Pneus agrícolas controlam pressão e temperatura online

Pneus agrícolas controlam pressão e temperatura online

Trelleborg-TM1060-1024x575
Foto: Divulgação

Trelleborg anuncia o lançamento do ConnecTire – a roda inteligente projetada para produzir mais, com menos

O ConnecTire é uma roda inteligente baseada em sensor que permite o compartilhamento de dados em vários níveis, reduzindo o risco de deslizamento do pneu em areas irregulares. Permite que os agricultores, através da internet das coisas (Internet das coisas é um conceito tecnológico em que todos os objetos da vida cotidiana estariam conectados à internet, agindo de modo inteligente e sensorial) possa monitorar melhor seus equipamentos.

Um desafio fundamental para os equipamentos agrícolas é trabalhar com a menor pressão e segurança: o controle da manutenção mantém a segurança da máquina e do operador, além de garantir um impacto mínimo sobre a camada superficial do solo. Durante as operações, a pressão dos pneus pode mudar devido a uma série de fatores, incluindo as temperaturas do ambiente e do solo, bem como a intensidade da tarefa a ser executada e a configuração da própria máquina.

ConnecTire-HR-trellEborg
Foto: trelleborg.com

O ConnecTire monitora constantemente duas variáveis-chave: a pressão e a temperatura dos pneus – que transmite essas informações para o computador de bordo do trator que envia as informações para o produtor através de Bluetooth ou internet sem fio. Os operadores definem a pressão correta do pneu, em seguida, podem monitorar a forma como a pressão do pneu se desvia desse alvo e atua em conformidade. Se for necessária uma ação corretiva, o ConnecTire envia automaticamente um alerta através da sua aplicação, garantindo a interrupção mínima e a máxima segurança da máquina.

Além do monitoramento de pneus, o ConnecTire oferece vantagens adicionais: uma capacidade incorporada de GPS identifica a posição ao vivo do trator, ajudando a manter os trabalhadores seguros e até resguardando os pneus e a máquina contra riscos de roubo. Além disso, com a ajuda do software de agricultura de precisão, os gerentes de fazenda podem acompanhar o número de passagens de máquina em cada centímetro quadrado de terra, ajudando a limitar a compactação e erosão do solo, tanto quanto possível.

O pneu será exibido em uma feira agrícola na Alemanha no próximo mês de novembro e ainda não há data para ser comercializado no Brasil.

Produtora rural realiza sonho e empresa entrega trator rosa

-- conteúdo relacionado --
Pesquisadores indicam que é possível plantar batat... No filme “Perdido em Marte” (2016), o botânico Mark Watney, interpretado pelo ator Matt Damon, consegue sobreviver em Marte após plantar batatas. Apes...
Tecnologia elimina sustâncias tóxicas de combustív... Inovação premiada no “Tese Destaque USP 2017” impulsiona Brasil no mercado internacional de energias renováveis Uma nova tecnologia permite a elimina...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com