Prefeitura no Paraná doa nitrogênio e sêmen a produtores

Prefeitura no Paraná doa nitrogênio e sêmen a produtores

PARTILHAR
francisco-beltrao-parana-prefeitura-doa-semen-e-nitrogenio-caminhao-parque-exposicao
Foto: franciscobeltrao.pr.gov.br

Secretaria de Desenvolvimento Rural de Francisco Beltrão no Paraná faz a distribuição de sêmen e nitrogênio líquido a produtores rurais

O Departamento de Agropecuária da Prefeitura de Francisco Beltrão realiza a distribuição de Nitrogênio e Sêmen para os produtores rurais do município regularmente.

Os produtores rurais foram cadastrados e precisam fornecer relatórios regulares sobre a produção de suas propriedades, isso se faz necessário para receber as doses de sêmen bovino das raças Holandês e Jersey, conforme a necessidade de cada um.

O material genético é fornecido pela administração municipal. Os inseminadores cobram somente o deslocamento e materiais complementares para a inseminação. O Programa de Inseminação Artificial (PIA) tem o objetivo de disponibilizar material genético de qualidade aos produtores, visando melhorar a qualidade dos animais.

De acordo com Maria Lucia Matarezi, diretora do departamento, o município possui 213 inseminadores. Mais de dois mil produtores de leite são assistidos tecnicamente e recebem o benefício do melhoramento genético no plantel. “O investimento garante redução no custo para os produtores e a possibilidade de melhorar a qualidade genética do rebanho, o que traz aumento na lucratividade da propriedade e maior retorno para o município”, comenta Maria.

Além do material gratuito, a secretaria tem o papel importante de fazer reuniões regulares, falar sobre a estruturação do programa, sobre cursos de reciclagem, cursos para novos inseminadores, e explicou sobre a ficha para preenchimento de relatório mensal de inseminação de bovinos.

francisco-beltrao-parana-prefeitura-doa-semen-e-nitrogenio-caminhao
Foto: Divulgação

Investimentos ao longo dos anos

No ano de 2015, mais de R$ 300 mil foram investidos na compra de sêmen e recarga de nitrogênio nos botijões dos quase 200 inseminadores comunitários. “Este é um programa que estamos aprimorando e articulando com outros projetos para buscar melhores resultados”, afirma o secretário da pasta. Atualmente, Beltrão lidera a produção leiteira da região com uma produção anual de mais de 70 milhões de litros.

“A gente observa a produção leiteira, melhoramento do úbere, células somáticas, a vida produtiva do animal e uma série de fatores para escolher o melhor em termos genéticos para nossos produtores”, explica o médico veterinário Lucas Reinehr. “Com o programa, possibilitamos que um pequeno produtor de Beltrão tenha acesso ao mesmo material genético de um grande criador”, completa.

francisco-beltrao-parana-prefeitura-doa-semen-e-nitrogenio-produtor
Foto: franciscobeltrao.pr.gov.br

Sobre o Programa Leite + Vida no Campo

Dentro do Programa Leite + Vida no Campo, a Prefeitura também trabalha projetos segmentados com os produtores de leite, acompanhando e orientando quanto ao manejo de pastagens e alimentação, melhorias em infraestrutura, controle leiteiro e sanidade animal.

francisco-beltrao-parana-prefeitura-doa-semen-e-nitrogenio
Foto: franciscobeltrao.pr.gov.br
francisco-beltrao-parana-prefeitura-doa-semen-e-nitrogenio-fila
Foto: Divulgação

 

-- conteúdo relacionado --
GAP Genética venderá 1000 animais em único dia Tradicional leilão da Temporada de Primavera da Pecuária Gaúcha ocorre dia 24 de setembro e trará novidades e surpresas Considerado um dos mais esper...
Irã abre processo para compra de 60 mil toneladas ... As importações anuais de açúcar bruto do Irã giram na média de 900 mil toneladas. A agência estatal de compras do Irã abriu licitação para comprar ...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com