivas em diferentes momentos da safra.

Nos últimos anos, essa ferramenta evoluiu com a agricultura digital e a incorporação de tecnologias como inteligência artificial e ciência de dados.

Mas ainda há obstáculos a serem superados. Nas áreas agrícolas em geral, a conectividade é um grande gargalo. A adoção de veículos autônomos também passará por restrições, necessárias, de legislação, além de todas as tecnologias para garantir níveis de segurança absolutamente confiáveis.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM