O início do período de chuvas contribui para a irrigação, mas o excesso de água pode ser prejudicial
A chuva pode ser tanto uma aliada quanto uma inimiga. Os períodos chuvosos têm início por volta de novembro no Brasil, e o excesso de água pode causar erosão, o que pode resultar em perda de nutrientes e até em comprometimento do plantio. Inclusive, antes de iniciar o cultivo, é necessário entender o comportamento do terreno. Essa análise evita que a chuva carregue o investimento feito em adubos, fertilizantes e defensivos.
O uso de ferramentas digitais possibilitou ao produtor rural ter o controle nas mãos, literalmente. O AgroCAD, software desenvolvido pela Tecgraf Agro, permite criar projetos de drenagem e escoamento de água com base em dados topográficos e geoespaciais, garantindo que cada gota de chuva trabalhe a favor da produtividade, e não contra. O software funciona através do Civil 3D, da Autodesk, marca mundial em desenvolvimento de ferramentas de planejamento digital.
Um estudo do Improving Crop Management through Integration of Precision Agriculture Technologies and Rain Alarm Systems mostra que, com o uso de tecnologias integradas, sistemas de alerta de chuva e agricultura de precisão, se obteve aumento de rendimento de 20%, além de uma redução de 20% no uso de água, comparado aos métodos tradicionais de irrigação.
Com o AgroCAD, é possível planejar o fluxo da água, evitar o acúmulo em áreas críticas e reduzir drasticamente os custos com correção de solo. O resultado é um campo mais sustentável, produtivo e preservado para a safra que está por vir.
O software permite que o produtor crie modelos da área, simulando o caminho natural da água e projetando soluções para um escoamento mais controlado. Com o AgroCAD, é possível prever e corrigir essas áreas de risco por meio do planejamento digital da drenagem, identificando os pontos de maior declividade e projetando soluções personalizadas de contenção e escoamento.
“O software possibilita desenhar curvas de nível, projetar valas e planejar o sistema de escoamento com base em dados reais do campo. Isso significa que o produtor pode corrigir antes o que custaria caro depois”, explica João Camelini, um dos desenvolvedores do AgroCAD.
A lavoura torna-se mais estável, segura e econômica, pois, além de proteger o solo e os recursos hídricos, o planejamento digital com o AgroCAD contribui para o cumprimento de metas ambientais e práticas ESG. O uso racional da água, a preservação da fertilidade e a redução de perdas operacionais refletem diretamente na rentabilidade. Produtores que adotam o sistema relatam ganhos de eficiência e até 10% de aumento na produtividade.
Sobre a Tecgraf Agro
Empresa pioneira em oferecer soluções para projetos agrícolas avançados, atuando em todo o Brasil e em mais de 17 países nos cinco continentes, a TECGRAF AGRO busca garantir continuamente melhorias nos produtos ofertados, com o foco em oferecer uma experiência altamente positiva aos clientes, com treinamentos e suporte técnico de alto nível para atender às demandas geradas por eles.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.