Plantio e colheita de milho safrinha do MT e PR deve superar expectativa

Segundo o Deral, 85 % das áreas do Estado estão sendo plantadas dentro da janela ideal de plantio. No MT, o Imea está esperando plantio de 7,42 milhões de hectares.

O plantio de milho safrinha nos estados de Mato Grosso e Paraná deve superar as expectativas de colheita com relação ao ano anterior. Na avaliação de Raphael Costa, diretor de negócios originação e insumos da ADM, em 2023 a empresa deve ter um crescimento de 10% de volume comercializado em comparação com o ano anterior. A previsão do executivo acompanha as projeções do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral) e do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), que apontaram também estimativas positivas para o grão. Segundo o Deral, 85 % das áreas do Estado estão sendo plantadas dentro da janela ideal de plantio. No Mato Grosso, o Imea está esperando plantio de 7,42 milhões de hectares, incremento de 3,78% com relação a 2022.

De acordo com Costa, até agora tudo está correndo de modo bastante favorável nos dois estados para o plantio do milho safrinha. Existe um ponto de atenção para a área de milho que está sendo plantada fora da janela ideal de plantio no Paraná e no Sul do Mato Grosso do Sul, acrescentando ainda que a produção de soja este ano também tende a ser melhor que 2022, apesar de os trabalhos de colheita na região Sul terem iniciado com um pouco de atraso em janeiro. “Precisamos aguardar um pouco mais para ver se as condições climáticas irão melhorar, mas mesmo assim a safra brasileira deverá registrar um novo recorde”, analisa Costa.

Logística

Se confirmadas as expectativas do executivo, a ADM também aumentará seu esmagamento de soja nas sete plantas em que processa o grão bem como os embarques nos nove portos que atua: Barcarena (PA), Tubarão (ES), Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC), Rio Grande (RS), Aratu (BA), São Luis (MA), Santos (SP) e Novo Remanso (AM), onde a ADM acaba de dar início ao primeiro embarque de soja oriunda da região Centro Oeste.

Fonte: ADM

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM