Prefeitura no Paraná doa nitrogênio e sêmen a produtores

Prefeitura no Paraná doa nitrogênio e sêmen a produtores

PARTILHAR
francisco-beltrao-parana-prefeitura-doa-semen-e-nitrogenio-caminhao-parque-exposicao
Foto: franciscobeltrao.pr.gov.br

Secretaria de Desenvolvimento Rural de Francisco Beltrão no Paraná faz a distribuição de sêmen e nitrogênio líquido a produtores rurais

O Departamento de Agropecuária da Prefeitura de Francisco Beltrão realiza a distribuição de Nitrogênio e Sêmen para os produtores rurais do município regularmente.

Os produtores rurais foram cadastrados e precisam fornecer relatórios regulares sobre a produção de suas propriedades, isso se faz necessário para receber as doses de sêmen bovino das raças Holandês e Jersey, conforme a necessidade de cada um.

O material genético é fornecido pela administração municipal. Os inseminadores cobram somente o deslocamento e materiais complementares para a inseminação. O Programa de Inseminação Artificial (PIA) tem o objetivo de disponibilizar material genético de qualidade aos produtores, visando melhorar a qualidade dos animais.

De acordo com Maria Lucia Matarezi, diretora do departamento, o município possui 213 inseminadores. Mais de dois mil produtores de leite são assistidos tecnicamente e recebem o benefício do melhoramento genético no plantel. “O investimento garante redução no custo para os produtores e a possibilidade de melhorar a qualidade genética do rebanho, o que traz aumento na lucratividade da propriedade e maior retorno para o município”, comenta Maria.

Além do material gratuito, a secretaria tem o papel importante de fazer reuniões regulares, falar sobre a estruturação do programa, sobre cursos de reciclagem, cursos para novos inseminadores, e explicou sobre a ficha para preenchimento de relatório mensal de inseminação de bovinos.

francisco-beltrao-parana-prefeitura-doa-semen-e-nitrogenio-caminhao
Foto: Divulgação

Investimentos ao longo dos anos

No ano de 2015, mais de R$ 300 mil foram investidos na compra de sêmen e recarga de nitrogênio nos botijões dos quase 200 inseminadores comunitários. “Este é um programa que estamos aprimorando e articulando com outros projetos para buscar melhores resultados”, afirma o secretário da pasta. Atualmente, Beltrão lidera a produção leiteira da região com uma produção anual de mais de 70 milhões de litros.

“A gente observa a produção leiteira, melhoramento do úbere, células somáticas, a vida produtiva do animal e uma série de fatores para escolher o melhor em termos genéticos para nossos produtores”, explica o médico veterinário Lucas Reinehr. “Com o programa, possibilitamos que um pequeno produtor de Beltrão tenha acesso ao mesmo material genético de um grande criador”, completa.

francisco-beltrao-parana-prefeitura-doa-semen-e-nitrogenio-produtor
Foto: franciscobeltrao.pr.gov.br

Sobre o Programa Leite + Vida no Campo

Dentro do Programa Leite + Vida no Campo, a Prefeitura também trabalha projetos segmentados com os produtores de leite, acompanhando e orientando quanto ao manejo de pastagens e alimentação, melhorias em infraestrutura, controle leiteiro e sanidade animal.

francisco-beltrao-parana-prefeitura-doa-semen-e-nitrogenio
Foto: franciscobeltrao.pr.gov.br
francisco-beltrao-parana-prefeitura-doa-semen-e-nitrogenio-fila
Foto: Divulgação

 

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com