Prêmio Exportação RS vende genética para o Quênia

Prêmio Exportação RS vende genética para o Quênia

touros-hereford
Foto: Divulgação

A honraria remete ao acordo comercial firmado ainda em 2013 entre a entidade brasileira e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da República do Quênia.

Em reconhecimento à competência de suas atividades na prestação de serviços às empresas exportadoras, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) foi agraciada na edição deste ano do Prêmio Exportação RS na categoria “Destaque Serviços de Suporte à Exportação”.

A honraria remete ao acordo comercial firmado ainda em 2013 entre a entidade brasileira e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da República do Quênia, que exportou para o país africano apenas neste ano, devido a questões burocráticas, a primeira partida de duas mil doses de sêmen das raças Hereford e Braford, sendo metade das doses adquiridas pelo governo do Quênia e outra metade doadas, em contrapartida, pela ABHB dos touros ASP C104 Pontaço Jr. (KENYA), da Agropecuária São Pedro, e Sina Sina L45 (NAIROBI), da Fazenda São Manoel, respectivamente campeão e 3º colocados da Prova de Avaliação a Campo (PAC ABHB/Embrapa) 2013-2014, ambos criatórios de Alegrete – RS, coletados na Central CORT Genética Brasil de Uruguaiana – RS.

A Entidade desenvolve atividades de exportações através do projeto Brazilian Hereford e Braford (BHB) e somente após quase quatro anos de negociações, visitas a propriedades e de superação de entraves burocráticos no Brasil, que a ABHB conseguiu expedir no dia 09/02 para Nairobi a primeira partida da exportação de sêmen.

O acordo prevê o envio de 4 mil doses de sêmen da raça Hereford, 4mil da Braford e 1 mil embriões da raça Braford em 5 anos.

“É a primeira vez que uma Associação de bovinos de corte recebe esta distinção”, comemorou o CEO da ABHB, Fernando Lopa, ao reforçar que a Associação é a única Entidade de criadores de bovinos de raça brasileira habilitada a exportar material genético para o exterior.

“Meu reconhecimento todo especial aos colaboradores da ABHB Alfredo Bonet Drissen (então superintendente administrativo), Letícia Matas (gerente do BHB à época), Ana Carolina Rochinhas (atual gerente financeira) e Felipe Azambuja (atual gerente de operações) que foram fundamentais para que a Associação conseguisse vencer este desafio”.

A ABHB, conforme Lopa, sempre buscou se pautar pelo desenvolvimento da pecuária de corte no Brasil e no mundo, “trocando não só experiências, mas levando as tecnologias mais avançadas, somadas à nossa genética de alta qualidade, visando uma pecuária mais eficiente nos países que se interessam pelos resultados atingidos pelos nossos criadores com a genética HB”.

certificado
Foto: Associação Brasileira de Hereford e Braford

Realizado há 45 anos, o Prêmio Exportação RS é considerado o maior evento do seu segmento no Sul do Brasil, distinguindo as empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para incluir seus produtos no comércio internacional.

Além de valorizar as atividades exportadoras e a comunidade empresarial do Rio Grande do Sul, o Prêmio Exportação RS é o reconhecimento à competência e à visão de negócios das empresas que buscaram novas fronteiras e contribuíram para o fortalecimento socioeconômico do Estado e do País.

genética-bras
Foto: Associação Brasileira de Hereford e Braford

A premiação é realizada por 18 das instituições mais importantes relacionadas ao comércio exterior, que compõem o Conselho do Prêmio Exportação RS: Apex-Brasil, Agenda 2020, ADVB/RS, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, Farsul, Federasul, Fecomércio-RS, Fiergs, Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, Movimento Brasil Competitivo, Porto do Rio Grande, PwC, Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS e UFRGS.

A horaria recebida pela ABHB está assinada pelos presidentes do Conselho do Prêmio Exportação RS e ADVB/RS, Renato Malcon e Sérgio Maia, respectivamente.

Fonte: ABHB

PARTILHAR

21 anos, Jales/SP.
Estudante de Jornalismo, fotógrafa e estagiaria em Assessoria de Imprensa.
Contato: jornalismo@comprerural.com