
Porto no Amazonas estava em obras, mas seguia funcionando como ponto estratégico para o transporte de mercadorias e passageiros
Um desastre de grandes proporções aconteceu na tarde desta segunda-feira (7) no Porto da Terra Preta, em Manacapuru, no Amazonas. A terra que sustentava uma parte do porto deslizou. O local estava em obras, mas seguia funcionando como ponto estratégico para o transporte de mercadorias e passageiros.
Ainda não informações sobre as condições e o número de vítimas, mas o local conta com uma grande quantidade de pessoas que trabalham ali em atividades de carga e descarga de mercadorias. Também há pontos de táxis e mototáxis.
Comentários de testemunhas pelas redes sociais dão conta de que, pelo menos, 200 pessoas podem estar soterradas pela areia. Conforme relatos, uma família inteira em um flutuante teria sido soterrada. No rio, há destroços de flutuantes, canos, casas e carros. Flutuantes são casas e hotéis que ficam sobre as águas do rio e são usados, em geral, para moradia e lazer. É possível ver pedaços desses flutuantes, canoas e destroços de casas e até carros.
Terras caídas
O Porto da Terra Preta abriga o Terminal Hidroviário e a Secretaria Municipal de Pesca (Sempa). O local é estratégico e conecta Manacapuru a diversas outras localidades da região.
O desastre pode ser resultado do fenômeno conhecido na região com “terras caídas”, às margens do Rio Solimões, que sofre a pior vazante da história.
Trata-se do termo como a população local descreve o processo de erosão fluvial, com escorregamentos, deslizamentos, desmoronamentos e desabamentos, que podem ter várias dimensões. Inclusive a que aconteceu agora.
A Prefeitura de Manacapuru divulgou nota em que lamenta o acidente ocorrido e informou que as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão trabalhando no local.
Técnicos estão no local
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) também soltou nota e disse que o Porto da Terra Preta não está sob sua responsabilidade desta autarquia. O DNIT faz a gestão de uma das instalações portuárias, a IP4, de Manacapuru.
Técnicos do DNIT já estão no local para realizar uma inspeção detalhada, com o objetivo de avaliar a extensão dos danos e os riscos que ainda podem comprometer a segurança da estrutura da IP4.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias. A exportação de soja deve alcançar 7,34 milhões de toneladas, versus 7,31 milhões na previsão da semana anterior. Continue Reading Anec faz poucas mudanças nas projeções de exportações de grãos do Brasil em outubro Plano Nacional de Fertilizantes prevê redução de dependência externa e retomada de fábricas da Petrobras até 2050. De janeiro a agosto, a China importou 930 mil toneladas de milho, recuo de 92,7% na comparação anual. O valor importado no acumulado do ano caiu 93%. Continue Reading Importação chinesa de milho cai 82% em setembro e a de trigo cresce 60%, diz Gacc A tendência é reflexo das condições climáticas favoráveis, com o aumento das chuvas e do clima mais úmido, segundo a Nottus. Continue Reading Clima mais úmido deve favorecer a redução de queimadas no Brasil, diz Nottus Cem importadores pertencentes à Associação Chinesa de Carnes de Tianjin se comprometeram a comprar pelo menos 50 mil toneladas de carne bovina com a certificação até junho de 2026. Segundo ele, nenhum dos programas e políticas públicas de sua pasta será prejudicado por conta de bloqueios orçamentários do governo federal, como o de R$ 12 bilhões ocorrido no início do mês. Continue Reading Recursos do Reforma Brasil estão garantidos, diz ministro das CidadesAnec faz poucas mudanças nas projeções de exportações de grãos do Brasil em outubro
Produção de fertilizantes é tema de segurança nacional, dizem especialistas em audiência na Câmara
Importação chinesa de milho cai 82% em setembro e a de trigo cresce 60%, diz Gacc
Clima mais úmido deve favorecer a redução de queimadas no Brasil, diz Nottus
Chineses se comprometem a comprar carne bovina do Brasil livre de desmatamento, diz Imaflora
Recursos do Reforma Brasil estão garantidos, diz ministro das Cidades