
O sistema ZCAS está associado com uma sequência de dias chuvosos que em muitas ocasiões provocam episódios de chuva extrema e, por consequência, desastres naturais como, por exemplo, inundações e deslizamentos de terra.
A primeira semana do novo ano promete ser agitada na costa norte brasileira, devido à aproximação da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical, que atuará perto da costa por alguns dias, influenciando também no transporte de umidade nas áreas desde o Sudeste ao Norte do país. Dessa forma, a circulação em baixos, médios e altos níveis atmosféricos irá favorecer a formação de um corredor de umidade, a ZCAS.
A ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul é o principal sistema meteorológico responsável pela chuva no verão brasileiro. É caracterizada por uma persistente banda de nebulosidade que se estende desde a Amazônia até o oceano Atlântico, influenciando as precipitações em todo o Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste brasileiro.
O sistema está associado com uma sequência de dias chuvosos que em muitas ocasiões provocam episódios de chuva extrema e, por consequência, desastres naturais como, por exemplo, inundações e deslizamentos de terra.
A situação em superfície está associada ao desenvolvimento de um centro de baixa pressão no oceano na altura da Região Sudeste, o que acontece já a partir desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024 e deve atuar pelo menos até o final desta primeira semana do novo mês.
Desta vez, o sistema se posicionará mais ao norte (2), do Brasil, trazendo chuva mais persistente para o Espírito Santo, áreas do norte de Minas Gerais, Bahia, Tocantins, parte do Pará, sul do Amazonas, norte de Goiás, Distrito Federal e no centro-norte de Mato Grosso.

No Nordeste, a situação passa a ser de alerta até mesmo para o interior da Bahia. A persistência da chuva pode acumular volumes bem expressivos para estes primeiros dias de janeiro. O potencial para transtornos, entre o estado baiano, o sul do Piauí, do Maranhão e as demais áreas entre Sudeste, Centro-Oeste e Norte é alto ao longo dos próximos dias.

A situação é crítica para alguns municípios mais vulneráveis do norte de Minas e do interior do Espírito Santo, que, também, já vão receber acumulados altos desde este último final de semana de 2023.
A Climatempo alerta para o risco de transtornos em decorrência do volume alto de chuva – chance para deslizamentos, alagamentos e enchentes de rios e córregos.
Fonte: Clima Tempo
Falta de mão de obra no campo: qual o diagnóstico e solução?
Por que a falta de mão de obra no campo é um problema que cresce, mesmo com tanta mecanização, tecnologia e aumento de produtividade?
Continue Reading Falta de mão de obra no campo: qual o diagnóstico e solução?
Casa do Jersey no Agroleite 2025: palco de encontros, reencontros e muito sabor
Famílias produtoras de diferentes regiões do Brasil trocaram experiências, relembraram histórias e celebraram juntos a força da comunidade Jersey
Continue Reading Casa do Jersey no Agroleite 2025: palco de encontros, reencontros e muito sabor
Circuito Nelore de Qualidade desembarca em Confresa (MT) para a 9ª etapa nacional
O evento conta com o apoio da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) e das empresas Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
Continue Reading Circuito Nelore de Qualidade desembarca em Confresa (MT) para a 9ª etapa nacional
Cecafé: Brasil exporta 2,733 milhões de sacas de café em julho (-27,6% em 1 ano)
Exportações de café caem em volume, mas receita bate recorde em julho e no acumulado de 2025, impulsionada por preços internacionais elevados e oferta limitada.
Continue Reading Cecafé: Brasil exporta 2,733 milhões de sacas de café em julho (-27,6% em 1 ano)
Grupo de confinamento lança trava de preço antecipada para blindar lucro do pecuarista
O grupo lançou no Brasil uma nova modalidade: a “trava por antecipação”. Mesmo antes do envio dos bovinos para o confinamento, a equipe de originação da MFG Agropecuária vai até a fazenda, avalia os animais, projeta a engorda e calcula o tempo necessário até o abate para fazer a trava.
Taxa de 50% dos EUA preocupa, mas cafeicultores mantêm foco na qualidade
Tarifa de 50% dos EUA sobre café brasileiro pressiona exportações, enquanto safra recorde e cuidados com umidade do grão definem estratégias do setor.
Continue Reading Taxa de 50% dos EUA preocupa, mas cafeicultores mantêm foco na qualidade