Porto de Paranaguá atinge 100 toneladas de soja por minuto em movimentação

Este marco, alcançado entre os dias 20 e 21 de abril, supera em 5% o recorde anterior estabelecido em agosto de 2019.

No litoral do Paraná, o Porto de Paranaguá alcançou um feito histórico na movimentação de cargas ao registrar um recorde de 146 mil toneladas de soja em apenas 24 horas, o equivalente a mais de 100 toneladas por minuto.

Este marco, alcançado entre os dias 20 e 21 de abril, supera em 5% o recorde anterior estabelecido em agosto de 2019, que era de 138.988,98 toneladas. A carga, operada em três berços, foi direcionada para a China e Espanha.

Dia do milho: cultura importante que requer cuidados à altura

Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, atribuiu esse sucesso aos investimentos em gestão portuária. Ele afirmou: “Esses números são reflexo dos investimentos em gestão portuária que os portos paranaenses vêm realizando nos últimos anos”. Garcia também ressaltou a importância desses resultados para as empresas envolvidas, destacando que oito terminais conseguiram embarcar mais de mil toneladas por hora, por equipamento. Ele considerou esse número impressionante, resultado das manutenções anuais e da inteligência logística portuária.

“A movimentação total também trouxe resultados importantes para as empresas envolvidas. Oito terminais embarcaram mais de mil toneladas/hora por equipamento. É um número impressionante alcançado devido às manutenções anuais e à inteligência logística portuária”, disse Garcia.

Recordes de movimentação

Além da impressionante movimentação diária, os portos de Paranaguá e Antonina têm registrado oito recordes consecutivos de produtividade mensal desde agosto de 2023.

O mais recente ocorreu em março, com 5.968.934 toneladas movimentadas, um aumento de 11% em relação a 2023 (5.357.799 toneladas).

No que diz respeito à exportação, as commodities de soja e açúcar se destacam, enquanto na importação, os fertilizantes são as commodities mais movimentadas.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM