Portaria detalha mudanças em sistema de fiscalização de frigoríficos

Portaria detalha mudanças em sistema de fiscalização de frigoríficos

PARTILHAR
capa-fiscalização-de-frigorificos-mudanças-na-norma
O decreto foi assinado na terça-feira (6/3), pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi (Foto: JBS/Divulgação)

O objetivo é centralizar a fiscalização dos frigoríficos do País e vem na sequência da deflagração da terceira fase da Operação Carne Fraca

O Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (7/3), mudanças no Serviços de Fiscalização e Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa). A portaria define a localização física da sede do Sipoa e do Serviços de Auditoria em Estabelecimentos e da Divisão de Auditoria.

O objetivo é centralizar a fiscalização dos frigoríficos do País e vem na sequência da deflagração da terceira fase da Operação Carne Fraca da Polícia Federal, a Trapaça. O decreto foi assinado na terça-feira (6/3), pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

A mudança começou a ser gestada no ano passado, após a primeira fase da Carne Fraca, que detectou esquemas de corrupção entre frigoríficos e as superintendências estaduais, grande parte delas de indicação política.

Para reduzir a influência desses superintendentes, a decisão sobre fiscalizações passará a ser federal. Essa medida deve ser detalhada nesta quarta, em balanço que o ministro pretende divulgar sobre as medidas para melhorar a produção dos frigoríficos e a fiscalização após a Carne Fraca.

POR ESTADÃO CONTEÚDO

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com