Porto no Amazonas estava em obras, mas seguia funcionando como ponto estratégico para o transporte de mercadorias e passageiros
Um desastre de grandes proporções aconteceu na tarde desta segunda-feira (7) no Porto da Terra Preta, em Manacapuru, no Amazonas. A terra que sustentava uma parte do porto deslizou. O local estava em obras, mas seguia funcionando como ponto estratégico para o transporte de mercadorias e passageiros.
Ainda não informações sobre as condições e o número de vítimas, mas o local conta com uma grande quantidade de pessoas que trabalham ali em atividades de carga e descarga de mercadorias. Também há pontos de táxis e mototáxis.
Comentários de testemunhas pelas redes sociais dão conta de que, pelo menos, 200 pessoas podem estar soterradas pela areia. Conforme relatos, uma família inteira em um flutuante teria sido soterrada. No rio, há destroços de flutuantes, canos, casas e carros. Flutuantes são casas e hotéis que ficam sobre as águas do rio e são usados, em geral, para moradia e lazer. É possível ver pedaços desses flutuantes, canoas e destroços de casas e até carros.
Terras caídas
O Porto da Terra Preta abriga o Terminal Hidroviário e a Secretaria Municipal de Pesca (Sempa). O local é estratégico e conecta Manacapuru a diversas outras localidades da região.
O desastre pode ser resultado do fenômeno conhecido na região com “terras caídas”, às margens do Rio Solimões, que sofre a pior vazante da história.
Trata-se do termo como a população local descreve o processo de erosão fluvial, com escorregamentos, deslizamentos, desmoronamentos e desabamentos, que podem ter várias dimensões. Inclusive a que aconteceu agora.
A Prefeitura de Manacapuru divulgou nota em que lamenta o acidente ocorrido e informou que as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão trabalhando no local.
Técnicos estão no local
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) também soltou nota e disse que o Porto da Terra Preta não está sob sua responsabilidade desta autarquia. O DNIT faz a gestão de uma das instalações portuárias, a IP4, de Manacapuru.
Técnicos do DNIT já estão no local para realizar uma inspeção detalhada, com o objetivo de avaliar a extensão dos danos e os riscos que ainda podem comprometer a segurança da estrutura da IP4.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias. Essa tendência reflete a crescente busca por ingredientes limpos, rastreáveis e livres de compostos artificiais, em resposta à preocupação dos consumidores e às novas regulamentações internacionais. Em fevereiro de 2026, use estratégias de arbitragem para lucrar na safrinha. Aprenda como o Hedge e o Seguro Paramétrico protegem o seu lucro no clima adverso Probably Hot Dual KQ, do Rancho Silverado, será reconhecida como Melhor Fêmea de Laço Pé da temporada 2024/2025 durante o ABQM Awards, principal premiação da raça no país Continue Reading Égua goiana, Probably Hot Dual KQ, é premiada no “Oscar” do cavalo Quarto de Milha Descubra como evitar o baque na desmama de bezerros. Dicas de especialistas sobre manejo de pasto, nutrição e técnicas internacionais para garantir lucro. Continue Reading Como não deixar o bezerro sentir o “baque” da desmama Para se destacar, profissionais terão que dominar tecnologias digitais e aprimorar competências humanas; Integrado lança curso de Inteligência Artificial. Continue Reading IA deve transformar 22% das ocupações até 2030; veja as profissões em alta Aporte da Pilgrim’s Pride, a subsidiária da JBS, deve ampliar a produção avícola, gerar milhares de empregos e reforçar a segurança alimentar do país Extrato de Jenipapo: biodiversidade brasileira a serviço da inovação e da sustentabilidade na indústria
O “Day Trade” do Agro: Estratégias de arbitragem para lucrar na safrinha mesmo com clima adverso
Égua goiana, Probably Hot Dual KQ, é premiada no “Oscar” do cavalo Quarto de Milha
Como não deixar o bezerro sentir o “baque” da desmama
IA deve transformar 22% das ocupações até 2030; veja as profissões em alta
JBS investe US$ 1,3 bilhão e permitirá ao México cortar 35% das importações de frango





