Posse de Javier Milei: cerimônia é marcada por presenças internacionais

No Congresso, Javier Milei foi recebido com gritos de “Liberdade” antes de realizar o juramento constitucional. Em seguida, recebeu o bastão e a faixa presidencial do ex-presidente Alberto Fernández; confira

O novo presidente da Argentina, Javier Milei, tomou posse neste domingo, 15, em uma cerimônia marcada por grande apoio popular e presenças internacionais notáveis.

Eleito em novembro após uma acirrada disputa com o peronista Sergio Massa, Milei não esteve presente no início da cerimônia no Congresso Nacional, que começou às 11h15, sendo conduzida pela presidente do Senado, Cristina Kirchner. Milei foi oficialmente declarado presidente do país às 11h20 da manhã.

A chegada do novo presidente ao Congresso Nacional ocorreu por volta das 11h45, após um desfile em carro por diversas ruas da capital argentina. Acompanhado de sua irmã, Karina Milei, o representante eleito foi calorosamente saudado por eleitores ao longo do percurso.

No Congresso, Milei foi recebido com gritos de “Liberdade” antes de realizar o juramento constitucional. Em seguida, recebeu o bastão e a faixa presidencial do ex-presidente Alberto Fernández. O novo presidente posou para fotos e acenou para seus apoiadores, mas optou por não fazer um discurso na cerimônia de posse. Posteriormente, dirigindo-se aos seus apoiadores em frente ao Congresso, disse: “Hoje começa uma nova era na Argentina. Uma era de paz e prosperidade. Uma era de crescimento e desenvolvimento. Uma era de liberdade e progresso“.

Não há alternativa ao ajuste, não há alternativa ao choque”, disse Milei depois de garantir que na Argentina “não há dinheiro”.

Infelizmente, isto terá impacto na atividade econômica, na pobreza e nos salários”, admitiu. Ele também reconheceu que se iniciará um cenário de estagflação, embora tenha dito que “não é tão diferente do que vivemos hoje”.

A única possibilidade possível é o ajuste; um ajuste ordenado”, acrescentou.

Não há espaço para o gradualismo, para a frouxidão, nem para meias medidas. Se não avançarmos rapidamente estaremos caminhando para a pior crise de toda a nossa história”, alertou após os resultados que lhe deram a vitória.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi convidado para o evento, mas enviou o chanceler Mauro Vieira como seu representante. Outros líderes internacionais confirmaram presença, incluindo os presidentes do Paraguai, Uruguai e Equador. Da Europa, o primeiro-ministro da Hungria e o presidente da Armênia compareceram. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também esteve presente, assim como o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Após a cerimônia na Casa Rosada, houve uma celebração adicional no Teatro Colón, à noite, para marcar o início do mandato de Milei à frente da Argentina. As festividades foram aguardadas com entusiasmo pelos apoiadores do novo presidente.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM